anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Novo Android 4.3

Oi pessoal, sou o Eduardo Florence da Microcamp de Praia Grande e neste post irei comentar sobre a nova versão do sistema operacional Android, nesta quarta-feira, 24, foi lançado o Android 4.3.

capa-android-4

Android é um sistema operacional para aparelhos móveis, é um sistema operacional de plataforma aberta e desenvolvido pela Google. Quando digo plataforma aberta, quer dizer que qualquer programador pode criar aplicativos, ou seja, pequenos programas para rodar nos celulares que tenham o sistema operacional Android. Esses aplicativos ficam todos catalogados e à disposição dos usuários na Android Market, uma loja virtual acessível via celular, a grande maioria desses aplicativos são gratuitos. A grande vantagem desse sistema é que ele pode ser modificado, podendo assim ser adaptável para diferentes aparelhos e por esse motivo ele foi adotado por diversos fabricantes de celulares nos seus diferentes aparelhos, como: Sony, Motorola, Samsung, etc..

História

O sistema operacional Android começou em agosto de 2005, quando a Google comprou Android Inc., uma pequena empresa na Palo Alto localizada na Califórnia. Até essa data, a Google não tinha nenhum sistema nem aparelho, a intenção dela era de criar um sistema baseado em localização. A empresa Android Inc. era uma empresa que desenvolvia plataforma para celulares baseados em Linux, com o objetivo de ser um sistema flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes.

A história do sistema Android começou com o lançamento do Android beta em novembro de 2007. Apenas em 2008 foi lançado a primeira versão comercial, o Android 1.0. O Sistema Operacional Android é desenvolvido pela Google e também pela Open Handset Alliance , e tem criado uma série de atualizações para o sistema operacional,  desde o seu lançamento original, essas atualizações tem a finalidade de corrigir erros e adicionar novas funcionalidades. Desde o ano de 2009 todas as versões foram criadas sob um codinome e lançado em ordem alfabética, como: Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, e Jelly Bean (o nome da última versão lançada, o Android 4.3), as duas primeiras com as letras A e B a Google não anunciou o nome.

  • 2007 foi lançado Android Beta.
  • 2008 primeira versão comercial, Android 1.0, usado no HTC Dream.
  • 2009 em fevereiro foi lançado a versão 1.1.
  • 2009 em abril foi lançado a versão 1.5 ( CupCake).
  • 2009 em setembro foi lançado a versão 1.6 ( Donut).
  • 2009 em outubro foi lançado as versões 2.0/2.1 ( Eclair).
  • 2010 em maio foi lançado o 2.2 ( Frozen Yogurt).
  • 2010 em dezembro foi lançado o 2.3 (Gingerbread).
  • 2011 em fevereiro foi lançado 3.0 – A primeira atualização Android só de tablets (Honeycomb).
  • 2011 em novembro foi lançado 4.0 (Ice Cream Sandwich).
  • 2012 em novembro foi lançado 4.1/4.2.
  • 2013 em julho foi lançado o 4.3 (Jelly Bean).

 

Novidades na nova versão 4.3.

A grande novidade dessa versão é que os usuários poderão criar vários usuários. O usuário poderia montar diferentes perfis de atualização em um mesmo aparelho móvel, de maneira similar ao que acontece com computadores. Também poderá restringir os conteúdos aos usuários, fazendo com que crianças não tenham acesso a algumas funções do aparelho.

Veja abaixo as principais novidades:

Perfis restritos:

Como comentei acima, a nova versão do Android vem agora com perfis fechados, ou seja, pode ser utilizado para usuários que compartilham seus smartphones e tablets com outras pessoas. Tem a função de limitar o acesso de alguns usuários dentro dos aplicativos, ou ate restringindo acesso a conteúdos da internet.

Bluetooth Smart:

Outro novo recurso é o Bluetooth Smart, que conecta dispositivos Android economizando consumo de bateria.

OpenGL|ES 3.0:

Esse software serve para desenvolvedores de games, o recurso traz evolução na renderização dos gráficos, e tudo isso em tempo real e com definição nativa de 1080p. Na apresentação dia 24/07/2013, as pessoas ficaram impressionadas com a qualidade das imagens.

Nova forma de digitação:

Apenas uma pequena mudança, com um novo algoritmo que promete fazer o sistema reconhecer mais rapidamente o que você digita. Além disso, agora há o recurso de auto complete nas ligações, que reconhece o número que você está digitando para sugerir os telefones relacionados.

Caso você deseje saber mais sobre as novas funções da nova versão do sistema operacional Android, acesse: http://www.android.com/about/jelly-bean/

 

Espero que tenha gostado do post, não esqueçam de compartilhar e comentar. Um abraço e até a próxima.

 

 

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina