anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

O que é e como usar o DMZ no roteador doméstico?

Já ouviu falar em DMZ? Não? DMZ significa DeMilitarized Zone, ou seja, Zona Desmilitarizada, ou seja, área sem dono. É um recursos muito útil que nos permite deixar um computador totalmente acessível pela internet. Você deve estar pensando “por que eu faria isso?”. Aqui vai alguns motivos: transformar seu PC em um servidor de games,web, e-mail  ou permitir acesso ao seu computador remotamente (de qualquer outro lugar que não sua casa) entre outros vários motivos.

Mas fique atento: quando isso é feito temos que “triplicar” a segurança da rede como um bom firewall. Procure na internet algum bom firewall antes de começar!

Nota1: O objetivo do tutorial é ajudar aqueles que tentaram sem sucesso deixar um server, por exemplo, disponível na internet, como um de gamer ou mesmo WEB. Outro ponto importante é que ao colocar um PC na zona, todas as portas de acesso serão liberadas.

Pra ficar mais claro a explicação vou ilustrar:

Aqui é uma representação da situação sem DMZ

DMZ1

E aqui com o PC na DMZ:

 

DMZ2

Observe que ele fica exatamente entre as Redes Interna (sua casa) e a Rede Externa (Internet, também conhecida como WAN).

Alguns roteadores domésticos possuem a função DMZ, permitindo assim que você coloque um “PC” da rede numa zona desmilitarizada, deixando-o totalmente disponível pela WAN. Mostrarei como é feito no roteador DSL-2640T da D-link que uso aqui, porém o procedimento é semelhante em outros roteadores que possuem o tal recurso.

Nota2: Ao realizar os passos abaixo o “PC” com o IP especifico estará disponível externamente (inclusive todos os arquivos, irrestritamente) e como consequência desprotegido, portanto medidas de segurança devem ser implementadas, como a implementação de um firewall, como foi dito anteriormente.

Primeiro abra o Prompt de comando e digite o comando IPCONFIG e anote o IP do gateway, como vemos na imagem abaixo (esse é o IP do roteador, ou modem na rede local)

Agora abra o navegador e digite o IP do gateway, será solicitado login e senha (que podem variar dependendo do modelo do modem ou roteador) se você estiver usando o mesmo que o meu, o login e senha são admin. Você pode conferir a senha padrão do seu router aqui

Acesse a opção Advanced > DMZ

2

Dentro das opções do DMZ basta habilitar e digitar o IP do “PC” que estará disponível na Zona desmilitarizada.

3

 

Pronto, agora é só clicar em Apply.

Espero que esse tutorial tenha esclarecido, mesmo que basicamente algumas dúvidas em relação a DMZ (pois o assunto vai um pouco além disso) e ter ajudado aos que tentavam colocar um PC “disponível” na internet.

Dúvidas? Basta deixar no comentário. Gostou? Também deixe um comentário para nosso blog!

Abraço.

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.

Postagem Relacionada

FIREWALL…
O que é um Firewall? Para que ele serve? Por que eu instalaria um? Estas