anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Pesquisando valores aproximados com PROCV

Oi turma! Tudo bom? Hoje falaremos sobre a função de Excel chamada PROCV. Vamos lá?

 

Função PROCV

Como todos já devem saber a função PROCV do Excel trabalha realizando buscas verticais em suas tabelas.

Primeiramente, vamos conhecer a sintaxe da função para aqueles que estão vendo a função pela primeira vez:

=PROCV(valor procurado; matriz da tabela; número do índice da coluna; procurar intervalo)

Onde:

  • Valor procurado: é o valor que você está usando como referência para busca, por exemplo, o código de um produto que você está buscando.
  • Matriz da tabela: é a fonte de dados utilizada para busca, por exemplo, a tabela que você está usando para procurar determinado valor.
  • Número do índice da coluna: é o índice (número) da coluna que na qual está a informação buscada, por exemplo, se você está buscando o nome do produto, e os nomes desses produtos estão na segunda coluna, o índice é dois.
  • Procurar intervalo: define se a sua busca será uma busca exata do valor procurado ou se é uma busca aproximada, por exemplo, se você está buscando um valor que seja exatamente três use uma busca exata, se você quer definir um intervalo de número entre três e quatro use uma busca aproximada.

Agora que já conhecemos a função, vamos definir um contexto simples. Supondo que ao final do módulo de uma turma você queira fazer uma verificação de quais serão aprovados ou não a partir de uma nota de trabalho, prova e participação. Podemos utilizar tanto uma função do tipo SE() ou uma função PROCV().

Tabela Aluno:

procv_tabela_aluno_excel_1

Primeiro item a ser definido é a média final do aluno para saber o resultado final dele. Neste caso definimos a seguinte função para definir a média entre a nota de trabalho, participação e prova: =MÉDIA(B2:D2) Após realizar a primeira média basta utilizar o autopreenchimento para os demais alunos, logo teremos a seguinte tabela:

procv_tabela_aluno_excel_2

Para resolver a coluna situação podemos utilizar uma função SE() ou uma função PROCV(), se fossemos resolver com SE() teríamos algo parecido com a função a seguir:

=SE(Média>=7;”Aprovado”;SE(Média>=5;”Exame”;SE(Média>=4;”DP”;”Reprovado”)))

Agora a mesma solução aplicando uma função PROCV() com a tabela situação auxiliar:

=PROCV(MédiaProcurada;TabelaSituação;2;VERDADEIRO)

Na prática:

=PROCV(E3; H2:I5;2;VERDADEIRO)

E depois fixamos para utilizar o autopreenchimento:

=PROCV(E3;$H$2:$I$5;2;VERDADEIRO)

Logo podemos notar que em casos de aproximação na qual utilizaríamos uma função SE() complexa, conseguimos através de uma tabela auxiliar facilitar a resolução do problema com uma PROCV() simples.

 

Veja a tabela finalizada:

procv_tabela_aluno_excel_3

 


jeisonSobre o Autor

Olá! Meu nome é Jeison Jefferson Lopes Counago. Sou instrutor em São Caetano, dou aulas de informática, de design de joias e semijoias e de e Sketchup. Curtam e compartilhem e caso tenham dúvidas, podem postar nos comentários. Até a próxima!

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

lu (14)
Photoshop: laranja ou maçã?
Fotomontagem no Photoshop Hoje preparei um tutorial de fotomontagem bem interessante: é de uma maçã