Instrumentos musicais no computador – como gravar
Você toca guitarra? É vocalista? Baixo, teclado…?
Se você tem a música como hobby, já deve ter tentado gravar seu som no gravador do computador ou do celular mesmo. Nunca fica perfeito, pois tem o som da rua, o cachorro do vizinho, o pai lavando louça na cozinha… isso quando não fica abafado. Bem galera, hoje eu vou falar sobre como é possível você conectar seu instrumento musical (Guitarra, Baixo, Teclado…) no computador para gravar e editar seu som em softwares diversos, o que pode gerar infinitas possibilidades de efeitos, modificações, formatos e usos.
Cabos
Primeiramente em questão de CABOS precisamos saber o seguinte:
- Instrumentos como Guitarra, Baixo, Teclado geralmente utilizam um cabo com Conector P10.
- Placas de som comumente utilizam o conector P2, tanto para caixas de som quanto para microfones e outros equipamentos
No geral são conectores diferentes, mas em lojas de música e diversos outros estabelecimentos que trabalham com esse tipo de cabos podemos encontrá-los já adaptados, com uma ponta P2 (para o computador) e outra P10 (para o instrumento musical).
A realidade dos cabos p2/p10…
Particularmente eu nunca dei sorte ao comprar esse tipo de cabo, na maioria das vezes funcionava por uma semana e depois parava, por não ter uma alta procura é frequente você comprar um cabo já cheio de Zinabre/Oxidação em algumas lojas, porém nas minhas experiências sempre deu certo utilizar. Eu aconselho os adaptadores (P2/P10, P10/P2…) por ser melhor o armazenamento, como vocês podem conferir na imagem abaixo:
Vamos à gravação!
Com o Cabo/Adaptador necessário basta conectar uma ponta na guitarra e outra na entrada Rosa (Microfone), conforme a imagem abaixo:
Softwares de captura e edição de som
O Audacity é o mais conhecido para edição em trilhas, além de ter interface amigável, é ótimo para quem está começando a “brincar”, dá para editar, aplicar efeitos, exportar em diversos formatos, incluir outros instrumentos… também tem o Goldwave, e esses dois são gratuitos.
Mas se você quiser virar profissional na área musical, vai querer usar o Sound Forge, que é da Sony (sim, AQUELA Sony).
Dica extra: sem grana para comprar pedais?
Então baixe o Guitar Rig. Esse aplicativo simula efeitos de pedais. Se você está começando, ou quer testar efeitos diferentes com a guitarra, experimente usar esse software. Embora seja pago (e bem caro!), ele possui uma versão Demo que vale a pena 😉 #fikdik
Cuidado!
Nunca tente ligar o amplificador direto no computador! Você pode queimar até a placa mãe se tentar. O______O olha o estrago!!!
Escrito pela coordenação de Mogi das Cruzes.