Perfil Móvel de Usuário no Windows Server 2008
Aprenda configuração do perfil móvel (Roaming Profile), no Windows Server 2008: uma solução que permite que o conteúdo do perfil de um usuário seja salvo em um servidor de arquivos e torne acessível quando o usuário logar em qualquer computador da rede.
Para aprender, você vai precisar de uma máquina com Windows Server 2008 como Controlador de Domínio/Servidor de Arquivos e uma Máquina Cliente (Windows 7).
Para começar, verifique qual é o tipo do perfil de usuário na estação (Windows 7). Propriedades do Meu Computador > Opção Propriedades.
Selecione a opção : Configurações avançadas do sistema, localizada a esquerda.
Clique no Botão Configurações:
Na imagem disponibilizada, observando a coluna Status, constatamos que o Perfil nesta estação é Local.
Já nesta imagem, podemos verificar na coluna Status, que nesta mesma estação há dois perfis: Local e Móvel.
Faça logon como administrador no Server 2008, crie uma pasta no seu Servidor de Arquivos, com o nome de “Perfis” na unidade C: ou D:, compartilhe esta pasta para o grupo “Usuários Autenticados” e dê a permissão: Controle Total. Não esqueça de remover o usuários TODOS. Logo em seguida, clique botão direito na pasta Perfis, escolha a opção Propriedades e depois o botão em Compartilhamento Avançado, conforme figura abaixo:
Marque a opção “Compartilhar a pasta” e clique no botão “Permissões”:
Remova o usuário Todos. Clique no botão Adicionar, em seguida Digite as iniciais do Usuários Autenticados. Digite: Us, após clique no botão Verificar Nomes e selecione Usuários Autenticados.
Em seguida, em Ferramentas Administrativas, selecione a opção: Usuários e computadores do Active Directory e abra as propriedades do usuário que deseja configurar o perfil móvel.
Você também pode selecionar vários usuários e configurar todos de uma vez, dando dois cliques no usuário que deseja configurar, na guia “Perfil” preenchendo o campo “Caminho do perfil” . Compartilhamento criado, seguido da variável %username%.
Não se preocupe, a variável % username% será substituída pelo nome do usuário.
Vamos dar uma olhada na pasta “Perfis” do Servidor de Arquivos antes de o usuário fazer o logon:
Agora, no computador Cliente (Windows 7), faça logon com o usuário que você acabou de configurar o perfil móvel. Constatará que, após o logon, uma pasta com o nome do usuário seguido da extensão “.V2” foi criada.
Os dados do perfil do usuário após o logon criará um espelho da configuração do usuário e serão salvos, a partir de agora, no Servidor de Arquivos e assim, transportados para qualquer computador que o usuário faça logon na rede.
Não se preocupe pelo fato de que todas as pastas estão em “Perfis”, nenhum usuário conseguirá ver a pasta do outro. Nem o Administrador (exceto, claro, se se tornar proprietário da pasta do perfil do usuário).
Isso ocorre pelo fato de que nas propriedades NTFS da pasta “Perfis” existe a permissão de Controle Total somente para o objeto “Proprietário Criador”, garantindo assim, a privacidade do usuário, que pode ser quebrada pelo Administrador de Rede, ao dar permissão para vasculhar a rede. Este tipo de configuração será feita de acordo com a necessidade de cada cenário trabalhado.
Gostaram? Então fiquem espertos, foi mais um de nossos post’s direcionados a quem deseja conhecer o Windows Server 2008, acompanhem os novos posts.
Mais uma vez, fica a dica para quem está começando: – Use Máquinas Virtuais, solução funcional para os seus testes.
APRENDA, PRATIQUE E PRODUZA! AGUARDE MAIS UMA DE NOSSAS POSTAGENS.