anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Linkedin

Criando seu Currículo Virtual

Estamos vivendo em uma era de tecnologia que nos força a mudar juntamente com a geração da qual fazemos parte. Se nos recusamos a aceitar estas mudanças, poderemos perder inúmeras oportunidades no mercado de trabalho.
Hoje com a modernidade e inúmeras redes sociais, pensando na necessidade do homem, tivemos também a evolução e método diferenciado de nos destacar por meio de nosso Currículo por meio dessas redes sociais.

 

A forma antiga de Curriculum

Antigamente o mais comum era comprar o modelo currículo vitae nas papelarias; este modelo era padrão. Não haviam campos e espaços suficientes para preenchermos tudo o que queríamos.
Com o passar do tempo e a chegada da era digital, podíamos utilizar alguns editores de texto para montarmos o nosso próprio Currículo.

No formato digital incrementamos informações, por vezes além do necessário, sem contar que as muitas delas podem ficar fora de padrão. Outro grande problema eram as falsas informações inseridas nos Currículos.

Sem título

Formulário de Curriculum padrão

 

No momento de entregá-lo às empresas, devíamos colocar o currículo de uma pasta de plástica para não amassar e saíamos com ela em baixo do braço para visitas em diversas agências de emprego, ou até mesmo diretamente nas empresas que anunciavam as vagas na TV ou nos jornais locais impressos em papel amarelo.

 

jornal

Muitas das vezes os curriculum entregues não chegavam ao departamento de Recursos Humanos, e quando chegavam corriam o risco de não serem lidos e irem parar no lixo por não ser adequado a vaga oferecida, por ser bom demais para a vaga e por diversos outros motivos.

 

Hábitos de Curriculum ruim continuam

O processo de formar e enviar um Currículo por apenas “Querer concorrer a uma vaga”, não funciona mais em nossa era.

Estamos rodeados de inúmeros olhares digitais sem ao menos perceber que estamos sendo vigiados a todo tempo. Uma simples foto ou vídeo postados nas redes sociais com postura inadequada ou partes do corpo à mostra pode demonstrar a profissionais de Recursos Humanos (RH), uma péssima “primeira impressão”. Estes profissionais olharão para as pessoas que se expõe em demasiado e pensarão que estas não conseguirão demonstrar seriedade no ambiente corporativo Multinacional, não terão compromissos, etc.

Todos os profissionais têm suas vidas particulares: viajam, brincam, se divertem… logo, precisam entender e aprender a utilizar de bom-senso para que não coloquem uma excelente oportunidade de emprego a perder.

 

Entrevista

Durante a entrevista a “máscara” pode cair! Caso o Curriculum tenha sido malfeito, ou o contrário do que fora solicitado na vaga, ou se a pessoa mentiu em seus depoimentos, provavelmente se dará mal na entrevista pois o candidato se revela aquilo que não condiz com o escrito no seu currículo.

Pode ocorrer também de o candidato de se sair muito bem na entrevista ou dinâmica proposta, mesmo se o seu currículo se apresentar ruim. Porém, vale ressaltar que as entrevistas são iniciadas na seleção de currículos, no momento da ligação para a convocação (a empresa pode avaliar a forma como o candidato se expressa e seu tom de voz) ou quando são recebidos na recepção da corporação, enquanto aguardam o momento da entrevista.

O velho método de se montar os currículos e se comportar em uma entrevista já não são tão aceitos nos dias atuais. Tudo mudou e se não acompanharmos a mudanças ficaremos para trás perdendo assim muitas oportunidades do mercado de trabalho.

 

Fazer o seu marketing

Devemos se competitivos, com intuito de se destacar a uma vaga tão desejada. Logo, as grandes corporações estão aderindo a métodos e formas diferentes para encontrar seus candidatos por meio de conteúdos de qualidades profissionais.

A cada dia as mudanças vêm ocorrendo constantemente e as grandes promessas já não são aceitas, precisam demonstrar quem somos e onde queremos chegar.

Precisamos usar as redes sociais como oportunidade de demonstrar nossos talentos e qualidades. Precisamos mostrar nossas realizações e experiências adquiridas.

A medida que buscamos valores por meios de cursos, treinamentos, palestras, experiências profissionais e até mesmo atividades voluntárias, poderemos criar uma visão diferente de nosso pessoal e quem realmente somos; com conteúdo de qualidade.

Pensando na praticidade que a tecnologia nos oferece hoje, uma nova rede social foi criada, uma ferramenta prática e moderna, com foco em relacionamentos profissionais.

Ela é conhecida como LINKEDIN.

 

Linkedinlinkedin

 

O principal foco desta ferramenta é que o usuário armazene sua ficha profissional e também a de pessoas conhecidas aumentando assim, suas conexões profissionais.

Veja abaixo como criar seu currículo virtual:

 

Criar cadastro no Linkedin
Passo 1. Acesse o site www.linkedin.com e preencha os dados solicitados no quadro “brilhe na sua profissão”, com: nome, sobrenome, e-mail e senha. Em seguida clique no botão “Cadastre-se agora”;

cadastro

 

Passo 2. Acesse o e-mail que utilizou para o cadastro da sua conta. Verifique se recebeu uma mensagem do Linkedin para confirmação de e-mail;

passo 2

Passo 3. Abra o e-mail e clique no botão “Confirme seu e-mail”;

passo 3

 

Passo 4. Você será direcionado para uma nova guia como na imagem abaixo:

passo 4

Haverá um campo para adicionar o seu e-mail com intuito de exportar os contatos do e-mail informado. Caso deseje, clique no botão “Continuar”, caso não, cliquei na opção “Pular”;

 

Passo 5. Em seguida, será mostrada uma janela solicitando o acesso pelo Linkedin. Leia os termos e caso deseje continuar, clique no botão: “Negar” ou “Permitir”.

passo 5

 

Passo 6. Se estiver de acordo poderá adicionar algumas das conexões sugeridas pelo Linkedin.  Basta clicar no botão azul ou “Pular”.

passo 6

 

Passo 7. Finalmente, o perfil está pronto para efetuar o cadastro do currículo!

passo 7

 

Passo 8. Neste momento, iremos completar algumas informações pendentes do seu perfil Linkedin. Clique com a opção “Perfil” e clique em “Editar perfil”.

passo 8

 

Passo 9. Para começar a preencher seu perfil profissional, segue as orientações passo a passo de cada campo, conforme mostrado nas 3 janelas abaixo. Completando com “Adicionar experiência”, incluir empresas qual trabalhou, “Educação” colocar todos os cursos que têm feito, como escolaridade, faculdade e etc. Importante ter foto no perfil.

passo 9

 

Passo 10. A imagem abaixo mostra diversas seções divididas por categorias para facilitar o preenchimento do mesmo:

passo 10

 

Passo 11. Continuação das demais seções:

passo 11

 

Recursos Interativos
Linkedin oferece diversas ferramentas interativas que o ajudará na comunicação com as empresas e colegas com interesse em comum. Seguiremos com entendimento geral:

Passo 12. Na página principal, na parte superior 1: campo de busca, 2: Recebimento de mensagens, 3: Alguma notificação, 4: Adicionar contatos ou conexões, 5: Acesso a configuração da sua conta.

passo 12

 

Passo 13. Abaixo 6: “Página inicial” onde podemos visualizar a página principal, 7: “Perfil” podemos editar, quem viu seu perfil e atualizações, 8: “Rede” podemos adicionar contatos, buscas por conexões, 9: “Empregos” busca de emprego interativo e avançada e gerenciar pesquisas, 10: “Interesse” busca por Empregos, gerenciar grupos, em pulse há listagem de canais, instituições de ensino, Slideshare e Aprendizado online.

passo 13

 

Então o que está esperando?! Cadastre rápido seu currículo e preencha todos os requisitos solicitado no site!

Dica: O mercado sempre está em constante crescimento. Logo, necessitamos de qualificação. Precisamos estudar sempre, aprender coisas novas e aprimorar o que aprendemos.

Bom pessoal, espero ter ajudado. Muito sucesso!!!


LeandroE aí galera! Meu nome é Leandro, sou instrutor de Informática e Hardware na Evolutime Cotia. Gosto de viajar, acampar, ensinar, ler, assistir filmes e seriados. Nas horas vagas curto economia financeira. Adoro músicas como rock dos anos 80-90 e no maior tempo da minha vida escuto música clássica: Mozart, Beethoven, Vivaldi, Chopin, Handel entre outros.

“Amo prestar serviço voluntário e cuidar do bem-estar de todas as pessoas.”

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

A primeira entrevista em inglês
Do you speak English? Seja em inglês, português, italiano, japonês ou qualquer outro idioma, uma