anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Montagem de fotos com Movie Maker – Parte I

Já precisou criar sua montagem de fotos e não sabia por onde começar? Que tal conhecer o programa Windows Live Movie Maker? Um programa leve e cheio de recursos para lhe auxiliar com a montagem de fotos.

CAPA

Que programa utilizar?

Existem vários programas que podem te auxiliar na criação e montagem de fotos e vídeos, porém temos um programa que se destaca pela sua facilidade e praticidade, e pode ser feito o download em qualquer sites de downloads de programas.

Chama-se: Windows Live Movie Maker.

No momento da instalação, escolha a segunda opção, para que instale só o Windows Live Movie Maker.

Instalando o Movie Maker

Deixe habilitado somente o Windows Live Movie Maker. Assim que concluir a instalação, abra o programa.

Dicas importantes

  • Antes de iniciar seu projeto, o ideal é criar uma pasta na área de trabalho e lá salvar separadamente todas as fotos, músicas e vídeos que pretende utilizar;
  • Salve sempre fotos na melhor qualidade possível, evite fotos do facebook, sempre utilize as originais caso as tenha, pois o facebook diminui a qualidade da foto quando são postadas;
  • Por mais que não tenha outra foto, nunca utilize fotos pequenas demais, pois quando a montagem for exibida na televisão ou em outro lugar maior que seu monitor a foto ficará embaçada;
  • Use músicas e vídeos para enriquecer sua montagem;
  • Quando salvar seu projeto, para que o mesmo seja reproduzido por um aparelho de DVD, o arquivo de filme deverá ser convertido para uma extensão de arquivo específica (.VOB);
  • Caso alguma foto esteja virada, desvire a foto utilizando as ferramentas do Movie Maker; 

Adicionando Fotos

Para importar suas fotos para o projeto basta clicar no botão Adicionar vídeos e fotos, assim que clicar aparecerá uma nova janela para abrir o local das fotos. Observe a figura 02.

Adicionando fotos

Adicionando Título, Legenda e Créditos

Título

Ao clicar na opção de título podemos colocar um título ao nosso vídeo, esse título pode ser colocado a qualquer momento, basta clicar uma foto após e clicar no menu título, como mostra a figura 3, o bom é que poderá criar sessões no seu vídeo. Assim que inserir o seu título digite e formate ele de acordo com o seu gosto.

Adicionando título

Legenda

Para inserir a legenda basta escolher a foto que deseja, clicar na guia Página Inicial e escolher a opção Legenda, como mostra a figura 4.

Inserindo a legenda

Após inserir a legenda, uma caixa de texto se abrirá em cima da foto escolhida, bastando digitar o texto desejado. Assim que digitar o texto poderá formatá-lo do jeito que desejar e ainda poderá aplicar um efeito no texto o que trará um excelente visual e um diferencial ao seu vídeo.

Adicionando legenda

Créditos

Nosso vídeo já tem fotos, títulos, legenda em fotos e para finalizar iremos adicionar os créditos, geralmente nos créditos colocamos as pessoas que participaram do vídeo, o autor e a data, ou simplesmente uma mensagem que faça o desfecho do seu vídeo. Para inserir os créditos, basta clicar na guia Página Inicial, na opção créditos, como mostra a figura 6.

Inserindo Créditos

Assim que inserir os créditos de acordo com o seu gosto, utilize os efeitos de texto, veja todas as opções de efeitos, no caso de créditos o efeito mais utilizado é o rolar, que simula o efeito de créditos muito visto em filmes, use o seu gosto e escolha o efeito que mais gostar.

Aplicando efeitos nos créditos

Animações

As animações dão a vida à montagem de fotos, elas são maneiras diferentes de mudar de uma foto para outra. Para inserir uma animação diferente em cada foto, basta clicar na guia Animações, escolher a foto desejada e clicar na animação desejada. Observe a figura 08.

Animações

Efeitos visuais

Além das animações, também é possível aplicar efeitos visuais a cada foto, embora seja aconselhável aplicar esses efeitos em apenas algumas fotos para não ficar muito carregado. Para aplicar os efeitos visuais basta clicar na guia Efeitos Visuais, selecionar a foto e escolher o efeito desejado para sua foto.

Efeitos visuais

Salvando a montagem de fotos

Existem duas formas de salvar sua montagem de fotos, a primeira é salvando o projeto e a outra é salvando o filme, a diferença é que como fazer a montagem de fotos não é nada fácil, nem sempre terminamos a montagem no mesmo dia, por isso é importante saber como salvar o seu projeto, para quando abrir para continuar não ter aquela “surpresinha”, o primeiro detalhe muito importante é salvar as fotos, música e o projeto no mesmo local, pois se abrir e não encontrar a foto é o mesmo que não ter salvado.

Salvando projeto

Para salvar o projeto, basta clicar no botão salvar, ou clicar no menu arquivo e escolher a opção salvar, feito isso abrirá uma janela onde você deverá digitar o nome e clicar no botão salvar. Observe a figura 10.

Salvando o projeto

Salvando Filme

Para salvar no formato de filme, estando na guia Página Inicial, basta clicar no botão Salvar filme, e escolher a opção para o computador, e aguardar o projeto ser renderizado. Lembrando que se desejar reproduzir o vídeo criado o mesmo deverá ser convertido para uma extensão apropriada. Também é possível publicar nas redes sociais, facebook, youtube ou até mesmo o skydrive.

Salvando Filme

Não paramos por aqui

Existem muitos recursos que podem ser utilizados na criação de montagem de fotos, no próximo post abordaremos como trabalhar com a edição de música e vídeo.

Aguardem!

Qualquer dúvida ou sugestão, basta comentar ao final desse post, não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos.

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

Postagem Relacionada

Montagem de vídeos e músicas com Movie Maker – Parte II
Gostou do nosso post anterior sobre montagem de fotos? Então irá amar esse post sobre