anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

O que é, como funciona? Saiba mais sobre Intercâmbio.

Sim, intercâmbio!!

É a maneira mais prática de fazer turismo cultural e existem vários programas para diversos lugares por períodos de tempo variados e o mais importante, diversos bolsos.

Hoje as agências de intercâmbio possuem vários programas que permitem que qualquer pessoa faça intercâmbio, é só uma questão de escolher o programa que atende os seus objetivos e programar-se financeiramente para pôr esse projeto pessoal em prática. Caso não dê para ir agora em Julho, você já começa a se preparar para as férias de Dezembro. Que tal um Réveillon in London?

Viajar para outro país, hospedar-se na casa de uma família, estudar a fundo um novo idioma, talvez trabalhar, conhecer pessoas, lugares, trocar experiências de todos os tipos, é algo que só o intercâmbio permite fazer.

O intercâmbio, além de proporcionar conhecimento e amadurecimento é muito bem quisto pelas empresas, ou seja, um intercâmbio pode ser sinônimo de um up grade na sua carreira profissional.

As principais questões que você deve se fazer são:

1. Quais países me interessam?
2. De quanto tempo disponho?
3. Quanto dinheiro eu tenho?

Após ter essas respostas, aí sim procure por agências especializadas na modalidade e pesquise! Uma delas atenderá melhor as suas necessidades. E lembre-se: caso não consiga o que você deseja agora por motivos financeiros, não desista, se pergunte: quanto posso economizar por mês? Faça planos, metas – e trace meios de alcança-las.  Somente adie, momentaneamente, o seu sonho.

É interessante também pesquisar alguns blogs de pessoas que já passaram por essas experiências, por aquele país que você deseja conhecer. Assim, através dos relatos dessas pessoas, você pode excluir algumas opções que não eram exatamente o que você pensava e, às vezes incluir outras que você talvez nem soubesse que existiam.

Um pesquisa prévia pode ajudar também com algumas situações meio obvias, mas que podem passar despercebidas do tipo:
Você odeia frio? O Canadá, no inverno, nem pensar! Aliás, qualquer pais do hemisfério norte no período de inverno deve ser descartado.
Não quer muito contato com brasileiros?  Evite embarcar em janeiro, fevereiro e julho – em meses de férias, sem dúvida vai encontrar mais conterrâneos.
Não sabe nada do idioma do país para onde queres ir? Faça um curso intensivo para não passar nenhum perrengue!
Não consegue ficar muito tempo longe de casa? As agencias possuem programas de intercambio a partir de duas semanas até um ano inteiro no exterior.

Um ponto muito importante é: No exterior FIQUE LONGE DOS BRASILEIROS!!!

Conheço alguma histórias de pessoas que foram para o exterior para estudar e trabalhar e voltaram falando o mesmo inglês com que foram. Isso porque eles se sentiram sozinhos e se juntaram a outros brasileiros, fecharam o circulo. O que, claro, não contribuiu em nada para o aprendizado. Para conviver com brasileiros, fique no Brasil!! Aqui há um tantão deles!!!

Para quem tem interesse de se aventurar nesse novo projeto, vai aí uma lista de sites que vale à pena conferir:
– AFS Intercultura Brasil: ONG que propicia intercambio para diversos países e seu diferencial é o Programa de recebimento de estudantes estrangeiros. Da mesma maneira que um estudante brasileiro é hospedado em outro país, uma família aqui pode receber um estudante estrangeiro.
Site: http://www.afs.org.br/
– A Belta: Brazilian Educational & Language Travel Association – reúne as principais instituições brasileiras que trabalham nas áreas de cursos, estágios e intercâmbio no exterior.
Site: http://www.belta.org.br/

Espero que todas estas informações tenham sido úteis e, talvez, tenha plantando uma semente de um Big Project.

See you soon with more tips

Próximo

Postado por