anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Óculos para daltonismo

Que cor é essa?

Essa é uma das perguntas mais recorrentes pelos daltônicos: as cores que nós vemos em objetos cotidianos.

Há alguns anos atrás, eu descobri ser daltônico. O meu tipo de daltonismo torna o mundo que vemos um tanto diferente (de certa forma me deixou aliviado, por que eu fazia uma confusão com as cores…rs).

Pesquisando online, eu descobri que uma empresa norte americana criou o ÓCULOS MILAGROSO PARA DALTONISMO. E o melhor de tudo, por acidente! Mas antes de eu falar dos óculos, vamos conhecer um pouco mais sobre o daltonismo.

 

O que é daltonismo

O daltonismo é uma variação genética que causa uma confusão quanto a interpretação das cores. Geralmente é hereditário (mas há casos raros em que doenças como diabetes, leucemia, glaucoma e Alzheimer causaram o daltonismo), uma variação genética transmitida pelo cromossomo X. O cromossomo XY determina o sexo masculino e o XX o feminino. Sendo assim, as chances de uma mulher nascer daltônica são mínimas, pois ela precisaria que tanto o pai quanto a mãe tenham uma alteração específica nesse cromossomo e venha a nascer daltônica.

Como nos monitores de computadores, nossos olhos trabalham com as cores Vermelho, Verde e Azul (RED, GREEN, BLUE), escritas com RGB.

Cada cone e bastonete é responsável pela captação da frequência da cor. Se há uma alteração neles, deixamos de captar a cor e vemos o mundo de uma forma diferente.

figura 1

[Figura 1: Cones RGB. http://jfly.iam.u-tokyo.ac.jp/color/image/eyes.gif]

TIPOS DE DALTONISMO

Há três tipos principais de daltonismo, com variação de intensidade. Estes são:

Protanopia

O tipo mais comum, onde a pessoa pouco enxerga o vermelho. A pessoa enxerga mais tons de marrom, verde ou cinza. Pessoas com Protanopia costumam não distinguir o vermelho do verde.

Deuteranopia

Nesse caso, a pessoa pouco enxerga o verde. Os tons vistos geralmente são puxados para o marrom. Assim, ao ver uma arvore, a vê totalmente marrom. E olhos verdes, os vê castanhos.

Tritanopia

A tritanopia é o tipo mais raro de daltonismo. É o meu tipo de daltonismos (Tritanomaly), onde temos dificuldade de identificar a cor azul e às vezes a cor amarela. O laranja, rosa e vermelho se tornam cores muito parecidas. Bem como o roxo e o azul podem não ter nenhum tipo de diferença para o daltônico que o vê.

Monocromatismo

É o tipo mais raro e incomum, onde a pessoa não enxerga cores. Enxerga apenas tons de cinza.

 

Veja as imagens abaixo ilustrando o mundo segundo os olhos de um daltônico (color blind). Acompanhe:  

 

figura 2

[Figura 2: http://image.slidesharecdn.com/visimpairmentsall-081112-121112072523-phpapp01/95/visual-impairments-18-638.jpg?cb=1352705305]

Normal vision: Visão de uma pessoa sem daltonismo.

Red-Blind/ Protanopia: visão de um daltônico com dificuldade de ver a cor vermelha.

Green-Blind Deuteranopia: visão de um daltônico com dificuldade de ver a cor verde.

Blue-Blind Tritanopia: visão de um daltônico com dificuldade de ver as cores azul e amarelo.

Monochromacy Achromatopsia: visão de um daltônico com dificuldade de ver as cores.

Red-Weak Protanomaly: Grau leve de daltonismo (cor vermelha)

Green-Weak Deuteranomay: Grau leve de daltonismo (cor verde)

Blue-Weak Tritanomaly: Grau leve de daltonismo (cor azul)

Blue Cone Monochromacy: Grau leve de daltonismo (enxerga as cores com menos intensidade)

 

figura 3

[Figura 3: http://image.slidesharecdn.com/colortheory-141007013446-conversion-gate02/95/color-theory-64-638.jpg?cb=1420411376]

ENCHROMA

A EnChroma é uma empresa que está ganhando cada vez mais espaço no mercado com seus óculos desenvolvidos para o público daltônico e para médicos cirurgiões, que, mesmo não sendo daltônicos, precisam ter uma visão 100% precisa quanto a cores e nitidez.

Os óculos Enchroma foram criados por acidente, no laboratório de Don McPherson, (Ph.D in Glass Science – Alfred University). Eles estavam trabalhando em lentes que filtrassem as cores e as tornassem mais nítidas, podendo auxiliar profissionais, como médicos cirurgiões, a terem maior precisão durante as cirurgias. Ele havia inventado lentes para proteger os olhos em cirurgias à laser que, acidentalmente, ajudavam a corrigir o daltonismo. Dr. D. McPherson diz que os óculos não são nenhum tipo de milagre da ciência. Eles uniram a ciência com tecnologia (ciência dos olhos e tecnologia óptica).

figura 4

[Figura 4: Modelo de óculos Enchroma http://d1h1nw9upgtapw.cloudfront.net/wp-content/uploads/2013/11/CX-GAM-55-BLK-PL-main.jpg]

 

Como o Enchroma funciona

Os óculos funcionam com tecnologia digital Colour Boost. A luz atravessa camadas finas de material dielétrico, filtrando as ondas de luz e intensificando a cor enviada para o cérebro.

 

[Figura 5: Percepção das cores. http://d1h1nw9upgtapw.cloudfront.net/wp-content/uploads/2015/03/eyediagram1.jpg]

[Figura 5: Percepção das cores. http://d1h1nw9upgtapw.cloudfront.net/wp-content/uploads/2015/03/eyediagram1.jpg]

 

[Figura 6: Comprimento da onda. Cores RGB. http://d1h1nw9upgtapw.cloudfront.net/wp-content/uploads/2015/03/enchromacx.png]

[Figura 6: Comprimento da onda. Cores RGB. http://d1h1nw9upgtapw.cloudfront.net/wp-content/uploads/2015/03/enchromacx.png]

Em parceria com a empresa do ramo de tintas Valspar, a Enchroma fez um documentário chamado “Color for the colorblind” (Cor para o daltônico). Mostrando a experiência de um daltônico poder enxergar as cores pela primeira vez. Vale a pena dar uma olhada:

 

 

Curiosidade

Tetracromata – A visão sobre-humana

Você sabia que há um tipo inverso de daltonismo no qual a pessoa nasce naturalmente mais sensível a percepção de cores, podendo ver um espectro de cores mais vasto do que as pessoas comuns? O tetracromata raramente sabe que possui essa variação genética raríssima. Você já se imaginou vendo um cor vermelha que você nunca viu na vida? O tetracromata pode ver uma variação de até 99 milhões cores!

Descubra se você tem esse tipo de visão sobre-humana. Faça o teste e tente ver o que está escrito dentro de cada círculo. Se você só conseguir ver um monte de bolinhas da mesma cor, você não pertence a esse grupo.

[Figura 7: Encontre as letras dentro dos círculos. Deixe seu comentário. http://hypescience.com/wp-content/uploads/2013/05/Tetracromatismo-posibilidad-de-ver-mas-colores4-1-600x206.jpg]

[Figura 7: Encontre as letras dentro dos círculos. Deixe seu comentário. http://hypescience.com/wp-content/uploads/2013/05/Tetracromatismo-posibilidad-de-ver-mas-colores4-1-600×206.jpg]

DESCUBRA SE VOCÊ É DALTÔNICO

E você? Será que é daltônico esse tempo todo e não sabia? Esse teste foi desenvolvido para saber se a pessoa é daltônica ou não. Mas não serve para saber o tipo e/ou grau de daltonismo. Se você teve dificuldade de enxergar dois ou mais números, procure um oftalmologista.

 

Figura 8

 

Respostas.

A= Pessoas com daltonismo não enxergam o número 2.
B= Mesmo pessoas com daltonismo enxergam o número 12.
C= Pessoas com daltonismo não enxergam o número 74.
D= Pessoas com daltonismo não enxergam o número 8 .
E= Pessoas com daltonismo não enxergam o número 7.
F= Pessoas com daltonismo não enxergam o número 6.
G= Pessoas com daltonismo não enxergam o número 29.
H= Pessoas com daltonismo não enxergam o número 3.
I= Pessoas com daltonismo não enxergam o número 57.


Sobre o Autor

euo

Oh! Hello! I’m the Doctor! Fala, galerinha! Eu sou o Erik Sartor, instrutor de inglês em Cotia. Sou paulistano, vegetariano e apaixonado pela Irlanda e Doctor Who. Até a próxima!

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Tecnologia: o que o nosso universo espera para o futuro tecnológico
Tecnologia: o que o nosso universo espera para o futuro tecnológico Falar sobre tendências tecnológicas é
  • Guilherme Martins Gomes

    Fiz o teste e não Sou Daltônico hahah o/

    • Erik Sartor

      Que bacana que fez o teste, Guilherme. Menos mal 😛