anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Melhore o áudio e saiba mais sobre a placa de som do seu PC

A solução para isso se chama Subwoofer. Talvez a solução mais fácil e barata. O que é um subwoofer? É um conjunto de som para computador, semelhante ao Home Theater – aqueles que usamos nas TVs para deixar a sala de TV parecendo um cinema.

SUBWOOFER COM 5 CAIXAS.

Tipos de Subwoofer

Existem subwoofers de várias qualidades e características, é bom saber o que esta procurando e entender as especificações. Temos os 2.1, 3.1, 4.1, 5.1 e 7.1. E o que são estes números? Calma, vamos entendê-los: O número 1 é o Subwoofer, ou seja, a caixa central de distribuição do som pelas outras caixas, e que reproduz o som mais grave e pesado, e o outro número é a quantidade de caixas de som para o som médio e agudo.

Exemplos de Subwoofer:

Subwoofer 2.1

Subwoofer 5.1

É preciso ter cuidado para não ir comprando qualquer subwoofer. Se for utilizar a saída de som do computador (geralmente onboard), cheque se ela suporta o subwoofer que pretende comprar.

Exemplo: se minha placa de som on falar que é de 2.1, ela não aguentará um subwoofer de 5.1.  Para isso, leia o manual da placa mãe do seu computador. Lá, você encontrará as especificações dos periféricos da placa mãe.

Placas de Som On e Off-Board

Também existe uma solução mais simples para não sobrecarregar seu computador: utilize uma placa de som offboard, ela também potencializa o rendimento. Em certos casos, o som é tão ou mais pesado que uma imagem.  Um dos principais requisitos para a produção de música no micro é a escolha correta da placa de som. No mercado, computadores “de marca”, em sua maioria, costumam ser equipados com a placa de som “on-board”, ou seja, embutida na placa-mãe. Neste tipo de configuração temos recursos básicos para reprodução sonora – ou seja: o som é reproduzido de forma mais “chapada”, sem todas as nuances que você precisa para criar uma música de qualidade. Se você parar para pensar, é o mesmo raciocínio aplicado ao vídeo. Quando você quer ter melhor definição de vídeo e rapidez nos gráficos, o que você faz? Utiliza uma placa de vídeo “off-board”, certo? Esse tipo de placa também é conhecida como “dedicada”.

Veja as conexões da placa on e off:

Uma placa de som razoável

Uma um pouco melhor:

Ao escolher uma placa de som, fique atento, leia o manual, aprenda sobre as entradas e instale o subwoofer.  Divirta-se!

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.

Postagem Relacionada

Cabos USB 3.1 tipo C
Vocês conhecem os cabos USB 3.1 tipo C? A conexão USB 3.1  tipo C é