anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Limpeza do cooler do processador

Isso se deve principalmente ao aquecimento do processador (uma das causas principais), sendo que precisamos fazer uma limpeza no cooler (ventoinha) do processador e em sua base. Acompanhe os procedimentos para limpar um cooler da serie Intel.

Passo 1

Alguns cuidados devem ser tomados antes de se fazer a limpeza. É preciso fazer a retirada exata do cooler para que o mesmo não danifique o processador. Como mostra a figura abaixo a retirada dos coolers padrões para Intel.

Fig. 1 – Cooler Intel

Passo 2

Após a retirada do cooler, é preciso desmonta-lo, ou seja, retirar a ventoinha do dissipador, pois a sujeira geralmente fica entre o dissipador e a ventoinha criando um tipo de capa dura de sujeira, atrapalhando a circulação do ar no dissipador.

Passo 3

Para limpar existem inúmeros kits de limpeza no mercado é só escolher um que te satisfaça e usar.

Kit de Limpeza

Também precisamos lubrificar a FAN (Hélice).

1. Retire o Cooler.
2. Retire o FAN que está preso ao dissipador por 4 parafusos.
3. Retire o adesivo protetor de cima do motor, reserve o adesivo para reutilizar (Fig 5).

Fig. 5 – Retirar o Adesivo

4. Injete álcool isopropílico dentro do habitáculo do motor e com o auxilio de um pincel faça a limpeza, por quantas vezes forem necessárias.

Álcool Isopropílico

5. Promova a lubrificação com um óleo tipo WD40, ou qualquer outro em aerosol, sempre dando preferência para os desingripantes, com um jato rápido, sem provocar excesso, dentro do habitáculo do motor. Pode ser Singer também.

Produtos Desengripantes.

6. O ideal é colocar o FAN em funcionamento fora do dissipador, com a abertura do habitáculo do motor voltada para baixo e retirar o excesso de óleo.

7. Remova todo o vestígio de óleo que estiverem no lugar do adesivo e cole-o novamente.

8. Caso não consiga reutilizar o adesivo, providencie algo coisa que o substitua, pode ser uma etiqueta adesiva qualquer recortada no tamanho necessário.

Singer

Desengripante

Passo 4

Após a limpeza, devemos trocar também a pasta térmica que esta no processador e na base do dissipador de calor por outra nova.

Trocar a pasta térmica.

Passo 5

Feito isso, colocamos o dissipador novamente sobre o processador e o encaixamos corretamente para que não fique nenhum jogo – isso poderá danificar o processador.

A limpeza de seu cooler do processador está pronta.

Lembre-se de seguir os procedimentos da Fig 1 da retirada do dissipador para recoloca-lo no lugar. Limpo e pronto para o uso.

Se tiverem dúvidas, postem em seus comentários ou com o seu professor nas unidades da MirocampSP.

Colocando no Lugar.

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.

Postagem Relacionada

Exercício Prático – MS Word
Olá pessoal, tudo bom? Hoje vamos colocar a mão na massa e aplicar alguns conceitos