anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Painel frontal

Olá pessoal, tudo bom? Hoje vou falar sobre hardware.

Muitas vezes precisamos fazer uma limpeza no computador: desmontamos todas as peças, limpamos, encaixamos e no final fica a dúvida…

 

Como ligar esses benditos botões?

 

Aqui vai a dica de como você irá ligar esses botões e para o que serve cada um deles!

Primeiro devemos saber que o ligar do computador funciona através de curtos circuitos, e que, esses curtos são dados diretamente nas placas mãe do computador. Por isso existem cores que determinam quais lados são os corretos de se instalar em uma placa. Sigam essa tabelinha bem simples de se entender:

Capturar

Note que os cabos negativos e neutros são ou brancos ou pretos.

Todos os coloridos são positivos, e é aí que devemos prestar atenção, pois os cabos de LED precisa ser encaixados corretamente caso contrário ele irá queimar devido a troca de correntes.

interior-7

Cabos coloridos: preste muita atenção com eles!

Pronto, até agora sabemos na teoria o que não devemos fazer com os cabos. Então basta apenas colocarmos todos eles em seus lugares!

 

Colocação dos cabos no painel frontal

Primeiro, identifique pela parte lateral qual o nome do cabo a ser colocado no front-panel os mais comuns são os power-sw reset-sw power-led hdd-led e o speaker:

speker

 

O speaker é o barulhinho que ouvimos quando ligamos o computador. Trataremos desse assunto no futuro.

Agora basta encaixar seguindo a ordem de baixo para cima para não haver quebra dos bastões de encaixe, e também respeitando a sinalização de positivo e negativo que se encontra na placa mãe.

Pronto! Agora basta colocar o speaker e está tudo pronto, em algumas placas o speaker pode ser visto fora do painel frontal. Uma rápida varredura com os olhos ira fazer com que você perceba onde se deve encaixar e também deve se seguir as guias de negativo e positivo. E está pronto seu painel frontal!

painel_frontal

 

Curiosidades sobre o painel frontal

O painel frontal faz com que um curto na placa realize o processo de boot e desligamento do sistema. Nas fontes AT (antigas) o desligamento era manual (você apertava um interruptor para ligar e desligar), mas hoje em dia o próprio sistema da placa mãe e fonte instruem o desligamento do computador, que é a mesma coisa que desligar pelo botão iniciar, portanto não existe de fato um problema que faça que o desligamento pelo botão algo que estrague seu computador. Mas não faça isso enquanto estiver salvando um arquivo, pois isso ira fazer com que você perca o arquivo do mesmo modo que o desligamento “correto” faria.

segurando-o-botao-de-power

 

Outra coisa muito boa de saber é que você não precisa de um botão para fazer isso pois pode induzir o computador para boot e reset encostando algo metálico entre as hastes para criar o curto circuito (mas tome cuidado para não encostar onde não se deve, pois criará uma pane no sistema, utilize uma chave de fenda ou caneta!)

 

fpanel_key

Nota: algumas poucas placas possuem um painel frontal diferente, caso haja dúvidas, utilize o manual da mesma para procurar o encaixe correto.

É isso pessoal, não esquece de curtir e comentar aí em baixo e mandar para os amigos!


ppE aí pessoas, eu sou Edson Zanotto, instrutor da Evolutime a 2 anos. Gamer nato desde criança e apaixonado por hardware de alto desempenho, eu passo tempo jogando dota 2, league of legends, gta V e qualquer outro jogo que eu tenha.

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

conectivos-300x225[1]
Connectors – Conectores Linguísticos em Inglês por Categorias
Os “connectors” são conectores linguísticos, ou conectivos, também denominados como palavras de transição, são conjunções