anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

O pendrive deu pau! E agora?

Sabe aquele PENDRIVE que você tem, e que não abre a UNIDADE de jeito nenhum? Temos uma solução para você!

Uma falha muito constante é este erro em PENDRIVES, HD Externos, etc… Mas podemos solucionar isso de maneira rápida e prática usando o MS-DOS, dispensando a instalação de outros programas em seu PC.

 

Atenção: formatação necessária

Este procedimento deve ser feito apenas em unidades que você não tenha mais o interesse em usar possíveis arquivos, já que o procedimento inclui uma FORMATAÇÃO… E como todos sabem uma FORMATAÇÃO apaga DEFINITIVAMENTE os arquivos.

Se você quer recuperar seu pendrive, sem a intenção de recuperar os arquivos que estão ou estavam nele, siga nosso passo a passo… Vamos lá?

 

Como recuperar o pendrive pelo MS-DOS

1º PASSO – Abra o “CMD – Prompt de Comando”, no modo administrativo. Para isso, clique com o botão direito de seu mouse e escolha a opção EXECUTAR COMO ADMINISTRADOR

1

 

2º PASSO – Já com o CMD aberto digite o código CD.. (com os 2 pontos mesmo) e pressione o tecla ENTER. Repita mais uma vez o procedimento, até ficar com a linha de comando assim:

2

3º PASSO –  Digite “CLS” e pressione a tecla ENTER. Isso fará você ter a tela limpa sem os comandos já utilizados:

3

4º PASSO –  No CMD, digite DISKPART e pressione a tecla ENTER:

4

5º PASSO –  Agora vamos listar todas as unidades de disco existentes ou plugadas em seu PC. Para isso utilize o comando LIST DISK e pressione o a tecla ENTER, no meu caso eu tenho conectado neste PC somente o HD e o pendrive no qual farei o reparo. Aqui estão representados por disco 0 (HD da máquina) e disco 1 (o pendrive para reparo):

5

6º PASSO –  Agora vamos selecionar o disco que será reparado, no caso o PENDRIVE. Para isso inserimos no CMD o comando “SELECT DISK 1”. Atenção: Isso poderá variar de máquina para máquina ou de quantas unidades você tem conectadas em seu PC (no meu caso como só tenho 2 e estou usando o 1 que representa meu PENDRIVE). Após o comando ser digitado e confirmado ele exibirá a frase “O disco X é o disco SELECIONADO”.

6

7º PASSO –  Insira no DOS, o comanado CLEAN para a limpeza deste DISCO.

Atenção: os dados do pendrive serão apagados permanentemente, sem chances de recuperação dos arquivos.

7

8º PASSO – Agora vamos criar a partição. Para isso utilizamos o comando “CREATE PARTITION PRIMARY”, ou seja, criar uma partição primária em seu pendrive. Após a inserção do comando, ele retornará a mensagem “O DISKPART criou com êxito a partição especificada”, como mostra a imagem abaixo:

8

9º PASSO – Para que o pendrive funcione precisamos formatar a nova partição criada. Para isso, digite no DOS FORMAT FS=FAT32 QUICK. Isso fará uma formatação rápida em seu pendrive utilizando o tipo de arquivo FAT32.

9

10º PASSO – Para finalizar o procedimento digite o comando “ASSIGN”, para fixar todo o conteúdo aplicado dentro do DiskPart, isso também atribuirá a letra referente a partição.

10

11º PASSO – Saia do DISKPART usando o comando “EXIT” .

11

Pronto! Saia do CMD usando o comando exit ou fechando. Espero que vocês tenham gostado deste tutorial e até a próxima!


Ivan Souza
Coordenador na Evolutime Diadema

Próximo

Postado por