anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

PROGRAMANDO EM C# (C-Sharp)

capa

Fala pessoal tudo bem?

Hoje vamos aprender ou pelo menos iniciar com a programação na linguagem C# (C-Sharp), o C# é uma linguagem baseada no Net.Framework da Microsoft uma plataforma de desenvolvimento que já está no mercado desde 97.

Com o Visual Studio podemos desenvolver aplicações em diversas linguagens como Visual Basic (VB), C, C++, C#, J# além destas aplicações ainda trabalha com desenvolvimento WEB trabalhando com a linguagem ASP.Net.

O Visual Studio também é um produto licenciado Microsoft e é necessário a aquisição de uma licença de uso para o mesmo, para quem quer aprender ainda existe a opção de baixar a versão do Visual Studio Express que é uma versão mais limitada do software mas que é muito boa para quem deseja aprender a utilizar o software.

Para ir à página de download do Visual Studio clique no link abaixo.

bt_down

 

Em nosso exemplo estarei utilizando a versão Microsoft Visual Studio 2010 Professional.

Ao abrir o Visual Studio temos uma tela bem simples de mexer, nesta tela devemos utilizar a opção New Project.

img1

Ao clicar em New Project uma nova janela será aberta, e devemos ter muita atenção, pois talvez esta seja a tela mais importante para criação de seu software, temos muitas informações e devemos estar atento a cada uma delas.

img2

Devemos sempre lembrar de escolhermos a versão do .Net Framework corretamente caso não o faça poderá ocorrer erros de compilação, em nosso exemplo vou utilizar a versão 3.5.

Ao nomear seu projeto e selecionar o local onde quer salvá-lo, clique em OK e você poderá ver a Área de trabalho do C#.

img3

Bom para desenvolvermos em C# temos de ter nosso sistema bem definido, em nosso exemplo vamos criar um sistema simples em que o usuário informa o valor da conta de energia elétrica e caso o valor esteja acima de R$ 65,00 o sistema retorna a mensagem que o usuário está gastando muito, e caso contrário apresente a mensagem seu gasto foi normal.

Para isso criaremos 2 Labels (rótulos), um text field (campo de texto), 1 botão verificar e outro botão cancelar, todas estas ferramentas podem ser encontradas no painel toolbox que fica localizado ao lado esquerdo.

img4

Após ter acrescentado os campos devemos alterar as propriedades de cada um dos itens acrescentados no formulário, da seguinte forma.

Label1: (Name)lblRes, AutoSize false, font size 12, text “  “, text align middle center;

Label2: (Name)lblValor, text “Informe o valor:”;

Text box: (Name)txtValor;

Button1: (Name)btnVerificar, text “Verificar”;

Button2: (Name)btnLimpar, text “Limpar”.

img5

Agora que concluímos a preparação de nosso formulário, vamos iniciar a programação, para isso devemos pensar em que momento nosso software irá executar o código, em nosso caso o programa fará a verificação assim que clicarmos em Verificar, nesse caso devemos inserir o código a partir deste botão para isso dê um duplo clique sobre o botão verificar, isso fará abrir o editor de código do C#.

img6

Agora vamos acrescentar as seguintes linhas de código:

double valor;

valor = double.Parse(txtValor.Text);

if (valor > 65)

{

lblRes.Text = “Gastando Muito!”;

}

else

{

lblRes.Text = “Gasto Normal”;

}

img7

Agora devemos criar o código que irá limpar o campo onde o valor é informado, caso deseje verificar outro valor.

lblRes.Text = “”;

txtValor.Text = “”;

txtValor.Focus();

As aspas sem conteúdo dentro são para deixar estes campos vazios, já o atributo .focus() serve para limpar o campo e já posicionar o cursor no campo onde digitamos o valor.

Agora é só testar para isso pressione F5 e o sistema já estará rodando.

img8

Bom pessoal espero que gostem do tutorial e aproveitem para comentar suas experiências no fim da página.

Até o próximo POST.

Próximo

Postado por

Meu nome é André Santos, ministro aulas de Informática, Web e Hardware na Microcamp de Praia Grande, atuo na área há diversos anos e continuo meus estudos incessantes todos os dias afinal de contas a informática está sempre mudando e temos uma novidade a todo instante. “Trabalhar enriquece a mente”!

Postagem Relacionada

Mulheres Programadoras
Gênios da Informática – Mulheres Programadoras Gates, Jobs, Pascal, Boole…  A história da informática está