anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

PC x Console

 

 

2

PC x Console: quem é o melhor?

Por muitos anos, a indústria de jogos para videogame e computadores andou lado a lado, dividindo a atenção dos usuários de acordo com suas preferências. Porém, os consoles vêm ficando mais potentes e com funções multimídia, se tornando cada vez mais semelhantes aos PCs.

 

Comparação

Tanto um videogame quanto um computador rodando um jogo são basicamente constituídos pelos seguintes elementos: processador, memória e placa de vídeo. O processador faz os cálculos necessários, executa as funções do jogo, é o cérebro. A memória guarda tanto esses dados do processador quanto os gráficos em “estado bruto”, como as texturas dos modelos 3D. A placa de vídeo processa esses gráficos e os exibe na tela.

pc
Em computadores, esses valores estão sempre mudando de usuário para usuário, pois cada um tem sua configuração, com potência variável, enquanto nos videogames todos têm o mesmo equipamento. Desta maneira, para tentar vender um jogo de PC para o máximo de pessoas possível, os produtores costumam utilizar requisitos mínimos baixos.

Para atualizar o video game, é necessário trocar todo o equipamento, enquanto o PC precisa apenas de um upgrade. Outra vantagem é que alguns títulos esperados pelo público, como Diablo 3, por exemplo, só estão disponíveis para PC. Além disso, os lançamentos para computador costumam ser mais baratos do que aqueles para os consoles.

 

ps3

 

Também não é mais preciso ter uma mídia física para jogar, já que o serviço de distribuição digital de jogos oferece uma quantidade enorme de títulos, além dos games online (principalmente os MMOs) que são jogados em PC. Recentemente, a NVIDIA lançou a plataforma GeForce GRID, que permite aos provedores de games fornecer via streaming jogos de última geração em praticamente qualquer dispositivo, seja PC, tablet, smartphone ou TV conectados à web. A qualidade gráfica dos games, um dos itens que mais chamam a atenção dos jogadores, é o grande destaque quando o assunto é game para PC. “Sabemos que, para cada jogo lançado, há inúmeros avanços visuais disponíveis. Ao manter a GPU atualizada, por meio dos drivers, o jogador não tem necessidade de trocar de equipamento toda vez que uma novidade chega ao mercado, só quando realmente precisar de mais potência”, explica o executivo da NVIDIA.
Segundo pesquisa da GfK, o Playstation 2 foi o video game mais vendido em 2011 no Brasil, respondendo por 55% do total de consoles comercializados. “O que o brasileiro precisa perceber é que o mesmo valor que ele utiliza para comprar um video game deste nível pode ser aplicado em um upgrade em seu computador. Com isso, além de ter uma central de jogos mais potente, ele também teria uma máquina pronta para outras aplicações, como vídeos, filmes e fotos”, completa Cameron.

1

Próximo

Postado por