anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

PHP: O fim do mundo está próximo?

E ae galerinha do bem, hoje eu venho com um post de titulo bem inusitado “PHP: o fim do mundo está próximo?” mas podem ir se acalmando pois se trata de uma metáfora!

Hoje eu irei falar sobre como as inovações na programação vêm mudando completamente o mundo e a forma como as pessoas fazem as coisas.

Se pararmos para pensar em como era a internet na década de 90 e compararmos com suas possibilidades nos dias atuais, temos uma diferença gigantesca: as coisas evoluíram em velocidade incrível. Veja:

 

A Evolução do PHP

Em 1994: era criado o PHP/FI por Rasmus Lerdof, ele era apenas um CGI em linguagem C para acompanhar quantas visitas havia numa página o PHP (Personal Home Page Tools) começava a tornar as paginas mais dinâmicas, possibilitando items como livros de Visita.

Em Junho de 1995: Rasmus Lerdof liberou o código ao público, começando assim uma era de correções e implementações diversas na linguagem.

Em Setembro de 1995: O PHP foi estendido e teve seu nome brevemente mudado para FI (Form Interpreter), no qual eram focadas funcionalidades de sua integração com o HTML, e assim foi ganhando mais publico apesar de suas limitações.

Em Outubro de 1995: Rasmus Lerdof lançou uma nova versão novamente chamada de PHP, porém agora conhecido como Personal Home Page Contruction Kit e foi um dos primeiros a vangloriar-se de ser um avançado script de interface, sendo desenvolvida para ser parecida com C e facilitar a habituação de desenvolvedores acostumados com C

Em Abril de 1996: Combinando os nomes anteriores novamente, voltando a PHP/FI, nesse ponto o PHP começava a se desprender do C e se tornar uma linguagem evoluindo suas próprias ferramentas, como o suporte a Bancos de Dados DBM, mSQL, e Postgres95, cookies, funções de apoio que hoje em dia são recursos indispensáveis, essa versão foi conhecida como PHP 2.0

Com o passar do tempo em 1997 e 1998, PHP/FI teve o apoio de milhares de usuários ao redor do mundo. Uma pesquisa Netcraft de maio de 1998 indicou que cerca de 60.000 domínios relataram ter cabeçalhos contendo “PHP”, indicando que o servidor de hospedagem de fato tinha o PHP instalado. Este número pode ser equiparado com aproximadamente 1% de todos os domínios da Internet da época. Apesar destes números impressionantes, o amadurecimento do PHP/FI foi condenado a limitações; enquanto haviam vários contribuintes menores, ainda era desenvolvido principalmente por uma única pessoa.

Em 1997: a linguagem ainda se mostrava ineficiente para uma implementação de um e-commerce que era o projeto de  Andi Gutmans e Zeev Suraski de Tel Aviv, Israel, assim eles começaram outra completa reescrita do interpretador, o nome PHP/FI 2.0 tinha mantido. Foi renomeado simplesmente para ‘PHP’, com o significado se tornando um acrônimo recursivo – PHP: Hypertext Preprocessor.

Informações tiradas do site oficial php.net

A partir daí nos anos seguintes a linguagem foi evoluindo, tivemos PHP 3.0, PHP 4.0, PHP 5.0, e cada vez mais recursos foram surgindo e alem dos recursos da linguagem acabamos tendo inúmeros Frameworks e plataformas de gerenciamento de conteudo (CMS) para facilitar nosso trabalho, Temos no mercado nomes como os frameworks incríveis como ZEND, SYNFONY, CAKE, LARAVEL, YII e temos plataformas integradas para criação de lojas virtuais como Magento, Opencart que fazem criar uma loja virtual ser algo relativamente simples. Se fossemos citar todas as opções no mercado ficaríamos horas e horas falando.

Quando vemos a evolução que tivemos hoje em dia logo pensamos em vários serviços on-line que temos, porém nada disso seria possível se não tivéssemos recursos para criar isso, assim como alguém criou o Magento ou OpenCart temos recursos para fazer muitas mais coisas para plataformas on-line, tudo depende dos programadores dessa nova geração.

PHP: Quanto você quer inovar?

O mundo que conhecíamos na década de 90 já mudou completamente, ele evoluiu, toda era tem um fim as coisas mudam, tente você também mudar!

Quando  foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?

Frase do Profº  Antonio Luis (EVOLUTIME MOGI DAS CRUZES) 

Citando o Poeta…

486293

Quando você sente que vai desistir, primeiro lembre-se do porquê de você ter aguentado por tanto tempo.


 

Prof. Kaio

Bom galera, meu nome é Kaio Souza, sou instrutor de Web Design em Mogi das Cruzes e hoje vim trazer para vocês um pouco sobre o PHP e sua evolução. Até a próxima postagem!

 

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

História dos Videogames (Parte 2) – PONG!
Olá gamers? tudo bem? Hoje iremos continuar nossa jornada pela história dos videogames, mas, hoje