O Futuro em 3D – Óculos de Realidade Virtual
Recentemente a tecnologia trouxe algo que jamais acreditaríamos que seria possível alcançar: a realidade virtual. E para deixar esse mundo mais realista e impressionante, a indústria tecnológica vem trabalhando em equipamentos que nos deixam cada vez mais dentro do mundo virtual, como é o caso dos óculos de realidade virtual. Entre algumas das novidades temos os Óculus Rift e O Óculos de Holograma da Microsoft. Vamos ver como cada um funciona:
Realidade Virtual e sua evolução
Antigamente o que revolucionava era a realidade aumentada. Nessa tecnologia, você, munido de uma câmera, poderia fotografar um código e ver um objeto em 3d através das imagens captadas. Através dessa tecnologia e de alguns avanços, um desejo antigo dos homens foi possível: A realidade virtual.
Desde os filmes mais antigos o homem sonhava em poder interagir de alguma forma com a máquina. Esse desejo tomou forma em 2012, quando foi apresentado junto a tecnologia de atualização do jogo Doom, durante uma feira tecnológica.
Óculus Rift
O Óculus Rift tem duas lentes estereoscópicas que tem resolução de até 1080p (Full HD), rastreando o movimento da cabeça do usuário e seus atos. Cada movimento é captado com uma tecnologia parecida com a dos celulares.
A sensação é de se ver dentro do jogo, de se sentir parte do que esta vendo. Algumas pessoas após o uso sentem dores de cabeça ou tontura, mas a maioria quase nunca sente nada. Por ser ainda uma tecnologia em andamento, é natural que ainda não seja adaptável a todas as pessoas.
Quanto ao lançamento de mercado, ainda deve demorar um pouco até que a tecnologia chegue. O preço também deve ser um pouco salgado o que deve restringir um pouco o público.
A Alternativa: Microsoft Hololens
Recentemente, aproveitando os lançamentos do Windows 10 e do Directx 12, a Microsoft aproveitou e anunciou que estava trabalhando em um novo item: óculos que exibe hologramas. O projeto chamado de Hololens faz com que o usuário veja objetos 3d e que possa interagir com eles.
Apesar de diversas críticas, inclusive partindo de desenvolvedores que trabalham para a Microsoft afirmando que o projeto ainda é inalcançável, a Microsoft disse já ter algumas das tecnologias avançadas o suficiente para o desenvolvimento do óculos.
Uso alternativo da realidade virtual: Faça você mesmo!
Recentemente a Google anunciou que estava trabalhando em um projeto para barateamento de custo do Óculus Rift, fazendo o mesmo valer menos de US$ 100 dólares. O projeto usa celular, papelão e um pouco de criatividade. Vejam abaixo o vídeo do projeto:
Sobre o autor
Karlos Jardel é instrutor na Vila Formosa a mais de 3 anos e também já trabalhou com consultoria de Marketing durante 5 anos e design durante 3 anos. Atualmente leciona Informática e Hardware.