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Metodologias Ágeis para desenvolvimento de software – Parte 2

Oi pessoal! Neste poste irei continuar sobre as metodologias ágeis, como vocês viram no post anterior, caso não tenham visto clique aqui, comentei o que era, sua história e um pouco da sua implementação e a sua importância em uma empresa de criação de software. Agora irei comentar sobre algumas etapas necessárias para inserir uma Metodologia Ágil em seu projeto.

CAPA

Segundo PMI, Project Management Institute, uma instituição internacional sem fins lucrativos que associa profissionais de gestão de projetos e esse instituto tem por finalidade editar o PMBOK, que é um guia de gerenciamento de projeto, todas as atividades do projeto devem ser criadas através de Grupos de Processos.
 
 

Grupos de Processos

 FIGURA01

Os grupos de processos são atividades que fazem parte do gerenciamento de projeto, que está nas normas sugeridas pelo PMI. Esses Grupos são:

  1. Elaborar visão: relacionado ao estabelecimento de uma visão do produto final e do projeto coerente. Trata-se da descrição desafiadora e motivacional do resultado final sendo uma combinação de descrições declarativas referentes às especificações e metas para o produto e empreendimento que descreve a estrutura da equipe e dos meios de comunicação e uma descrição das principais entregas e interface entre elas, bem como o relacionamento dos responsáveis pela entrega;
  2. Definir plano de entrega: este conjunto de atividades é a elaboração de uma programação das entregas e iteração ao longo do tempo, de maneira simples e visual;
  1. Definir e preparar repositório: mudanças farão parte da rotina da equipe, podendo levar a desordem sem um controle que avalie e informe toda a equipe sobre alterações e quais as versões finais de cada resultado;
  1. Executar interação e atualizar: será responsabilidade da equipe em cada iteração as atividades relacionadas com a construção, teste e atualização dos resultados e consecutivamente os problemas. Este grupo de processos é uma adaptação do grupo “execução” existente na abordagem tradicional;
  2. Avaliar: será necessária a avaliação de conjuntos menores e posteriormente avaliações da integração. Será necessária a combinação das diferentes entregas para se verificar a estabilidade do conjunto. Mesmo que haja avaliação como parte inerente do conjunto de projeto após ciclos de interação, conforme estabelecido previamente no plano de entrega;
  3. Encerrar: as atividades relacionadas a este grupo são idênticas aos prescritos nos corpos de conhecimento tradicionais, no grupo “encerramento” dos processos do PMBOK. Trata-se da verificação de contratos abertos, comunicação do fim para todos os envolvidos.

 

Não é só isso!

O tema Metodologias Ágeis é muito amplo, e muito importante ser abordado, ainda abordaremos mais detalhes importantes sobre esse tema.

Espero que tenham gostado!

Até o próximo post.

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Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

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