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Prédio cartoon no blender

Tipo: Modelagem

Nível: Intermediário

 

Que tal fazer um prédio cartoon 3d no Blender?

Hoje vou ensiná-los uma maneira muito simples de modelar um prédio cartoon, lembrando que poderá utilizar a mesma técnica para modelar prédios casas e muitas outras coisas.

E aí, prontos para construir nossa cidade?

Começaremos deletando o cubo inicial do nosso programa.

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Adicionaremos agora um plano (shift+a) – mesh – plane.

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Já com o plano na nossa 3d View, vamos girar ele 90º no eixo X (R) -> (X) -> (90)”digite o número 90) e pedir para visualiza-lo de frente (NumPad1).

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Entraremos no modo edição(tab) aumentaremos a escala no eixo x (S) ->(X) movo o mouse e confirmo com clique, deixando com uma forma mais retangular.

Faremos um corte, (ctrl+r) -> (Enter) -> (Enter)  na vertical bem no centro da forma.

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Seleciono os 4 vértices destacados, podemos fazer a seleção pressionando (b) e fazendo a seleção conforme a imagem abaixo.

a

Agora vamos dar uma extrusão local (E)->(Enter), em seguida eu diminuo a escala da extrusão(S)->(Enter).

b

E faremos o mesmo do outro lado.

Seleciono os 4 vértices da direita (b) “e faz a seleção”.

c

 

Agora vamos dar uma extrusão local, (E)->(Enter), em seguida eu diminuo a escala da extrusão(S)->(Enter).

d

 

Faremos agora extrusões de edges, primeiro na edge de cima, na de baixo e nas laterais.

Selecione a edge de cima, pressione a tecla (E) -> (Z), e mova um pouco para cima, confirme com um clique quando achar que está bom.

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Agora na de baixo, selecione os vértices da edge, (E) -> (Z) e mova para baixo.

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Agora faremos as laterais.

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(E) -> (X) e desloque uma pouco para a esquerda.

 

Em seguida faça o mesmo processo na direita.

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Coloque no modo “face”, e selecione as faces destacas na imagem.

 

Para selecionar a face clique com o botão direito na primeira, e segurando (SHIFT) clique com o botão direito na face seguinte.

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Vamos agora visualizar de cima(NumPad7).

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Vamos dar uma extrusão no eixo Y.(E) -> y, desloque um pouco para cima.

 

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Selecione agora tudo(A) e duplique(ctrl+D).

Em seguida rotacione -90º no eixo Z.(R)->(Z)-> -90.

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Depois posicione como na figura abaixo.

 

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Agora com as partes já posicionadas iremos soltar todas as partes (A), e em seguida pressionar a letra(A) novamente para selecionar todas as faces novamente.

 

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Feito isso vamos duplicar as fases já criadas(SHIFT+D) e em seguida vamos rotacionar em 180º no eixo z(Z) -> (R) -> 180.

 

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E posiciona-los como na figura abaixo.

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Agora vamos sair do modo edição(TAB), e reposicionar o ponto de origem do objeto no centro do mesmo(SHIFT) -> (CTRL) -> (ALT) -> (C), escolhendo a opção “Origin to Geometry”.

 

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Na visão de frente, vamos acionar o modo “wireframe” pressionando a tecla(Z) para visualizarmos melhor nosso modelo, em seguida voltamos para o modo edição(TAB) e retiramos toda a seleção(A).

 

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Logo após pressionamos novamente a tecla (A) para selecionar todas a faces e então duplicamos (SHIFT) -> (D), e utilizando a seta azul “eixo z” deslocamos um pouco para cima nossa seleção.

 

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Feito isso vamos repetir os passos.

(A) Para retirar seleção, (A) novamente para selecionar todas as faces e então duplicaremos tudo(SHIFT) -> (D) e deslocaremos um pouco  para cima como no passo anterior

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E repetiremos mais uma vez. Para retirar seleção, (A) novamente para selecionar todas as faces e então duplicaremos tudo(SHIFT) -> (D) e deslocaremos um pouco  para cima.

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Agora sairemos do modo edição e teremos um modelo como a imagem a seguir.

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Para ele ter um aspecto cartoon iremos adicionar um objeto que quando criado um parentesco deverá distorcer o modelo.

Precione então as teclas (SHIFT) -> (A) e escolha o objeto LATTICE no menu de contexto.

 

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Posicione o objeto próximo ao seu modelo e utilizando a tecla (S) de a ele uma escala um pouquinho maior do que o seu modelo.

 

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Recomendo que utilize os eixos como a seguir.

Na visão de frente (NUMPAD1)

(S) -> (X)

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Na visão lateral (NUMPAD3)

(S) -> (Y)

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(S) -> (Z)

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Agora selecionamos primeiramente nosso modelo clicando com o botão direito do mouse nele e em seguida segurando (SHIFT) clicamos com o botão direito no objeto “Lattice”.

Com os dois selecionados pressionamos (CTRL) -> (P) e escolhemos a opção ”Lattice Deform”, para parentear o modelo com o objeto.

 

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Agora selecionamos apenas o objeto “Lattice” e do lado direito da tela procuramos o botão com suas propriedades.

 

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Observe logo abaixo nas propriedades do objeto temos as seguintes letra U, V e W e na frente um numeral, normalmente o 2.

 

Estes se referente a cortes na malha do objeto, no “W” vamos deixar o valor “5” e nos demais o “2” padrão.

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Agora com o objeto ainda selecionado vamos entrar no modo edição (TAB) e fazer escalas para dar o estilo cartoon ao nosso prédio.

Utilize a tecla (B) para fazer seleções retangulares, pegando assim os vértices exibidos nas imagens a seguir, utilize também a tecla (S) para fazer escalas dando volume a cada parte do modelo.

 

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Reparem que ao fazer a escala de uma parte do modelo, eu seleciono a próxima parte sem desfazer a seleção anterior, apenas utilizando a tecla (B) e assim sucessivamente.

Só não escalonei a última seção do modelo pois ele é a base, o que me faz acreditar que não ficará muito bom.

No final do trabalho basta configurar a cena (CÂMERA) e (LUZ) e renderizar a imagem final(F12).

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44Olá pessoal! Meu nome é Jaderson Carlos, sou instrutor de informática em Capão Redondo. Ministro aulas há mais 10 anos, adoro games e música.

Leciono aulas de informática, Web e Hardware e Modelagem 3d com o Blender. Espero que gostem deste tutorial, até mais!!!

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