anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

O Legado das Máscaras

235340_(www.GdeFon.ru)

 

Além do turbilhão de informações que vocês viram na postagem anterior  sobre  IPV4, hoje  nós  falaremos  sobre Máscaras de  Rede, conceitos  essenciais para Profissionais de TI, Principalmente  aqueles  que  tem foco em Redes. Você  entenderá como as  máscaras são fatores determinantes na  hora de identificar um IP na  rede. Vamos lá…

Refrescando conceitos:

IP

 

O endereço IP é  composto por  um dado de  32 bits dividido em 4  octetos de 8 bits (por exemplo:192.168.1.10), e deve conter duas informações básicas que  determinam a que rede a máquina pertence (NETWORK-ID), e sua a identificação única dentro dessa rede (HOST-ID).

Para sabermos identificar essa informação, é essencial uma segunda configuração básica a “Máscara de  Rede”.

Qualquer “host” TCP/IP de qualquer sistema operacional possui obrigatoriamente essas duas informações mínimas (ENDEREÇO IP e MÁS DE REDE), sejam elas  atribuídas manualmente ou automaticamente.

 

Para compreendermos melhor sobre a identificação do que é rede e o que é host a partir  da verificação do ip e máscara, faremos uma analogia gráfica com base  nos conceitos de um expert sobre o assunto, Professor Kretcheu, o qual nas  suas aplicações compara Redes a Prédios e IP a Apartamentos, ficou perdido?! Veja  a demonstração e tudo fará sentido.

Prédio A

 

Prédio B

 

Comparação a e b

 

Surpreendido! Não poderia deixar de explanar essa analogia, ela  costuma ser uma luz  na  escuridão. Como você já está familiarizado com alguns conceitos  importantes vamos continuar…

networkid

 

…O “comprimento” da máscara conforme se  costuma dizer, identifica até qual bit (da esquerda para direita) no endereço IP está representado o NETWORK-ID. O restante (à direita) representa o HOST-ID. Por exemplo:

REDE E HOST

 

No IP 172.168.10.100 se utilizarmos a máscara com comprimento de 16 bits (11111111-11111111-00000000-000000000 = 255.255.0.0), teremos:

NETWORK-ID = 172.168.10           HOST – ID = 10.100

É altamente conveniente a utilização de máscaras padrões, quando conforme o exemplo mencionado, o comprimento da  máscara é um múltiplo de 8, fazendo com que os  octetos estejam sempre ou totalmente preenchidos por “1” ou por “0” (em nível binário), tornando a visualização em decimal muito mais clara e intuitiva.

Deve está se perguntando, como sei o número exato para identificação de  um ip através da máscara? Existem as máscaras padrões atreladas cada classe de  IP isso facilita  a identificação, basta memorizar conforme a  tabela abaixo:

tabela

 

Com base na  tabela  disponibilizada alguns conceitos são essenciais:

  • A classe de  um número de  IP é identificada pelo seu primeiro octeto;
  • O critério para se escolher a máscara a ser utilizada, é a quantidade de  redes e  de  hosts por  rede que se deseja (quanto maior o comprimento da máscara, maior a rede, e portanto, maior o  número de  redes possíveis, com menos hosts por  rede, e  vice-versa).
  • Por convenção, foi criada uma classificação de  endereços (“A”, “B” e “C”), que representa o comprimento mínimo da  máscara (8, 16, 24 bits, respectivamente) de  cada classe.

 

Portanto, com base  nos conceitos  aprendido, lembre-se  que máscara de  rede não é  um endereço de  IP. É uma informação determinante  na identificação de IP e qual rede está relacionado. Para você testar seus conhecimentos deixaremos 3 pequenos desafios para fazer a identificação de algumas informações com base nos IP’s. Comentem o Post com suas respostas, para constatarmos se está apto a trabalhar com rede de forma consciente.

Lembre-se, profissionais competitivos são profissionais bem informados.

 

“Não há desafio que se nos apresente sem que tenha sido concedida, antes a capacidade de superá-lo. Supere-se!” (Autor desconhecido)

 

Desafio (Responda no comentário):

 

 

192.168.0.1 / 24

 

 Máscara:

Network-Id:

Host_id:

  (  ) Classe “A”  (  ) Classe “B”(  ) Classe “C”

 

Tipo de Rede: (  ) Privada (  ) Internet

 

 

172.16.0.255 / 16

 

 Máscara:

Network-Id:

Host_id:

  (  ) Classe “A”  (  ) Classe “B”(  ) Classe “C”

 

Tipo de Rede: (  ) Privada (  ) Internet

 

 

1.0.0.1 / 8

 Máscara:

Network-Id:

Host_id:

  (  ) Classe “A”  (  ) Classe “B”(  ) Classe “C”

 

Tipo de Rede: (  ) Privada (  ) Internet

Próximo

Postado por