Missão Crítica
Missão Crítica
— Fala pessoal, tudo bem?
— Hoje vamos falar de um assunto muito importante para todas as empresas e até para nós mesmos que são as missões críticas. Já imaginou as consequências caso seus clientes perdessem dados devido à falhas em seus sistemas? Então vamos conhecer o que é e o que podemos fazer para nos prevenir destes desastres.
O que é Missão Crítica?
De uma forma direta missão crítica é construir um ambiente de T.I para evitar paralisações e a dor de cabeça com a perda de arquivos e tentativas desesperadas de recuperação de arquivos.
Em um ambiente de T.I desse nível não devemos medir esforços na hora de realizar investimentos, afinal de contas quanto vale a informação de sua empresa ou a que você possui?
É importante conhecermos o Uptime e o Downtime que são justamente o tempo disponibilidade e tempo indisponibilidade de um sistema.
Tolerância à falhas e alta disponibilidade
Uma empresa precisa avaliar o quanto a informação é importante para si para saber quanto deve investir em missão crítica, geralmente nesses sistemas são utilizados discos RAID e são desenvolvidos para ter o menor risco de falhas possíveis.
Um exemplo do Uptime são as empresas que hospedam sites, muitas delas oferecem garantia de uptime de 99,9% mas o que representa este número, se analisarmos isso é equivalente a:
1 ano = 365 dias
1 dia = 24 horas
365 x 24 = 8760 horas em um ano
Quer dizer que uma empresa que te oferece uma garantia de Uptime de 99,9%, está lhe oferecendo 8751 horas de disponibilidade (Uptime) e 9 horas de downtime ou paralisação do sistema.
Claro que na prática esta conta nem sempre funciona!
Segurança em sistema críticos
É ideal que os computadores de missão crítica fiquem um local com proteção contra incêndios e climatização adequada, outro aspecto importante é que além de Nobreaks às vezes se faz necessário à instalação de geradores de energia.
Missão Crítica para Pequenas Empresas
As pequenas empresas também não estão livres de falhas, e por isso, nesse caso, o ideal é a aquisição de um storage um dispositivo de armazenamento com suporte LAN (Local Área Network), ou seja, pode ser conectado diretamente na rede, garantindo a disponibilidade dos arquivos e que também possui suporte a espelhamento de discos e suporte HD’s de grandes capacidades de armazenamento.
Conclusão
Os recursos de missão crítica são de extrema importância dentro de ambientes computacionais e os conceitos não devem se limitar somete as informações citadas aqui, ao ponto que não existem especialistas em missão crítica e sim a uma ou mais técnicas e tecnologias de missão crítica.
Espero que gostem da matéria e até a próxima!