anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Missão Crítica

Missão Crítica

Servidor HP G8 ML350 686715-S05

— Fala pessoal, tudo bem?

— Hoje vamos falar de um assunto muito importante para todas as empresas e até para nós mesmos que são as missões críticas. Já imaginou as consequências caso seus clientes perdessem dados devido à falhas em seus sistemas? Então vamos conhecer o que é e o que podemos fazer para nos prevenir destes desastres.

O que é Missão Crítica?

2649743-8946-rec

De uma forma direta missão crítica é construir um ambiente de T.I para evitar paralisações e a dor de cabeça com a perda de arquivos e tentativas desesperadas de recuperação de arquivos.

Em um ambiente de T.I desse nível não devemos medir esforços na hora de realizar investimentos, afinal de contas quanto vale a informação de sua empresa ou a que você possui?

É importante conhecermos o Uptime e o Downtime que são justamente o  tempo disponibilidade e tempo indisponibilidade de um sistema.

Tolerância à falhas e alta disponibilidade

oracle-data-guard

Uma empresa precisa avaliar o quanto a informação é importante para si para saber quanto deve investir em missão crítica, geralmente nesses sistemas são utilizados discos RAID e são desenvolvidos para ter o menor risco de falhas possíveis.

Um exemplo do Uptime são as empresas que hospedam sites, muitas delas oferecem garantia de uptime de 99,9% mas o que representa este número, se analisarmos isso é equivalente a:

1 ano = 365 dias

1 dia = 24 horas

365 x 24 = 8760 horas em um ano

Quer dizer que uma empresa que te oferece uma garantia de Uptime de 99,9%, está lhe oferecendo 8751 horas de disponibilidade (Uptime) e 9 horas de downtime ou paralisação do sistema.

Claro que na prática esta conta nem sempre funciona!


Segurança em sistema críticos

É ideal que os computadores de missão crítica fiquem um local com proteção contra incêndios e climatização adequada, outro aspecto importante é que além de Nobreaks às vezes se faz necessário à instalação de geradores de energia.

Missão Crítica para Pequenas Empresas

dns-323-front-disk

As pequenas empresas também não estão livres de falhas, e por isso, nesse caso, o ideal é a aquisição de um storage um dispositivo de armazenamento com suporte LAN (Local Área Network), ou seja, pode ser conectado diretamente na rede, garantindo a disponibilidade dos arquivos e que também possui suporte a espelhamento de discos e suporte HD’s de grandes capacidades de armazenamento.

Conclusão

conclusao_mc

Os recursos de missão crítica são de extrema importância dentro de ambientes computacionais e os conceitos não devem se limitar somete as informações citadas aqui, ao ponto que não existem especialistas em missão crítica e sim a uma ou mais técnicas e tecnologias de missão crítica.

Espero que gostem da matéria e até a próxima!

Próximo

Postado por

Meu nome é André Santos, ministro aulas de Informática, Web e Hardware na Microcamp de Praia Grande, atuo na área há diversos anos e continuo meus estudos incessantes todos os dias afinal de contas a informática está sempre mudando e temos uma novidade a todo instante. "Trabalhar enriquece a mente"!

Postagem Relacionada

sliderHome_BLOG
O pendrive deu pau! E agora?
Sabe aquele PENDRIVE que você tem, e que não abre a UNIDADE de jeito nenhum?