anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Mercado de Trabalho

Já se formou? Ou está prestes a conquistar seu diploma? Está na hora de entender como o mercado de trabalho está recebendo os recém-formados. Para você que batalhou em um curso de longa duração que não vê a hora do benefício chegar, fique atento às dicas a seguir.

CAPA

Estágio

ESTAGIO

Não espere a faculdade acabar para arrumar um emprego, esse é o primeiro passo a ser seguido, buscar vagas de empregos na área, de preferência no final do seu curso, pois você terá mais experiência e ainda poderá entregar toda documentação necessária de estágio. Para quem já trabalha só que em outra área essa opção se torna mais difícil, porém se quer entrar na área tem que começar de alguma forma, e essa forma é o estágio, os salários não são nada atrativos mais o estágio em 80% das ocasiões é a porta de entrada para a empresa.

Quesitos para contratação

  • Estar cursando a faculdade;
  • Dependendo da empresa ou da escola o aluno não poderá ter dependência;
  • Estar cursando do penúltimo para o último período;

TRAINEE

TRAINEE

Se você está no final do seu curso ou já concluiu, uma boa chance de entrar no mercado de trabalho são as vagas de trainee, são bem remuneradas, geralmente são oferecidas por empresas de grande porte, onde é possível entrar como trainee e possivelmente ser efetivado pela empresa.

Quesitos para contratação

  • Ter concluído recentemente a faculdade, no máximo 2 anos de conclusão;
  • Possuir boas notas;
  • Desejável um segundo idioma;

Cargos de TI

O vídeo abaixo foi selecionado do site Olhar digital e aborda de forma importante os cargos que são mais valorizados na área de TI no Brasil.

O que o mercado quer?

O mercado profissional atualmente está sedento por mão de obra qualificada e barata. Por isso tem recorrido a estagiários e trainees, mas não é só a mão de obra em conta que chama a atenção das empresas, o que tem chamado a atenção das empresas é a oportunidade de pegar um profissional sem vícios do mercado de trabalho e essas empresas investem em muitos treinamentos e cursos para qualificar mais ainda o profissional de acordo com a necessidade da empresa.

Porém, o profissional por sua vez não pode parar de estudar, as empresas querem profissionais graduados e atualizados com as novas tendências do mercado. Se possível com experiência profissional.

Seu currículo, sua arma!

CURRICULO

Seu currículo é uma poderosa arma que se souber usar abrirá muitas oportunidades de empregos, para que isso aconteça é necessário que o estudante utilize alguns sites que controlam vagas oferecidas pelas empresas e as informações de seu currículo, existem sites gratuitos que divulgam seu currículo para empresas de acordo com a busca das empresas.

Existem sites que permitem que seu currículo seja cadastrado gratuitamente, segue alguns:

  • InfoJobs – FREE
  • Apinfo – FREE
  • Cactho – Pago

Se mexa!

Agora que já sabe o que o mercado deseja e o que você tem para oferecer, chegou a hora de se movimentar e se cadastrar em muitos sites de currículos, se preparar e enfrentar o que vem por aí.

Espero que tenha gostado, e até a próxima!

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina