anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Lógica de Programação – Parte II

Dando continuidade ao nosso estudo de Lógica de Programação, hoje vamos conhecer as variáveis, operadores e montar um fluxograma para calcular o IMC. Apenas lembrar: operadores são símbolos necessários para criar um processo, são de fundamental importância nas linguagens de programação, com eles podemos comparar valores, verificar variáveis, etc. outra coisa que devemos saber o que é um fluxo grama, é um diagrama que compõem todos os processos de um programa, através dele os programadores poderão saber o que irão programar.

Operadores

Operadores
+Adição
++Incremento
Subtração
Decremento
*Multiplicação
/Divisão
!Fatorial
^Exponencial
=Atribuição
==Igualdade
>Maior que
>=Maior ou Igual
<Menor que
<=Menor ou Igual
<>Maior ou Menor (Diferente)
and ou &&E
or ou ||Ou
not ou ~Não

Obs.: Alguns operadores podem mudar de acordo com a linguagem utilizada

Variáveis

Agora que já conhecemos os operadores, vamos conhecer as variáveis, a variável nada mais é do que o tipo de dado a ser informado ou armazenado, e vamos conhecer algumas.

Int ou integer: armazena números inteiros como 0, 1, 2, 3,…, etc.

Float: armazena números reais como 1,5, 25,7, etc.

Char, varchar, string: armazena textos e números tipo texto.

Obs.: Os números inteiros e reais só devem ser utilizados caso você deseje realizar cálculos com os números, caso contrário utilize char e armazene seus números como texto.

– Agora que já conhecemos algumas variáveis e operadores vamos montar nosso fluxograma para calcular o IMC (Índice de Massa Corpórea).

Primeiramente vamos entender como funciona o IMC, para este cálculo utilizamos, o peso e a altura da pessoa para obtermos o resultado e a conta se dá da seguinte forma.

Devemos pegar o peso e dividir pela altura de uma pessoa ao quadrado.

IMC = peso/ (altura*altura)

Exemplo:

Peso = 64 Kg

Altura = 1,75 m

IMC = 64/(1,75 * 1,75)

IMC = 20,89

imc_condicional

 

Bom, vamos ao fluxograma:

fluxo_imc

Bom pessoal, espero que tenham curtido os posts sobre Lógica de Programação, no próximo post vamos instalar o DEV C++ e vamos criar este programa em modo console e você poderá calcular o IMC de todos em um sistema rodando de verdade, então até a próxima.

Próximo

Postado por

Meu nome é André Santos, ministro aulas de Informática, Web e Hardware na Microcamp de Praia Grande, atuo na área há diversos anos e continuo meus estudos incessantes todos os dias afinal de contas a informática está sempre mudando e temos uma novidade a todo instante. “Trabalhar enriquece a mente”!