anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Mulheres Programadoras

Gênios da Informática – Mulheres Programadoras

Gates, Jobs, Pascal, Boole…  A história da informática está repleta de homens que mudaram os rumos da humanidade. Mas espera aí, só homens? Com certeza não. Assim como em outras áreas do conhecimento humano, existem e existiram várias mulheres que contribuíram para que chegássemos ao nível tecnológico que alcançamos hoje. Entre elas, podemos destacar duas grandes programadoras:

 

Ada Lovelace

Ada Lovelace

10/12/1815 – 27/11/1852

Foi uma escritora e matemática inglesa que viveu no século 19. É conhecida como o primeiro ser humano a programar para um computador, tendo criado o primeiro algoritmo (sequência de instruções) para ser processado por um computador, a máquina analítica do matemático e inventor inglês Charles Babbage, um projeto de computador mecânico de uso geral. Esse algoritmo criado por Ada Lovelace é considerado o primeiro programa de computador da história. Ela também acreditava que a capacidade dos computadores iria muito além do simples cálculo ou processamento de números, e imaginou como as pessoas se relacionariam com essas máquinas, isso quase um século antes do primeiro computador ser construído.

 

Grace Hopper

Grace Hopper

09/12/1906 – 01/01/1992

Foi uma almirante e analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos. Foi a criadora de uma linguagem chamada Flow-Matic, que serviu de base para a criação da famosa linguagem de programação COBOL. Ela também foi uma das primeiras pessoas a programar para o computador Harvard Mark I, considerado como a primeira e maior calculadora digital automática de grande porte desenvolvida nos Estados Unidos.

Grace também é conhecida como autora do termo “bug”, utilizado para designar uma falha no código-fonte de um programa de computador.

O termo BUG surgiu quando Grace Hopper tentava descobrir um problema em seu computador. Quando descobriu o que era, percebeu que havia um inseto morto dentro da máquina. Desde esse dia, o termo bug passou a ser utilizado.

No ano de 1998, a almirante Grace Hopper recebeu a honra de ter um navio da Marinha americana batizada com o seu nome, o contratorpedeiro USS Hopper.

Aproveitando o assunto deste post, gostaria de homenagear todas as mulheres programadoras, donas de casa, médicas, advogadas, balconistas, faxineiras, etc., pela contribuição que vocês todas dão para nossas vidas.

Feliz Dia da Mulher!


Prof. Alexandre JoséInstrutor Alexandre José leciona Informática, Web Design, Hardware e Administração de Empresas há mais de 15 anos. É Técnico de Informática formado pela ETEC e bacharel em Administração de Empresas pelo UNIFIEO.

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

imagem 1
Aprendendo Lógica de Programação (Parte 3)
Aprendendo Lógica de Programação (Parte 3)   Esse post é a continuação de “Aprendendo Lógica