anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Profissional Multioperacional: Motivos de sobra para experimentar o Linux

Linux

 

Sempre há um debate desconfortável entre os fissurados por software livre e os amantes da Microsoft, qual o melhor Sistema operacional? Suas aplicações, vulnerabilidades, produtividade. O Nosso intuito não é trazer um ringue que separe os profissionais que tem sua opinião formada a respeito de suas preferências operacionais, mas apresentar oportunidade de experimentar utilizar o Linux e tirar suas próprias conclusões, tudo isso por que a maioria dos usuários fala mal, atira milhares de pedras, mas nunca se deu o trabalho de comprovar estas informações utilizando o sistema.

Linux-vs-Microsoft-dilemas-das-escolas-americanas

Se tiver uma breve experiência com o Linux e voltar para o Windows, dará o assunto por encerrado, pois terão opinião formada com vivência sobre o assunto.

O interessante é que já vi inúmeros profissionais que resistiram a utilizar o sistema e quando foi quebrando seus preconceitos compreendeu as armadilhas de facilidades propostas pelo Windows.

Se você profissional de TI ou usuário comum está aí se perguntando, por qual motivo experimentarei um sistema que só vejo em ambientes mais profissionais?!

Portanto, o X da questão está aí… Você será um diferencial dentre os outros profissionais, afinal de contas, a maioria das pessoas podem até comprar seu computador com Linux, mas imediatamente trocam o sistema por falta de informação, ou mesmo por ouvir de 85% dos técnicos mais próximos que o Linux não presta, e isso tudo é uma questão de visão, conhecimento e cultura… Daremos motivos para você se abrir a diversidade operacional.

lista

 

Mas o que você tem a ganhar trocando o Windows pelo Linux?

Depende do perfil do usuário: Se você é um usuário doméstico, daqueles que usam o computador apenas para acessar redes sociais, digitar textos, montar slides, bate-papo você é um excelente candidato a usuário Linux, pois o oferece tudo que você precisar para desenvolver suas tarefas e sem pagar nenhum centavo para isto, além disso, com mais rapidez, utilizando a distribuição exata para de acordo com o seu Hardware.

Mas daí você me perguntaria:

E eu que sou profissional da área?

Ah você nem precisa se questionar a respeito disso, o Linux pode lhe trazer grandes benefícios na hora de apresentar um projeto a um cliente que não quer gastar muito com licenças de software e ainda poder usufruir de seus recursos tecnológicos de forma robusta, fora isso você poderá garantir a manutenção desses equipamentos ganhando mais, pois é um profissional não tão comum no mercado e trabalhando menos, devido a performance  do sistema, mais  ousado e menos  trabalhoso com relação aos  velhos  travamentos do Windows.

Quantos questionamentos podem surgir… Estamos preparados:

E quanto os meus arquivos criados no Office vão abrir com Linux?

ms-lib-openoffice

 

Sim, pois o Libre Office, Broffice oferecem as mesmas opções – e na mesma ordem – do pacote Office (Editor de texto, Apresentações, Planilhas, Banco de dados, Editor de fórmulas) e além de abrir os formatos do pacote da Microsoft em todas as versões.

Ah os meus programas favoritos abrem no Linux?

aplicaciones-para-linux

 

Depende, existem programas que tem versões para vários sistemas operacionais, como o navegador Google Chrome, no entanto existem programas similares como alternativos que sempre atende suas expectativas, ex.: Editor de imagens: GIMP (Similar do Photoshop), além disso, você pode contar com a central de programas e adquirir estes aplicativos bem mais fácil que no Windows, contando também com o Wine, software que emula os programas feitos para Windows no seu Linux, ficando interessante? Atrativo? Ainda tem mais!

Existe Vírus para Linux?

linux-x-virus

Não é que não exista vírus… essa questão de vírus depende muito do ambiente em que ele ocorre como a maioria dos usuários utiliza o sistema da Microsoft é lógico que existem muito mais vírus para esse ambiente, isto quer dizer que os vírus (que nada mais são que programas que executam alguma instrução no sistema, explorando uma falha no sistema ou na segurança do sistema ou ainda uma falha do usuário, que baixa, sem querer, a guarda para a infecção) que infectam o Windows não infectarão o Linux, pois são plataformas diferentes, tratam o usuário de forma diferente.

Concluindo que, como o Linux é um software livre, faz com que o sistema torne-se mais seguro, devido à quantidade de profissionais engajados na verificação e melhoria do sistema, assim constatando rapidamente alguma falha logo o sistema passa por uma atualização e há uma defesa quanto aos bugs encontrados, e o melhor cada dia mais  distribuições  vão sendo lançadas e  ficando cada vez  mais  intuitivas, então esquece aquela sensação que  Linux não é pra  você  que  é muito difícil.

 

Para você  profissional de avançado…

VirtualBox-2-2-0-Adds-Support-for-Snow-Leopard-Hosts-Experimental-2

 

Precisa realmente trabalhar com o Windows, e  alguns aplicativos, pode  utilizar o VirtualBox para virtualizar o Windows dentro do Linux, é uma alternativa para economizar o espaço que um dual boot ocupa.

Se você é programador existem ferramentas gratuitas, de acordo com seu perfil, por exemplo  web, pode usar o Netbeans, o Eclipse e outros…

Existem inúmeras vantagens dentre as apresentadas, como em várias distribuições você utilizar o software de graça, enquanto o Windows você paga pelo uso, você não é dono dele e se você usa o “pirata”, além de correr o risco de sofrer punição legal, ainda tem o fato de não poder atualizar e assim ficar livre das falhas que são constantemente descobertas.

Então, motivos de sobra para se interessar pelo assunto, para matar de vez a questão, com o Linux você aprende sempre alguma coisa nova, já que no ambiente Windows você já está “careca” de saber onde está cada coisa, mesmo que o Windows 8 veio com uma interface mais ousada, a diversidade nas distribuições Linux vai motivar você a dar os mesmos cliques de sempre ou ousar montar um Linux com sua cara…

tux-paper_overlord59-tux

 

E aí, topa o desafio? Vamos aprender algo novo? Resolvemos criar uma sequência de Post’s que ajudarão você na familiarização com o sistema e estimular quem já usa a se tornar um profissional Linux.

Lembre-se; “Profissional competitivo é profissional bem informado.”.

Próximo

Postado por