anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Melhore o tempo que seu sistema leva pra carregar

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje vou mostrar um software que monitora o tempo de inicialização do Windows e de quebra ainda vou mostrar como melhorar o carregamento do sistema para ficar mais rápido usando uma ferramenta oficial da própria Microsoft.

Primeiro, vamos ao software que monitora o tempo de carregamento do sistema. Ele se chama BootRacer e pode ser baixado aqui.

0

Seu uso é bem simples. Você instala e ele monitora o carregamento do sistema toda vez que o PC é ligado.

Após fazer o download, faça a instalação, conforme mostrado abaixo:

Primeiro, extraia o conteúdo do arquivo zipado que você baixou do site (é necessário ter um descompactador instalado no PC, como por exemplo o Winrar).

1

Agora execute o programa que está dentro da pasta que você extraiu. Depois de instalado o programa será aberto automaticamente.

1.1

Para iniciar um monitoramento, basta clicar no botão iniciar teste e a janela a seguir será aberta. Clique em sim, caso deseja iniciar o teste, assim o sistema será reiniciado.

2

Você pode configurá-lo para fazer o monitoramento somente desta vez ou toda vez que o sistema for carregado. Pra isso, clique em Avançado, Opções e habilite a opção desejada:

3

Quando o sistema for reiniciado o software irá mostrar o tempo que ele levou pra iniciar.

Depois de várias vezes você verá um estatística com um gráfico comparando cada inicialização. Veja, por exemplo, um histórico do meu computador.

4

Se o seu sistema está demorando muito pra carregar, pode ser que essa dica resolva seu problema, se ela não ajudar muito, vamos tentar outra.

A ferramenta oficial da Microsoft que irá no permitir realizar algumas melhorias na inicialização faz parte de um conjunto de ferramentas chamada Windows Performance Toolkit ou WPT e vem junto com O Microsoft SDK for Windows 7 ou  Visual Studio 2010 Diagnostic Tool, portanto se você já possui uma delas instaladas em seu computador, não é necessário realizar o download, apenas ignore essa etapa.

Após fazer o download e instalação de uma das 2 ferramentas mencionadas acima, abra o iniciar e procure por: Prompt de comando das ferramentas de implantação. Clique com o botão direito sobre ele e escolha Executar como administrador.

5

Note que o prompt é semelhante ao tradicional do Windows, porém temos mais algumas opções. Digite o seguinte comando (exatamente como mostrado abaixo):

xbootmgr -trace boot -prepSystem -verboseReadyBoot

O comando acima, deve executar de 6 a 7 etapas na sua máquina, sempre reiniciando o PC entre elas, começando automaticamente após cada inicialização e deve levar aproximadamente uns 40 minutos para terminar então não tenha muita pressa, ok?

Depois que o processo todo terminar, execute novamente o BootRacer mencionado no começo da postagem e veja a diferença de tempo no carregamento do boot.

4

Eu realmente gostaria de saber se funcionou pra você, então faça seu comentário e passe a informação adiante, certo?!

É isso pessoal. Abraço!

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.

Postagem Relacionada

PainelControleCentralProtocoloTCPIP
Configurar IP, DNS e Gateway no Windows
Olá galera, tudo certo? Estão praticando com os tutoriais do Blog dos Cursos? Se tiverem