Problemas com partição GPT
— Fala galera tudo bem? Hoje vamos falar de um problema que muitas pessoas estão tendo na hora de formatar seu equipamento.
— Há pouco tempo atrás fui formatar um Notebook Lenovo G480 porque veio com o Windows 8 e o cliente queria o Windows 7, pois bem, realizei o procedimento padrão que todos fazem, coloquei a mídia de instalação do Windows 7 e na tela de gerenciamento de partições excluí as partições criadas de fábrica e criei outras duas partições já que o note tinha um HD de 1 TB, porém me deparei com a seguinte mensagem:
O Windows não pode ser instalado neste disco. O disco selecionado está no estilo da partição GPT.
— Aí você pensa, eu já excluí as partições anteriores, não tem mais o Windows 8 e não consegue instalar o Windows 7, então o que fazer? Primeiro vamos entender o que é esta GPT.
O que é GPT?
A GPT ou Tabela de Partição GUID é uma tabela que nasceu para substituir a MBR que limita o uso do disco rígido em até 2TB, caso você deseje utilizar discos superiores a 2TB a tabela de partição GUID permite que você crie apenas uma partição para este disco sem problema algum, porém este recurso só está disponível nos sistemas operacionais Windows Vista, 7 e 8, mas caso deseje criar partições deste HD o que fazer então? Vamos à resposta.
Resolvendo problemas de particionamento na tabela GPT
Após entrar na tela de gerenciamento de discos na instalação do seu sistema operacional, pressione as teclas SHIFT + F10, isso fará abrir o bom e velho amigo prompt de comando, já no prompt digite o comando DISKPART<Enter>, agora poderemos ter acesso ao utilitário de particionamento de disco e alterar as propriedades de nosso HD:
Veja que já estamos dentro do utilitário, agora vamos precisar digitar o comando LIST DISK<Enter>, que vai listar os discos rígidos de nosso computador.
Repare na imagem acima que destacamos GPT e também qual é nosso disco rígido, bom agora é só seguir as próximas linhas de comando:
SELECT DISK 0<Enter> – Você deve selecionar o disco de número correspondente conforme a imagem de exemplo acima.
CLEAN<Enter> – Este comando vai limpar as configurações existentes no disco “Tudo será excluído”.
CREATE PARTITION PRIMARY<Enter> – Aqui estamos criando uma nova partição primária no disco selecionado.
EXIT<Enter> – Fecha o utilitário DISKPART.
EXIT<Enter> – Fecha o prompt de comando.
OK, agora você já pode utilizar as opções de unidades do Windows 7 e criar quantas partições forem necessárias.
Espero ter ajudado, e que tenham gostado desta matéria até o próximo post.