anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Li-fi: Um novo padrão de conexão

No mundo conectado que vivemos hoje, o uso da internet é indispensável. Utilizamos o recurso de internet móvel de 3º, 4º e já está em teste a 5º geração, com velocidades de teste até 20Gbps.

Mesmo com esse recurso de internet móvel, o maior uso fica por conta da tecnologia Wi-Fi. Tanto em nossas casas quanto em restaurantes, shoppings, lanchonetes, escolas e até em ambientes abertos e públicos, como praças e calçadão de algumas praias, já existe cobertura Wi-Fi para democratizar o acesso à internet.

Essa cobertura vêm nos mantendo conectados, pois a cobertura da operadora as vezes nos deixa na mão, dependendo do lugar ainda estivermos.

Os roteadores que usamos para nos manter conectados nem sempre cobre toda a área que necessitamos, pois existem algumas “barreiras” que vão diminuindo o sinal que está sendo propagado.

Para otimizar a cobertura do sinal, e diminuir a quantidades de equipamentos espalhados pelos locais, como access-point, já está sendo testado na Europa uma nova tecnologia chamada LiFi (Light Fidelity).

 

O que é Li-fi

O Li-Fi consiste em conexão por luz, que através de uma lâmpada LED com processador de sinal, que promete velocidades de até 150Mbps.

Estima-se que a velocidade do Li-Fi chegará a ser 250x maior que o Wi-Fi e, ainda pode funcionar debaixo d’água!

As lâmpadas especiais para conexão precisam estar ligadas para que haja conexão, porém, elas podem ser reguladas de forma a ficarem invisíveis, diminuindo a cobertura.

 

Li-fi é o futuro da conexão à internet?

Provavelmente não haverá uma substituição do Wi-Fi pelo Li-Fi, e sim que as duas trabalhem juntas num futuro próximo. Afinal, como é engenhoso esse império tecnológico?!


bruno

 

Escrito por Bruno Cézar de Freitas, formado em Redes de Computadores (2012) – UMC (Universidade Mogi das Cruzes) – MSCA Windows Server 2012 / LPI Security. Atualmente instrutor de hardware na escola Evolutime – Unidade São Miguel Paulista.

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

falar-mal-na-internet
Direito na internet
Introdução A inclusão digital se torna cada vez mais comum no cotidiano, doravante encontramos casos