anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

iOS: Dicas para economizar bateria e melhorar o desempenho de seu iPhone ou iPad.

bateria

 

iOS: Dicas para economizar bateria e melhorar o desempenho de seu iPhone ou iPad.

 

Olá Galera que possui um iPhone ou iPad já deve ter passado a experiência de ficar sem bateria muito rapidamente, principalmente nos momentos que em você mais precisa, a bateria do iPhone e iPad continua sendo questionada devido à baixa capacidade da mesma com exceção do iPhone 6 Plus atualmente, praticamente quase todos os usuários de iPhone ou iPad possuem uma bateria extra devido a isto e tudo piora quando a Apple atualiza o sistema operacional (iOS) em iPhones “Antigos”.

O que poucos sabem, é que muitos fatores contribuem para que a bateria dos dispositivos drene rapidamente. Irei passar algumas dicas para economizar bateria no iPhone e iPad com iOS, Modificando e limitando algumas funções do iOS consequentemente melhorando também o desempenho do mesmo. Segue As Dicas!

bateria1

Monitorar O Desempenho da Bateria

 Verifique quais são os principais responsáveis pelo consumo da bateria, antes de interromper a execução de algum App..

Acesse a opção: Ajustes > Geral > Uso > Uso da Bateria

bateria3

 

Consulte informações como o tempo após a última recarga e as horas de uso do iPhone ou iPad, nesta tela os aplicativos em execução serão listados em ordem de uso, veja quais Apps consomem mais energia e desenvolva hábitos econômicos de utilização.

Desative o Efeito Paralaxe

 Esta opção apenas reduz os movimentos (Efeitos) da interface de usuário, não compromete qualquer experiência do usuário. Ao desabilitar o paralaxe mais energia pode ser economizada

Acesse a opção: Ajustes > Geral > Acessibilidade > Reduzir Movimento

bateria4

Ajuste o Brilho da tela

 A tela com menos brilho gera naturalmente maior economia de energia para o aparelho, regule o nível do brilho acessando: Ajustes > Tela E Brilho deslize o dedo sobre a barra exibida ao topo da página e ajuste a intensidade do brilho de acordo com sua preferência:

bateria5

bateria6

Desabilitar Aplicativos em 2° Plano

 A Função “Atualização em 2º Plano” permite que os conteúdos monitorados por aplicativos seja sempre atualizado quando o aparelho está conectado a uma rede Wi-Fi, é um dos principais fatores que consomem a energia, não apenas porque faz uso do sinal Wireless, mas também porque mantém determinados Apps em funcionamento mesmo que não esteja em uso pelo usuário mas em plano de fundo.

Acesse: Ajustes > Geral > Atualização em 2° Plano 

bateria7

Realize a ação mais adequada às suas necessidades, a atualização pode ser completamente desativada ou pode-se selecionar que determinados Apps ainda recebam atualizações em 2° Plano.

Obs.: Desativando completamente a função deslizando o primeiro botão, nenhum App ira ser atualizado automaticamente quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi. 

Desabilite as buscas do Spotlight

Spotlight é a busca interna do iOS, tem como função indexar todo o seu conteúdo armazenado e torna tudo mais fácil de se encontrar. Ele acaba consumindo uma quantidade significativa da bateria, pois ele atua constantemente procurando por novos dados para indexar. Excelente função para que tem muitos dados no iPhone ou iPad, mas se você não se lembra da última vez que utilizou o Spotlight ou acha que não é necessário utilizar a função, desabilite a opção sem danos.

Desabilite em: Ajustes > Geral > Busca Do Spotlight e desabilite os itens que não precisam ser indexados na busca.

bateria9

Ative o Wi-Fi Quando Necessário.

 Smartphones com função de acessar redes Wi-Fi como o iPhone e iPad, possuem um sensor Wireless que tem como função identificar redes sem fio próximas e tentar conectar as mesmas constantemente, isso acaba consumindo energia de seu aparelho, pois ele está a todo momento está monitorando estas redes quando habilitado. Desative o recurso se não deseja utilizar ou receber notificações Online

Desabilite Em Ajustes > Wi-Fi

bateria10

Deslize o dedo na parte inferior do display para cima na tela principal até que a opção com o ícone que representa o Wi-Fi seja exibido.

bateria11

Localização

 Apps que utilizam recursos de GPS e Wi-Fi fazem uso do sensor de localização dos aparelhos para informar exatamente aonde você está aproximadamente localizado. Ao desativar o serviço, Apps não irão utilizar o recurso, logo muitos irão ficar limitados ao dependem desta função

Para desabilitar ou gerenciar os Apps que irão utilizar o serviço siga em:

Ajustes > Privacidade > Serv. Localização

E então desligue a chave do serviço. Uma mensagem de alerta irá será exibida; apenas confirme.

bateria12

Obs.: Para utilizar os serviços desabilitados pela localização, o sensor deve ser ativado por meio do mesmo comando

Liberar e economizar o espaço de armazenamento.

Aplicativos, Músicas, Fotos e Vídeos. Alguns dos principais fatores que acabam consumindo armazenamento interno de seu aparelho. Em iPhones com armazenamento inferior a 16GB até o sistema operacional iOS pode ser um problema, O iOS 7 por exemplo requer algo em torno de 3.1GB de espaço livre, em um iPhone de 8GB já seria quase a metade do armazenamento disponível do aparelho.

Os iPhone e iPad não possuem slot para cartões MicroSD, portanto, é preciso identificar o que mais consome armazenamento, Acesse: Ajustes > Geral > Uso

bateria13

Ao acessar é possível ver o armazenamento utilizado e livre do aparelho seguido por uma lista dos aplicativos que mais estão consumindo espaço interno.

Conforme mais você utiliza o iPhone ou iPad, mais informações são armazenadas pelos Apps em cache como por exemplo:

Fotos e Vídeos Visualizados no Facebook e Vídeos e Fotos Do Whatsapp. 

bateria14

No iOS você não pode limpar o cache de cada aplicativo individualmente, a única forma de liberar espaço é excluindo o app e o instalando novamente. Alguns aplicativos contam com a opção para limpeza de cache como o Safari, mas não possuem um efeito tão perceptível.

Obs.: Se há algum dado importante de algum App como alguma foto ou vídeo, muitos aplicativos possuem a opção no iOS de efetuar Backup no iCloud. Antes de efetuar a exclusão do aplicativo, pois ao deletar o App, todos os dados armazenados serão perdidos, lembre-se de efetuar o backup nesta ocasião.

.

Utilizar serviços de Streaming para músicas como Spotify ou Rdio, é uma solução para economizar espaço de armazenamento no aparelho, pois o armazenamento não será local  e sim na Nuvem. Já Para Vídeos e Fotos a solução é quase a mesma, utilizar serviços de armazenamento na nuvem como o próprio iCloud da Apple, Google Drive ou Dropbox. Pois fornecem alto espaço de armazenamento na nuvem.

 

Desabilitar Siri

Siri é um assistente de voz que vem integrado nas versões mais recentes do iOS e ativo por padrão nos dispositivos, o que gera maior consumo de energia devido ao sensor ativo a todo momento,

Acesse:  Ajustes > Geral > Siri

bateria15

Ao desativar essa funcionalidade pode gerar uma economia pontual de bateria, pelo fato do sensor de identificação de voz não estar ativo.

Desabilitar Bluetooth

Bluetooth é o serviço que estabelece comunicação sem fio com outros dispositivos como fones de ouvido sem fio e derivados, quando o mesmo está ativo o consumo de bateria é elevado quando o mesmo é ativo, pois assim como o Wi-Fi o Bluetooth também via sensor procura constantemente por sinais wireless, certifique de mantê-lo desativado para economizar bateria de seu iOS.

Acesse para desativar o Bluetooth: Ajustes > Bluetooth

bateria16

Deslize o dedo na parte inferior do display para cima na tela principal até que a opção com o ícone que representa o Bluetooth seja exibida.

 

Fontes: Tecmundo / PortalTech

nevesProfessor Leandro dos Santos Neves
Estudei na Penha, onde fiz o curso completo de TI . Ao final do curso participei do projeto de monitoria com o coordenador Valdomiro, no qual me tornei instrutor de Informática, Hardware, Web e Tecnologia da Informação.

Hoje sou instrutor em Ipiranga.

Próximo

Postado por