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MS Project 2013 – Criando um projeto

Neste post iremos nos aprofundar no programa MS Project, no post anterior foi comentado sobre o que é o Project e suas funcionalidades, conhecendo alguns requisitos necessários para poder criar um projeto, caso tenha queira ler clique aqui.

Irei mostrar passo a passo como criar um projeto básico, para que você tenha uma melhor compreensão do aplicativo. Para relembrarmos, o MS Project é um aplicativo que tem a função de criar e monitorar um planejamento.

CAPA-PROJECT-(1)

Criando um projeto

Antes de criar um projeto é necessário se planejar, é preciso saber realmente qual o objetivo e dividirmos em etapas.

Imagine que você irá criar um planejamento para uma empresa que vende equipamentos de informática e essa empresa precisa planejar uma venda de 8 computadores com sistema operacional e aplicativos, agora que já temos nosso objetivo é necessário dividir em etapas, mas, para isso é necessário se conhecer a área de atuação. Coloquei abaixo algumas etapas, você poderá acrescentar ou retirar conforme ache necessário.

tabela

Já temos nosso objetivo e suas etapas, agora iremos montar isso dentro do Project. Siga os passos:

1- Abra o aplicativo MS Project e clique na opção projeto vazio, como mostra a imagem 1.

imagem-1

2-Agora iremos acrescentar as tarefas dentro do MS Project, como mostra a imagem 2.

imagem-2

3- após inserir as tarefas iremos organizar essas tarefas, iremos criar títulos e subtítulos. Para isso clique com o botão direito do mouse em cima do número 1 como mostra a imagem 3, e clique na opção inserir tarefas.

imagem-3

4- Após isso digite o tema do título, neste caso irei colocar Projeto venda de computadores, como mostra a imagem 4.

imagem-4

5- Mas para transformar em título é necessário selecionar todas as tarefas e clicar na guia Tarefa e depois na opção Recuar, como mostra a imagem 5.

imagem-5

Veja como irá ficar:

imagem-6

6 – agora iremos inserir subtítulos em nosso projeto, isso é importante para que se possa ter informações detalhadas de cada parte do projeto, como planejamento, implantação e termino.

7- Para isso clique no número 2 e insira uma nova tarefa e coloque no nome de Proposta, como fizemos no passo 3, selecione as tarefas: Reunião, Definir configuração dos equipamentos, Cotação, Definir preço de venda, Proposta de venda? e faça os passos 4 e 5, como mostra a imagem 7.

imagem-7

8- faça os seguintes subtítulos como mostra a imagem 8.

imagem-8

9- Na primeira tarefa deve ser colocada quando irá começar o projeto, neste exemplo irei colocar a data 24/08/2014 na tarefa Reunião, como mostra a imagem 9.

imagem-9

10- A próxima etapa agora é de inserir a quantidade de tempo que irá durar cada etapa, insira conforme a imagem 10. Apenas insira os valores que estão dentro da seleção em vermelho, nos títulos são automáticos.

imagem-10

11- Agora iremos fazer a parte principal de um planejamento, indicar quando começa e termina uma etapa, para isso clique no retângulo azul que representa a tarefa Reunião e arraste até a próxima tarefa, Definir configuração dos equipamentos, como mostra na imagem 11.

imagem-11

Verifique que criou uma relação entre as duas tarefas, clique 2 vezes na seta que apareceu, mostrará uma nova janela como mostra a imagem 12, devemos escolher uma das opções abaixo.

Termino a início: Quando terminar a etapa anterior a próxima irá começar;

Início a início: Quando começar a etapa anterior a próxima etapa irá começar junto;

Termino a termino: Quando terminar a etapa anterior a próxima etapa deverá terminar;

Início a termino: Quando começar a etapa anterior a próxima etapa deverá ter terminado

imagem-12

 

Na maioria das vezes iremos escolher a opção termino a Inicio, mas isso depende de cada projeto. Faça isso com todas as tarefas. Veja na imagem 13.

imagem-13

Verifique que agora ele mostra realmente a duração correta do projeto.

imagem14

12-Agora iremos inserir os recursos do projeto, que pode ser material ou mão de obra, neste exemplo iremos colocar as pessoas que irão fazer cada tarefa, pode ser digitado diretamente os nomes na coluna nome dos recursos, como mostra a imagem 15.

imagem-15

Finalizando

Espero que tenha ajudado, esse post é apenas a parte básica para a criação de um projeto, mas é o ponto inicial para que você possa começar. Espero que tenham gostado e até uma próxima.

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Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

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