anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Linguagem de programação Java

Que tal aprender a programar uma linguagem que domina o mercado, que é bem conceituada e adorada por muitos. É assim que Java é visto no mercado tecnológico, linguagem de alto nível (longe da linguagem de máquina e próxima a linguagem humana), umas das suas principais características que a difere de outras linguagens é o fato dela ser multiplataformas e ser orientada a objetos.

CAPA

Conheça mais sobre a linguagem e domine o mercado tecnológico com uma das linguagens mais conceituadas.

Como surgiu

Em 1992, a empresa Sun criou uma equipe (conhecida como Green Team) para desenvolver inovações tecnológicas. Essa equipe foi liderada por James Gosling, considerado o Pai do Java;

James teve a ideia de criar um interpretador para pequenos dispositivos, facilitando a reescrita de software para aparelhos eletrônicos. O projeto resultou em uma linguagem baseada em C e C++ chamada Oak.

A inspiração para o nome da linguagem surgiu em uma cafeteria local, cujo café vinha de uma ilha da Indonésia chamada Java;

Não confundir

Um erro muito comum é diversas pessoas confundirem a linguagem Java com Javascript, o nome pode até ter uma semelhança, mais qualquer semelhança é mera coincidência.

Javascript: é uma linguagem de scripts que são interpretadas pelo navegador

Java: é uma linguagem de programação, compilada em um servidor ou localmente, orientada a objetos;

Características fortes da linguagem

Orientada a Objetos

Java é uma linguagem puramente orientada a objetos. Tudo em Java são classes ou instâncias de classes, com exceção de seus tipos primitivos de dados.

Sem Ponteiros

Diferente da linguagem C, em Java não é necessário a utilização de ponteiros, sendo assim não é possível realizar diretamente a manipulação da memória;

Garbage Collector

Também conhecido como Coletor de Lixo, é um mecanismo automático de gerenciamento de memória;

Permissão de Multithreading

Possui recursos que possibilitam o desenvolvimento de aplicações capazes de executar múltiplas rotinas concorrentemente.

Sem Algemas

Uma das muitas qualidades da linguagem de programação Java é a portabilidade, crie um programa Java e compile onde quiser! Essa é a sua filosofia.

O Java possui uma máquina virtual que tem o papel de decodificar o código-fonte criado, tornando possível a execução software em diferentes sistemas operacionais.

Case Sensitive

Java é uma linguagem que diferencia maiúsculas de minúsculas, por tanto, se declarar uma variável com letra maiúscula, no momento em que for invoca-la chame-a da mesma forma que declarou.

Máquina Virtual

Trata-se de um programa que converte os arquivos criados em bytecodes em códigos com linguagem de máquina, ela gerencia os aplicativos no momento em que são executados.

Devido a modificação de arquivos bytecodes para linguagem de máquina que é possível executar programas em Java em qualquer plataforma.

Máquina Virtual - JVM

Fases de um programa Java

Geralmente um programa Java até o momento de sua execução passa por 5 fases (Edição, Compilação, Carga, Verificação, Execução)

Fases de um programa Java

Editor de comandos – IDE

Para começar a programar em Java poderá utilizar qualquer editor da linguagem, Netbeans, Eclipse, JCreator.

Para saber qual a melhor IDE, experimente todas elas, em seguida escolha uma e sempre trabalhe com ela assim poderá usufruir de todos os benefícios dessa IDE.

Palavras Reservadas

Antes de pôr a mão na massa, a primeira coisa que devemos saber é quem são as palavras reservadas, para nunca criar nome de variáveis, classes ou métodos com esse grupo de palavras, caso isso aconteça o programa não funcionará e até encontra o erro você terá perdido bastante tempo, por tanto nunca utilize as palavras relacionadas abaixo.

Atenção

Uma observação importante é que para quem pretende tirar a certificação Java essas palavras sempre cai nas perguntas da certificação!

Palavras Reservadas Java

Finalizando

Nos próximos posts referentes à linguagem Java será explicado como criar um programa em Java e algumas definições importantes sobre Orientação a Objeto.

Gostou desse post, então compartilhe com seus amigos que se interessam por programação, não se esqueça de curtir e comentar suas experiências com a linguagem ao final do blog.

Até o próximo post de linguagem de programação Java!

 

 

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Aprendendo Lógica de Programação (Parte 3)
Aprendendo Lógica de Programação (Parte 3)   Esse post é a continuação de “Aprendendo Lógica