anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Instalando Windows 8 sem perder Windows 7

Se você tem vontade de testar e conhecer o Windows 8 mas não quer se desfazer do windows 7, existem algumas formas de fazer isso. Uma delas é criar um dual boot para que o Windows 8 e 7 fiquem instalados na mesma máquina e então poderá escolher qual deles quer carregar ao iniciar.

windows 7 e 8

Para realizar o dual boot você vai precisar de uma nova partição (uma parte do HD reservada para o Windows 8). Isso é uma coisa que nem todo mundo tem disponível, por tanto antes de começar a instalação do novo sistema, devemos criar a partição para o tal. Não se preocupe não vamos formatar seu computador para isso, faremos pelo Windows 7 mesmo…

Uma observação importante já comentada neste post é que não será possível instalar o windows 8 dessa forma se você adquiriu a versão de atualização. Para tal adquira a versão completa.

Requisitos para windows 8

  • Processador de 1 GHz;
  • 1 GB de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits);
  • 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits) de espaço livre em disco;
  • Placa de vídeo DirectX 9 com WDDM 1.0 ou superior.

CRIANDO PARTIÇÃO PELO WINDOWS 7

Primeiro clique com o botão direito do mouse no ícone Computador e então escolha a opção gerenciar. Deverá abrir a janela Gerenciamento do Computador, como mostra a imagem a seguir:

a1

Do lado esquerda da janela, clique em Gerenciamento de disco e aguarde o sistema reconhecer os discos e partições:

Se você só tem uma partição criada (Disco local c:) então sua tela deve estar como a imagem abaixo, caso exista outra(s) fica a seu critério de qual dela você irá “retirar” a parte para o windows 8.

Obs: Isso não vai afetar seu sistemas ou seus arquivos. Porém faça o passo-a-passo com cuidado.

O tamanho mostrado no disco abaixo é de 160 Gb vou separar 60 para windows 8.

a2

Clique com o botão direito do mouse sobre  partição que vai ser diminuída, neste caso C:, e escolha a opção diminuir volume. Isso pode demorar um pouco, então aguarde.

a3

Assim que terminar de carregar, vamos escolher o tamanho da nova partição. ao lado de DIGITE O ESPAÇO A DIMINUIR EM MB, digite 61440 (exatamente 60 GB) e clique em Diminuir, como mostra a imagem:

a5

Note que apareceu um espaço não alocado de 60GB, porém ainda não é uma partição. Nós poderíamos criá-la agora ou durante a instalação do Windows 8. Faremos durante a instalação do windows 8.

a6

INSTALANDO WINDOWS 8

Bom, agorá que já existe uma partição disponível para o windows 8, vamos começar a instalação.

Primeiro insira o DVD de instalação do windows 8 no drive e configure o setup da sua máquina pra bootar por ele, feito isso ao iniciar o computador a seguinte mensagem será apresentada, basta pressionar qualquer tecla:

a7

Ao chegar na tela da imagem abaixo escolha o layout de seu teclado (normalmente ABNT2) e clique em avançar:

a8

Agora clique em Instalar Agora.

a9

A instalação será iniciada…

a10

Nessa tela, digite o serial do sistema e clique em avançar.

a11

Aceite os termos do contrato e clique em avançar

A12

Aqui escolha a opção Personalizada.

a13

Ok. Agora basta escolher a partição reservada para o Windows 8, que criamos no começo do tutorial e clicar em continuar.

a14

Agora a instalação será iniciada. Isso pode demorar um pouco então aguarde. Sua máquina poderá ser reiniciada algumas vezes, então não se preocupe a instalação continuará automaticamente…

a15

Após reiniciar, a tela de Dual boot será mostrada e então você poderá escolher por qual sistema quer carregar.

a16

Caso você demore mais de 3 segundos para escolher o Windows 8 será iniciado automaticamente, já que é definido como sistema padrão. Para alterar essas configurações, basta clicar na opção Alterar padrões ou escolher outras opções, presente no rodapé:

a17

Ao escolher o Windows 8 pela primeira vez, o computador poderá reiniciar. Isso é normal.

Agora vamos preencher algumas informações para finalizar a instalação. Primeiro a cor das janelas do sistema e nome do computador:

a18

Depois Clique em Usar configurações Expressas para continuar.

a19

Agora digite um nome de usuário e senha e clique em concluir. Vale lembrar que se você digitar uma senha será obrigatório preencher o campo dica de senha…

a20

Pronto a instalação está completa e o sistema está pronto pra ser utilizado.

ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 8

ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 8

É isso pessoal. Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida, já sabem, basta deixar comentário. Abraço.

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.

Postagem Relacionada

Criando uma Maçã no CorelDRAW
Já se imaginou criando uma maçã no computador? Não? Então hoje, você irá aprender nesse tutorial