anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Perfil Móvel de Usuário no Windows Server 2008

Aprenda configuração do perfil móvel (Roaming Profile), no Windows Server 2008:  uma solução que permite que o conteúdo do perfil  de  um usuário seja salvo em um servidor de arquivos  e torne acessível quando o usuário logar em qualquer computador da rede.
Para  aprender, você vai precisar de uma máquina com  Windows Server 2008 como Controlador de Domínio/Servidor de Arquivos e uma Máquina Cliente (Windows 7).

Para começar, verifique qual é o tipo do perfil de usuário na estação (Windows 7). Propriedades do Meu Computador > Opção Propriedades.

Selecione a opção : Configurações avançadas do sistema, localizada a esquerda.

Clique no  Botão Configurações:

Na imagem disponibilizada, observando a coluna Status, constatamos que o Perfil nesta estação é Local.

Já nesta imagem, podemos verificar na coluna Status, que nesta mesma estação há dois perfis: Local e Móvel.

Faça logon como administrador no Server 2008, crie uma pasta no seu Servidor de Arquivos, com o nome de “Perfis” na unidade C: ou D:,  compartilhe esta pasta para o grupo “Usuários Autenticados” e dê a permissão: Controle Total. Não esqueça de remover o usuários TODOS. Logo em seguida,  clique botão direito na pasta Perfis, escolha a opção Propriedades e depois o botão em Compartilhamento Avançado, conforme  figura  abaixo:

Marque a opção “Compartilhar a pasta” e clique  no botão “Permissões”:

Remova o usuário Todos. Clique no botão Adicionar, em seguida Digite as iniciais do Usuários Autenticados. Digite: Us, após  clique  no botão Verificar Nomes e selecione  Usuários Autenticados.

Em seguida, em Ferramentas Administrativas,  selecione a opção: Usuários e computadores do Active Directory e abra as propriedades do usuário que deseja configurar o perfil móvel.

Você também pode selecionar vários usuários e configurar todos de uma vez, dando dois cliques  no usuário que deseja configurar, na guia “Perfil” preenchendo o campo “Caminho do perfil” . Compartilhamento criado, seguido da variável  %username%.

Não se preocupe, a variável % username% será substituída pelo nome do usuário.

Vamos dar uma olhada na pasta “Perfis” do Servidor de Arquivos antes de o usuário fazer o logon:

Agora, no computador Cliente (Windows 7), faça logon com o usuário que você acabou de configurar o perfil móvel. Constatará que,  após o logon, uma pasta com o nome do usuário seguido da extensão “.V2” foi criada.

Os dados do perfil do usuário  após o logon criará um espelho da configuração do usuário e serão salvos, a partir de agora, no Servidor de Arquivos e assim, transportados para qualquer computador que o usuário faça logon na rede.

Não se preocupe pelo fato de que todas as pastas estão em “Perfis”,  nenhum usuário conseguirá ver a pasta do outro. Nem o Administrador (exceto, claro, se se tornar proprietário da pasta do perfil do usuário).

Isso ocorre pelo fato de que nas propriedades NTFS da pasta “Perfis” existe a permissão de Controle Total somente para o objeto “Proprietário Criador”, garantindo assim, a privacidade  do usuário, que pode ser  quebrada pelo Administrador de  Rede, ao dar permissão  para vasculhar  a rede. Este  tipo de  configuração será  feita de  acordo com a necessidade de  cada cenário trabalhado.

Gostaram? Então fiquem espertos,  foi  mais  um de  nossos post’s direcionados a quem deseja  conhecer  o Windows Server 2008, acompanhem os novos posts.
Mais uma vez, fica a dica para quem está começando: – Use Máquinas Virtuais, solução funcional para  os  seus testes.

APRENDA, PRATIQUE E PRODUZA! AGUARDE MAIS UMA DE  NOSSAS POSTAGENS.

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Windows Server 2008 – Parte 1 – Instalando o sistema
Olá galera! Sejam bem vindos, hoje começo o primeiro post da série Windows Server, onde