anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Nanotecnologia – a revolução microscópica

 O que é Nanotecnologia?

stockvault_17605_20090706

 

Nanotecnologia – a revolução microscópica

Nanotecnologia é a ciência que planeja e desenvolve produtos e técnicas que utilizam partículas minúsculas, do tamanho de nanômetros.

Um nanômetro corresponde à bilionésima parte de um metro.

Fazendo uma comparação, essa é a dimensão de um átomo ou mil vezes o tamanho de uma célula. Uma cabeça de alfinete, por exemplo, mede um milhão de nanômetros! Com essa tecnologia é possível organizar átomos e moléculas com o objetivo de criar um novo material ou novo processo. Por incrível que pareça, essa tecnologia já faz parte de nossas vidas há muito tempo. Ela está presente em muitos componentes eletrônicos utilizados em computadores (principalmente em processadores), equipamentos médicos, entre outros, e é utilizada em áreas como, por exemplo:

nano

Na beleza

Na indústria dos cosméticos já existem alguns protetores solares que utilizam nanopartículas para evitar a cor esbranquiçada do produto.

1350581406_lumigram

Na moda

Também já é possível encontrar roupas que usam as nanopartículas para repelir a água e outros materiais, o que torna o vestuário resistente a manchas.

audi_tt_rs___turbo_bw

 

Na indústria automobilística

Engenheiros descobriram que nanopartículas de silicato de alumínio podem ser utilizadas para tornar os carros resistentes a arranhões e lascas.

nanotechnology-nano-schematic-orange

Na medicina

Cientistas criaram um processo para fabricar curativos contendo nanopartículas de prata, que sufocam os micróbios.

shutterstock_146455145Na área de alimentos

Na criação de novas embalagens que conservam os produtos alimentícios por mais tempo.

 

Conclusão

Isso é apenas o começo da revolução que a nanotecnologia vai trazer para o nosso cotidiano. As possibilidades são infinitas: poderemos no futuro ter computadores microscópicos, roupas que aquecem e resfriam de acordo com a temperatura ambiente, nanorobôs que realizam cirurgias ou matam micróbios, remédios que agem de forma inteligente, materiais mais resistentes, água mais pura, plásticos que se dissolvem mais rapidamente, carros mais seguros, baterias e pilhas mais eficientes, etc.

Assista aqui uma pequena matéria sobre a nanotecnologia:

 

 

Esperem por grandes avanços nessa área em breve.


 

Prof. Alexandre JoséAlexandre José leciona Informática, Web Design, Hardware e Administração de Empresas há mais de 15 anos. É Técnico de Informática formado pela ETEC e bacharel em Administração de Empresas pelo UNIFIEO.

 

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

116147
Máquina Gamer: você está pagando um preço justo por ela?
Olá pessoal, tudo bom? Hoje falaremos sobre máquinas gamer e vou estender esse assunto por