anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Melhor desempenho de jogos no computador gastando pouco!

Melhor desempenho gastando menos

A primeira coisa que pensamos quanto cogitamos melhorar o desempenho do computador, é GASTO! Na verdade, não precisamos gastar muito, e sim saber como gastar. O processo que você vai aprender aqui, precisa que a placa mãe tenha, no mínimo, 2 slots para placas de vídeo PCIExpress. Para saber se a sua placa mãe pode ser usada, leia o manual da placa mãe em “especificações”.

Dois slots PCI-EXPRESS como mostram as setas

Usaremos o exemplo da placa de vídeo HD4850 – uma placa de 1gb de memória DDR3 de 256bts de taxa – e um AMD QuadCore 2,6GHz por núcleo de frequência, 4gb de memória, 1133mhz de frequência e uma placa mãe com dois slots PCI Express 16X…

placa de video hd4870

Aumentar a memória vai resolver o problema? Um pouco, mas não o necessário.

Trocar o processador ajuda? Se for trocar o processador, dependendo do soquete, será preciso trocar todo o conjunto, isso pode aumentar o investimento.

Trocar a placa de vídeo? 2gb? Sim, afinal a GPU da placa de vídeo e sua memória são as responsáveis pela renderização de imagens, além, é claro da qualidade. Uma placa de vídeo nova, como uma HD6850, por exemplo, de 2gb de memória, DDR5: em torno de R$1.500,00. Não era bem o que a gente queria…

Ótima placa de video, alto investimento.

E que tal usar as duas placas ? Certamente o preço ficaria muito mais em conta do que comprar uma placa de última geração. Esta tecnologia já temos em mãos e chama-se SLI para placas NVIDIA e CrossOver para placas AMD RADEON.

Mas lembre-se, não irá melhorar a velocidade do computador e sim a qualidade das imagens, permitindo uma exibição de melhor qualidade de jogos com imagens mais exigentes, ao mesmo tempo criando as imagens com mais velocidade. O gasto é em torno de R$ 400,00.

Esta tecnologia existe há um tempo, mas é pouco usada, talvez por falta de informação do público. Mas é uma solução adequada para este tipo de problema, afinal as imagens dependem mesmo de uma placa de vídeo poderosa para poder criar as imagens dos jogos, que são exibidas com se fossem frames (partes de um todo).

Exemplo disso: quando estamos em um jogo de corrida de carros, às vezes acontece de dar uma travada na imagem e só depois de uns segundos ela continua. Isso acontece porque a placa de vídeo está criando a continuação da imagem que você estava, e aí é quando percebemos que o computador está com dificuldades. Na maioria das vezes a causadora disto tudo é a placa de vídeo quando não adequada, ou seja, está  muito ultrapassada ou os recursos dela são poucos para a questão.

Cabo de ligação das placas de vídeo.

Encaixes dos cabos de ligação.

Colocamos as duas placas nos respectivos slots e ligamos com um cabo (mostrado acima), uma na outra, podendo colocar até 4 placas de vídeo neste modo. Tudo depende da quantidade de slots disponíveis.

Curiosidade:  GPU seria um processador capaz de gerar imagens e efeitos visuais tridimensionais e acelerar os bidimensionais, aliviando o trabalho do processador principal e gerando um resultado final melhor e mais rápido. Esse processador utiliza uma linguagem própria para descrição das imagens tridimensionais, algo como “crie uma linha do ponto x1, y1, z1 ao ponto x2, y2, z2 e coloque o observador em x3, y3, z3″ é interpretado e executado, gerando o resultado final, que é a imagem da linha vista pelo observador virtual. O resultado final normalmente é medido considerando-se o número de vezes por segundo que o computador consegue redesenhar uma cena, cuja unidade é o FPS (quadros por segundo, frames per second). Comparando-se o mesmo computador com e sem processador de vídeo dedicado, os resultados (em FPS) chegam a ser dezenas de vezes maiores quando se tem o dispositivo.

Obs: No dia 28/04/2011, Tom Petersen da NVIDIA divulgou em seu blog que a SLI iria disponibilizar sua tecnologia SLI Scalable Link Interface (SLI) para a AMD, ampliando assim, a capacidade de placas mães com chipset AMD para suportar não somente CrossFire mas também a SLI, desobrigando o usuário a comprar placa de vídeo somente da AMD e sim tendo a possibilidade de utilizar de sua placa NVIDIA, também.

Com isso obtemos um rendimento ótimo e nos faz economizar bastante, podendo investir em outras otimizações do computador. Qualquer dúvida procure-nos, os professores da Microcamp-Santos estão sempre a disposição para ajudar.

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.

Postagem Relacionada

MOBA
O que é MOBA? MOBA é uma sigla que significa Multiplayer Online Battle Arena (em