anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Montando um Servidor Local de PHP/MySQL com o Xampp

Salve, salve galera!
Hoje montei um tutorial mostrando como montar um servidor web gratuito para testar não só as suas páginas em PHP, mas usar também a base de dados MySQL, que é a mais utilizada no mercado. Esse software é muito útil para quem mexe em CMS (WordPress, Joomla etc) e precisa testar o layout sem colocar nada no ar.

Vamos precisar de um software chamado XAMPP, que nada mais é do que um programa que transforma nossa máquina em um servidor local para páginas web.

xampp

 

Caso você não o tenha em sua máquina basta baixar ele neste endereço: https://www.apachefriends.org/pt_br/index.html

Selecione o tipo de sistema operacional e faça o download.

A versão é em inglês, mas depois de instalado pode-se mudar para português, o processo é bem fácil, leia os passos e o programa será instalado.

Após a instalação, a pasta dos programas essenciais para o funcionamento do servidor e o local para você copiar a página em PHP ficará dentro da unidade C: na pasta chamada XAMPP.

Tela de instalação do Xampp

 

Testando o servidor

Para testar o servidor e ver seus sites como ficarão na internet você deve primeiro ligar o servidor. Se não aparecer o XAMPPCONTROL na tela, vá na pasta XAMPP dentro da unidade C:\ e execute o arquivo de nome xampp-control e a tela abaixo aparecerá:

 

Controle do Xampp

 

 

Ligando o servidor no Xampp

 

Clique no botão START das somente do APACHE e MySQL e aguarde ficar verde:

Xampp Control Panel

Atenção

Caso não fique verde é devido a alguma aplicação (programa) aberta usando a mesma porta do servidor ou firewall bloqueando. Neste caso desligue este software ou permita a execução dos programas. Tive muito problemas com outros servidores como o ASP ou mesmo com o SKYPE. Neste caso desliguei os dois.

Copie todo o conteúdo criado (site), inclusive as pastas para dentro do C:\XAMPP\HTDOCS que é a pasta que o servidor usa para montar o servidor local.

Após isso, vá ao navegador de sua preferência e digite o seguinte endereço:

http://localhost

ou

http://127.0.0.1

 

Testando o conteúdo do Xampp

Depois de iniciado, a tela abaixo é mostrada com todas as opções ativas do servidor:

Configurações do Xampp

Para criar e administrar seu banco de dados MySQL, use a opção PHPMYADMIN que é a forma mais simples e prática de fazer isso.

Todo site copiado para dentro da pasta HTDOCS pode ser visualizado usando o endereço http://localhost/site, onde site é o nome da pasta onde está a página copiada, por isso é importante separar todos os seus aplicativos (sites) por pasta para melhor organização dos mesmos.

Galera, espero que esse post seja útil para vocês! Curtam e compartilhem, e qualquer dúvida, utilizem o campo de comentários aí embaixo.


Sobre o Autor

Olá galera! Meu nome é Alexsandro Silva e sou instrutor de Web Design em Mogi das Cruzes, espero que tenham gostado do post e até o próximo. Valeu!!!

IMG-20150120-WA0013

 

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Instalação e configuração de servidor DHCP em Windows Server
Tutorial de instalação e configuração de servidor DHCP em Windows Server 2008.