anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Os Jetsons e a tecnologia

Oi pessoal, lembram de mim? Recentemente eu postei um texto sobre como Jornada nas Estrelas influenciou a tecnologia… e hoje falarei sobre os Jetsons! Vamos lá?

 

Jetsons

Os Jetsons é uma série de animação produzida pelo estúdio Hanna-Barbera na década de 60. O seriado mostra, em tom de comédia, o cotidiano de uma família num futuro imaginário. Quem foi dessa época, início da corrida espacial, sonhava com cidades na Lua, automóveis que voam, robôs inteligentes, etc. Os Jetsons e a tecnologia sempre andaram juntos. O desenho animado de sucesso já completou 50 anos, então vamos conferir quais previsões tecnológicas se tornaram realidade:

 

Escadas e esteiras rolantesJetsons esteira

escada

 

No mundo dos Jetsons existem esteiras rolantes em todo lugar, inclusive dentro das casas. Hoje temos escadas e esteiras rolantes em locais públicos, tais como shoppings, aeroportos e metrôs.

 

Robôs domésticos

A empregada doméstica da família Jetson era Rosie, uma robô que, mesmo sendo um modelo fora de linha, realizava todo o trabalho doméstico (lavar, passar, limpar, cozinhar e até servir de babá). Hoje nós temos apenas os Roombas, aspiradores de pó robôs.

rosie-robot

roomba

 

Carros voadores

Nos Jetsons, todos os carros voavam e até as cidades eram suspensas no ar. O carro voador é um sonho antigo e aparentemente ainda distante da humanidade, apesar de alguns protótipos que surgem de vez em quando, como PAL-V, projeto holandês híbrido de carro e helicóptero.

Jetsons car

palv

 

 

Vídeo chamadas

Os personagens do seriado utilizavam aparelhos de vídeo chamadas ao invés de telefones. Hoje nós já temos Skype, Whatsapp e outros serviços que permitem ver as pessoas que estão do outro lado da ligação, pelo computador ou smartphone.

Jetsons videophone-w-camera

skype.tv.gi

 

Comida impressa

Os Jetsons tinham uma máquina replicadora de alimentos, que criava qualquer tipo de prato em segundos (lanches, sopas, pães, doces, pizzas, bolos, etc.). Hoje temos empresas que criam doces e aperitivos em impressoras 3D.

Jetsons food

Impressora_3D_alimentacao

 

Smartwatches

Era comum um personagem do desenho usar um relógio de pulso para fazer chamadas de vídeo. Atualmente nós temos o Apple Watch, relógio inteligente criado pela empresa de Steve Jobs, o Moto 360, da Motorola, e o LG G Watch.

jetsons watch

apple Watch

 

Smart TVs

Na casa dos Jetsons havia uma TV de tela plana, o Televiewer, cuja função era mostrar notícias como num jornal de papel tradicional, mas com movimento e interatividade. Um misto de smart tv e tablet.

Jetsons tv

samsung-smart-tv

 

Casas inteligentes

O lar dos Jetsons era todo automatizado. Tarefas como escovar os dentes, pentear os cabelos ou pintar as unhas eram controladas por robôs. No mundo moderno já temos algumas casas dotadas de sensores ligados a computadores, que controlam itens como temperatura ambiente, luzes, multimídia, portas e janelas.

jetsons automation

casa-inteligente

Se você ainda não conhece os Jetsons, procure pelos episódios na Internet ou na TV. É diversão garantida.


 

Instrutor Alexandre José leciona Informática, Web Design, Hardware e Administração de Empresas há mais de 15 anos. É Técnico de Informática formado pela ETEC e bacharel em Administração de Empresas pelo UNIFIEO.

Próximo

Postado por