Prédio cartoon no blender
Tipo: Modelagem
Nível: Intermediário
Que tal fazer um prédio cartoon 3d no Blender?
Hoje vou ensiná-los uma maneira muito simples de modelar um prédio cartoon, lembrando que poderá utilizar a mesma técnica para modelar prédios casas e muitas outras coisas.
E aí, prontos para construir nossa cidade?
Começaremos deletando o cubo inicial do nosso programa.
Adicionaremos agora um plano (shift+a) – mesh – plane.
Já com o plano na nossa 3d View, vamos girar ele 90º no eixo X (R) -> (X) -> (90)”digite o número 90) e pedir para visualiza-lo de frente (NumPad1).
Entraremos no modo edição(tab) aumentaremos a escala no eixo x (S) ->(X) movo o mouse e confirmo com clique, deixando com uma forma mais retangular.
Faremos um corte, (ctrl+r) -> (Enter) -> (Enter) na vertical bem no centro da forma.
Seleciono os 4 vértices destacados, podemos fazer a seleção pressionando (b) e fazendo a seleção conforme a imagem abaixo.
Agora vamos dar uma extrusão local (E)->(Enter), em seguida eu diminuo a escala da extrusão(S)->(Enter).
E faremos o mesmo do outro lado.
Seleciono os 4 vértices da direita (b) “e faz a seleção”.
Agora vamos dar uma extrusão local, (E)->(Enter), em seguida eu diminuo a escala da extrusão(S)->(Enter).
Faremos agora extrusões de edges, primeiro na edge de cima, na de baixo e nas laterais.
Selecione a edge de cima, pressione a tecla (E) -> (Z), e mova um pouco para cima, confirme com um clique quando achar que está bom.
Agora na de baixo, selecione os vértices da edge, (E) -> (Z) e mova para baixo.
Agora faremos as laterais.
(E) -> (X) e desloque uma pouco para a esquerda.
Em seguida faça o mesmo processo na direita.
Coloque no modo “face”, e selecione as faces destacas na imagem.
Para selecionar a face clique com o botão direito na primeira, e segurando (SHIFT) clique com o botão direito na face seguinte.
Vamos agora visualizar de cima(NumPad7).
Vamos dar uma extrusão no eixo Y.(E) -> y, desloque um pouco para cima.
Selecione agora tudo(A) e duplique(ctrl+D).
Em seguida rotacione -90º no eixo Z.(R)->(Z)-> -90.
Depois posicione como na figura abaixo.
Agora com as partes já posicionadas iremos soltar todas as partes (A), e em seguida pressionar a letra(A) novamente para selecionar todas as faces novamente.
Feito isso vamos duplicar as fases já criadas(SHIFT+D) e em seguida vamos rotacionar em 180º no eixo z(Z) -> (R) -> 180.
E posiciona-los como na figura abaixo.
Agora vamos sair do modo edição(TAB), e reposicionar o ponto de origem do objeto no centro do mesmo(SHIFT) -> (CTRL) -> (ALT) -> (C), escolhendo a opção “Origin to Geometry”.
Na visão de frente, vamos acionar o modo “wireframe” pressionando a tecla(Z) para visualizarmos melhor nosso modelo, em seguida voltamos para o modo edição(TAB) e retiramos toda a seleção(A).
Logo após pressionamos novamente a tecla (A) para selecionar todas a faces e então duplicamos (SHIFT) -> (D), e utilizando a seta azul “eixo z” deslocamos um pouco para cima nossa seleção.
Feito isso vamos repetir os passos.
(A) Para retirar seleção, (A) novamente para selecionar todas as faces e então duplicaremos tudo(SHIFT) -> (D) e deslocaremos um pouco para cima como no passo anterior
E repetiremos mais uma vez. Para retirar seleção, (A) novamente para selecionar todas as faces e então duplicaremos tudo(SHIFT) -> (D) e deslocaremos um pouco para cima.
Agora sairemos do modo edição e teremos um modelo como a imagem a seguir.
Para ele ter um aspecto cartoon iremos adicionar um objeto que quando criado um parentesco deverá distorcer o modelo.
Precione então as teclas (SHIFT) -> (A) e escolha o objeto LATTICE no menu de contexto.
Posicione o objeto próximo ao seu modelo e utilizando a tecla (S) de a ele uma escala um pouquinho maior do que o seu modelo.
Recomendo que utilize os eixos como a seguir.
Na visão de frente (NUMPAD1)
(S) -> (X)
Na visão lateral (NUMPAD3)
(S) -> (Y)
(S) -> (Z)
Agora selecionamos primeiramente nosso modelo clicando com o botão direito do mouse nele e em seguida segurando (SHIFT) clicamos com o botão direito no objeto “Lattice”.
Com os dois selecionados pressionamos (CTRL) -> (P) e escolhemos a opção ”Lattice Deform”, para parentear o modelo com o objeto.
Agora selecionamos apenas o objeto “Lattice” e do lado direito da tela procuramos o botão com suas propriedades.
Observe logo abaixo nas propriedades do objeto temos as seguintes letra U, V e W e na frente um numeral, normalmente o 2.
Estes se referente a cortes na malha do objeto, no “W” vamos deixar o valor “5” e nos demais o “2” padrão.
Agora com o objeto ainda selecionado vamos entrar no modo edição (TAB) e fazer escalas para dar o estilo cartoon ao nosso prédio.
Utilize a tecla (B) para fazer seleções retangulares, pegando assim os vértices exibidos nas imagens a seguir, utilize também a tecla (S) para fazer escalas dando volume a cada parte do modelo.
Reparem que ao fazer a escala de uma parte do modelo, eu seleciono a próxima parte sem desfazer a seleção anterior, apenas utilizando a tecla (B) e assim sucessivamente.
Só não escalonei a última seção do modelo pois ele é a base, o que me faz acreditar que não ficará muito bom.
No final do trabalho basta configurar a cena (CÂMERA) e (LUZ) e renderizar a imagem final(F12).
Olá pessoal! Meu nome é Jaderson Carlos, sou instrutor de informática em Capão Redondo. Ministro aulas há mais 10 anos, adoro games e música.
Leciono aulas de informática, Web e Hardware e Modelagem 3d com o Blender. Espero que gostem deste tutorial, até mais!!!