anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

O que é eletricidade?

Eletricidade

A eletricidade é algo presente em nossas vidas a mais de um século, mas o que é a eletricidade?

 

Átomo

Vamos começar do princípio entendendo o que é um átomo!

O átomo é a menor partícula existente no universo e todas as coisas são formadas por essas partículas, ela que forma a matéria. Um átomo é formado por 3 elementos: prótons, nêutrons e elétrons, no quais os prótons e os nêutrons formam o núcleo e os elétrons ficam circulando em volta do núcleo.

O átomo é a menor partícula existente no universo. Mas vamos imaginar em escala maior: o átomo seria como nosso sistema solar, aonde o sol é o núcleo, com nêutrons e prótons, e os planetas são os elétrons. Os planetas ficam girando em volta do Sol assim como os elétrons ficam girando em volta do seu núcleo sem sair de sua órbita. Isso se dá no Sistema Solar por conta da gravidade dos planetas e no átomo se dá por conta das cargas que cada um tem, formando o equilíbrio e não deixando nada sair do seu lugar.

Cada elemento tem uma carga diferente:

  • os nêutrons têm cargas neutras
  • os prótons são cargas positivas
  • os elétrons são cargas negativas

São justamente essas cargas que tornam o átomo estável. Logo abaixo vocês podem conferir a imagem das duas maneiras que um átomo pode ser representado:

 

atomo

 

Agora que já sabemos o que é um átomo, então vamos finalmente para a eletricidade.

 

Eletricidade

Ela pode ocorrer de duas maneiras: quimicamente e naturalmente.

Quimicamente podemos exemplificar com uma pilha. Nós temos o lado positivo e o lado negativo de uma pilha, num átomo comum ele vai ter a mesma quantidade de prótons, nêutrons e elétrons, no entanto em uma pilha isso muda. Em uma pilha o lado positivo tem mais elétrons do que prótons e nêutrons e no seu lado negativo tem menos elétrons do que prótons e nêutron, os átomos tendem a se equilibrar na sua quantidade de elétrons, mas como no lado positivo todos os átomos estão com mais elétrons do que próton e nêutrons não tem como um átomo jogar elétron para o outro e assim ocorre do lado negativo também!
Se pegarmos um fio e ligarmos no lado positivo de uma pilha a outra ponta do fio ir para uma lâmpada, pegarmos um outro fio que vai estar no outro lado da lâmpada e a outra ponta do fio for ligada no lado negativo da pilha, isso faz com que a lâmpada acenda! (Veja figura abaixo)

pilha e lâmpada

 

Isso ocorre porque quando ligamos o fio os átomos do lado positivo passam a enxergar os átomos do lado negativo e como o lado positivo tem mais elétrons e o lado negativo tem menos elétrons então os átomos do lado positivo são passados para o lado negativo, a locomoção desses elétrons passando pela lâmpada de um lado para o outro faz com que a lâmpada se acenda.

Isso é eletricidade, ou seja, a eletricidade nada mais é do que uma locomoção de elétrons.

 

A eletricidade por ocorrer também naturalmente. Um exemplo é quando cai um raio; o que acontece é uma nuvem passando carregada de elétrons e encontra um solo que está com menos elétrons. Para os átomos se equilibrarem, o raio ocorre para que elétrons passem da nuvem para o solo. Um dado interessante é que pode ocorrer o contrário: uma nuvem passar com menos elétrons e encontrar um solo carregado e então o raio sobe passando do solo para a nuvem e também pode ocorrer o mesmo processo de uma nuvem para outra.

 

para-raios

 

Choque pela água não existe

Aproveitando que estamos falando de eletricidade, aqui vai uma curiosidade: a água não conduz eletricidade! Vocês devem estar pensando que eu fiquei maluco, mas é verdade.

O que conduz a eletricidade é a água misturada a minerais, por isso que não é aconselhável nadar no mar quando está caindo raio, pois se o raio cai na água do mar pode percorrer por até 3km! É por esse motivo que as pessoas morrem eletrocutadas dentro de banheiras ou piscinas, pois a água desses locais não é 100% pura contendo os taus sais minerais. E mesmo que a água fosse pura, o sal do nosso corpo iria se misturar a água e com isso ela passaria a conduzir eletricidade.

Bom esse foi o post de hoje! Espero que tenham gostado.


Instrutor

Autor do post

Eu sou o Felipe Pries Rubim professor de Informática e Hardware em Guarulhos.

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

download
Hidroeletricidade
Nada melhor que saber como é feita a energia elétrica que alimenta seu computador, celular