anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

MOBA

O que é MOBA?

MOBA é uma sigla que significa Multiplayer Online Battle Arena (em português, “Batalha em Arena Multiplayer Online”). É um tipo de jogo online que está fazendo muito sucesso entre os gamers, alguns títulos muito famosos do gênero são DOTA 2, League of Legends, Heroes of the Storm e Smite. Se você é ligado nos games, você provavelmente já ouviu falar de alguns desses jogos, não é mesmo?

São jogos que podem ser jogados casualmente ou profissionalmente. Existem até campeonatos (e-Sports, por exemplo) que pagam milhares de dólares para as equipes vencedoras dos mundiais desses jogos!

Mas o que faz de um MOBA um jogo competitivo e tão famoso? É a maneira de como devemos jogar: é um jogo onde o trabalho em equipe e comunicação são essenciais para a vitória.

 

Funcionamento do MOBA

Funciona assim: São 2 equipes com 5 jogadores para cada equipe. Cada jogador deve escolher um personagem para preencher as necessidades da equipe. Essas necessidades são: personagens de Suporte e/ou tanque e personagens de dano, basicamente. Normalmente, uma equipe bem composta conta com 1 personagem tanque, 1 personagem suporte e 3 personagens danos.

O tanque será o personagem que “aguentará a porrada” do time inimigo, enquanto isso, os personagens de dano tentarão derrotar os oponentes (normalmente focando nessa ordem: derrotar primeiro o suporte inimigo, depois o dano inimigo e por fim o tanque inimigo) e por último, mas não menos importante, o suporte que auxiliará na vida de todo o time: o dever do suporte é impedir que seus aliados sejam derrotados na arena.

 

Mapa de um MOBA

MOBA_1Agora que você sabe sobre as classes e um pouco sobre as regras, vamos analisar um típico mapa de MOBA.

 

Esse mapa é o mapa do jogo Smite, um dos MOBAs mais simples. As cores representam o time aliado e o time inimigo. Vamos analisar os ícones do mapa:

MOBA_2 Esse ícone representa o seu titã. A regra principal do jogo é derrota-lo. A equipe que chegar até ele e o derrotar será a vencedora. Para ele ser derrotado, todas as torres e a fênix de pelo menos uma “lane” devem ser derrotadas.

MOBA_3 Esse ícone representa suas torres. As torres são suas linhas de defesa até o seu titan. Uma vez destruídas pelos inimigos, elas não podem mais ser regeneradas.

MOBA_4 Esse ícone representa suas fênix. As fênix são a sua última linha de defesa até o seu titan. Se forem destruídas pelos inimigos, elas serão regeneradas em questão de alguns minutos, mas seu titã estará vulnerável a ataques enquanto ela estiver morta.

 

 

MOBA_5“Lanes” são esses caminhos onde temos as torres e as fênix. Totalizando 3 lanes. Observe:

Chamamos a “lane” verde de “Long lane” por ela ser longa. Nela, normalmente os times posicionam o tanque e um dano à distância físico que ataca rápido, os dois jogadores ficarão juntos por um certo período de tempo defendendo aquela “lane”.

A “lane” amarela é a “Mid lane” por ela ser o meio da arena. Nela, normalmente os times posicionam um dano mágico.

E a “lane” vermelha é a “Short lane” por ela ser curta. Nela, normalmente os times posicionam um personagem de dano ou suporte que consiga se manter “de pé” por bastante tempo. Para isso, tem que ser um personagem híbrido, com uma quantidade boa de dano, mas também significativamente alta de defesa e se possível com regeneração. É uma das “lanes” mais complicadas para uma primeira vez.

 

Regras

Certo, então temos 1 tanque e 1 dano na “long”, 1 dano na “mid” e 1 suporte ou dano na “short”, mas está restando 1 jogador. Este jogador restante fica normalmente dentro dessa área roxa apresentada no mapa acima. Essa área é chamada de “Jungle”. Dentro da “Jungle” há vários “power-ups” para os personagens, como por exemplo “power-ups” que aumentam o dano, ou a velocidade de ataque dos personagens.

O jogador que falta então é chamado de “Jungler”. O “jungler” deve escolher um personagem com mobilidade alta e bastante dano, porque seu dever é ficar indo de “lane” em “lane” auxiliando cada uma, emboscando os inimigos quando tiver a oportunidade e pegando os “power-ups” para auxiliar seu time. Por ser tão atarefado e se mover bastante, o “jungler” geralmente é o comandante da equipe.

Há muitas outras regras, componentes e mecânicas para você aprender sobre MOBAs! Aqui falamos o básico. Tente jogar alguns jogos mencionados no começo do post.

 

ATENÇÃO: Todos os MOBAs do post são gratuitos e prometem muita diversão. Recomendação: Smite e Heroes of the Storm são os mais fáceis para um começo!

 

Com uma comunicação boa e trabalho em equipe, sua equipe consegue uma vitória fácil. Quando for jogar, dê preferência para jogar com amigos ao invés de jogar sozinho e cair em um time qualquer, porque normalmente times aleatórios são difíceis de lidar por várias questões: as vezes não sabem jogar, se comunicar e até mesmo xingam todos a sua volta. #FicaDica


Post elaborado pelo teacher Matheus Moro Groba, de Diadema.

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Telejogo
História dos Videogames (Parte 2) – PONG!
Olá gamers? tudo bem? Hoje iremos continuar nossa jornada pela história dos videogames, mas, hoje