anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Inteligência Artificial – O que existe por trás dessa tecnologia

O que é Inteligência Artificial?

inteligencia artificial

Inteligência Artificial (IA) é uma vertente da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente.

Com o avanço da tecnologia, os robôs estão tomando conta de vários setores de nossa indústria, por exemplo, aumentando a capacidade da produção porém, diminuindo a mão de obra.

Vamos falar sobre os filmes futuristas?

Já vimos filmes em que a raça uma é dominada por robôs, criados pela própria raça humana, mais será que é verdade ?

No filme Inteligência Artificial, do Steven Spielberg lançado em 2001, a partir de um projeto de Stanley Kubrick, mostra exatamente como o robô está inserido na sociedade, futurista no mundo de Spielberg.

cena-do-filme-A.I.-Inteligência-Artificial1

Não é difícil imaginar o caos que poderá ser causado por seres de metal, com um enorme poder físico e de raciocínio, agindo independentemente da vontade humana. Guerras desleais, escravidão e até mesmo a extinção da humanidade estão no rol das consequências da IA.

Por outro lado, robôs inteligentes podem ser de grande utilidade na medicina, diminuindo o número de erros médicos, na exploração de outros planetas, no resgate de pessoas soterradas por escombros, além de sistemas inteligentes para resolver cálculos e realizar pesquisas que poderão encontrar cura de doenças.

Hoje em dia, como anda o desenvolvimento de IA ?

Além do Cortana, uma assistente pessoal digital dos Windows Phones, a Microsoft está desenvolvendo o Project Adam, que será um tipo de inteligência artificial para nos ajudar a identificar e saber informações sobre tudo ao nosso redor, A ideia do Project Adam é reproduzir a capacidade do nosso cérebro de fazer conexões entre informações ao ponto de identificarmos algo apenas com um rápido olhar. Nosso cérebro usa nossa rede neural e suas conexões para compilar informações quase que instantaneamente e aprende com o passar do tempo a identificar as coisas ainda mais rapidamente. É justamente isso que a Microsoft quer reproduzir artificialmente.

Saiba mais sobre o Projeto Adam Aqui.

Por fim, a tecnologia a cada dia avança e se reinventa, até onde iremos? Esta é a questão…

Douglas Brazuna

 

 

 

 

 

Sou Douglas Brazuna, 17 anos, Instrutor do Butantã.

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

familia assistindo TV
4 Séries para fãs de tecnologia
Você curte tecnologia? Hoje eu selecionei séries ótimas com a temática, vejam só:   Mr.Robot