Linguagem de programação Java
Que tal aprender a programar uma linguagem que domina o mercado, que é bem conceituada e adorada por muitos. É assim que Java é visto no mercado tecnológico, linguagem de alto nível (longe da linguagem de máquina e próxima a linguagem humana), umas das suas principais características que a difere de outras linguagens é o fato dela ser multiplataformas e ser orientada a objetos.
Conheça mais sobre a linguagem e domine o mercado tecnológico com uma das linguagens mais conceituadas.
Como surgiu
Em 1992, a empresa Sun criou uma equipe (conhecida como Green Team) para desenvolver inovações tecnológicas. Essa equipe foi liderada por James Gosling, considerado o Pai do Java;
James teve a ideia de criar um interpretador para pequenos dispositivos, facilitando a reescrita de software para aparelhos eletrônicos. O projeto resultou em uma linguagem baseada em C e C++ chamada Oak.
A inspiração para o nome da linguagem surgiu em uma cafeteria local, cujo café vinha de uma ilha da Indonésia chamada Java;
Não confundir
Um erro muito comum é diversas pessoas confundirem a linguagem Java com Javascript, o nome pode até ter uma semelhança, mais qualquer semelhança é mera coincidência.
Javascript: é uma linguagem de scripts que são interpretadas pelo navegador
Java: é uma linguagem de programação, compilada em um servidor ou localmente, orientada a objetos;
Características fortes da linguagem
Orientada a Objetos
Java é uma linguagem puramente orientada a objetos. Tudo em Java são classes ou instâncias de classes, com exceção de seus tipos primitivos de dados.
Sem Ponteiros
Diferente da linguagem C, em Java não é necessário a utilização de ponteiros, sendo assim não é possível realizar diretamente a manipulação da memória;
Garbage Collector
Também conhecido como Coletor de Lixo, é um mecanismo automático de gerenciamento de memória;
Permissão de Multithreading
Possui recursos que possibilitam o desenvolvimento de aplicações capazes de executar múltiplas rotinas concorrentemente.
Sem Algemas
Uma das muitas qualidades da linguagem de programação Java é a portabilidade, crie um programa Java e compile onde quiser! Essa é a sua filosofia.
O Java possui uma máquina virtual que tem o papel de decodificar o código-fonte criado, tornando possível a execução software em diferentes sistemas operacionais.
Case Sensitive
Java é uma linguagem que diferencia maiúsculas de minúsculas, por tanto, se declarar uma variável com letra maiúscula, no momento em que for invoca-la chame-a da mesma forma que declarou.
Máquina Virtual
Trata-se de um programa que converte os arquivos criados em bytecodes em códigos com linguagem de máquina, ela gerencia os aplicativos no momento em que são executados.
Devido a modificação de arquivos bytecodes para linguagem de máquina que é possível executar programas em Java em qualquer plataforma.
Fases de um programa Java
Geralmente um programa Java até o momento de sua execução passa por 5 fases (Edição, Compilação, Carga, Verificação, Execução)
Editor de comandos – IDE
Para começar a programar em Java poderá utilizar qualquer editor da linguagem, Netbeans, Eclipse, JCreator.
Para saber qual a melhor IDE, experimente todas elas, em seguida escolha uma e sempre trabalhe com ela assim poderá usufruir de todos os benefícios dessa IDE.
Palavras Reservadas
Antes de pôr a mão na massa, a primeira coisa que devemos saber é quem são as palavras reservadas, para nunca criar nome de variáveis, classes ou métodos com esse grupo de palavras, caso isso aconteça o programa não funcionará e até encontra o erro você terá perdido bastante tempo, por tanto nunca utilize as palavras relacionadas abaixo.
Atenção
Uma observação importante é que para quem pretende tirar a certificação Java essas palavras sempre cai nas perguntas da certificação!
Finalizando
Nos próximos posts referentes à linguagem Java será explicado como criar um programa em Java e algumas definições importantes sobre Orientação a Objeto.
Gostou desse post, então compartilhe com seus amigos que se interessam por programação, não se esqueça de curtir e comentar suas experiências com a linguagem ao final do blog.
Até o próximo post de linguagem de programação Java!