Instalando o packet tracer 5 em português no ubuntu 12
Não se preocupe, este tutorial vai te mostrar como fazer a instalação no Ubuntu 12. No post anterior do Blog de T.I., falamos sobre isso, passa lá e confere.
Faça o download do simulador e o download do arquivo de tradução.
Depois de completar o download em seu navegador, os arquivos devem ser salvos na pasta padrão DOWNLOADS. Ou, se você escolheu outro diretório, é só modificá-lo, conforme as instruções mais a frente.
Obs: O arquivo de instalação do Packet é binário (com extensão .bin) portanto, não pode ser instalado no modo gráfico usando o synapitc, por exemplo. Deve ser feito usando o terminal.
Instalando via terminal
Abra o terminal e digite os seguintes comandos:
$ pwd — Este comando mostra o seu diretório atual, ou seja, em qual pasta você está (opcional).
$ ls — Listar todo o conteúdo do diretório atual (opcional).
$ cd Downloads/ — Entra no diretório Downloads (digite dessa mesma forma, respeitando maiúsculo e minúsculo – se você salvou em outro diretório, altere aqui)
$ pwd — Veja que agora estamos dentro da pasta Downloads (opcional)
$ ls — Note que nela existem o arquivo binário do packet e o arquivo de tradução com extensão ptl.
$ sudo chmod +x packettracer533_i386_no_tutorials_installer-deb.bin — Para instalarmos o programa precisamos ter permissão de execução sobre ele (chmod +x) e isso é feito com privilégio de superusuário (sudo).
Digite a senha do seu usuário e pressione Enter.
Para executar o arquivo do packet, devemos digitar o seguinte comando:
$ sudo ./packettracer533_i386_no_tutorials_installer-deb.bin
A instalação irá começar, pressione Enter após a mensagem: Press the Enter key to read the EULA.
Vá até o final do arquivo EULA (pressione a barra de espaço)
Depois pressione “y” e “Enter” quando a seguinte mensagem for apresentada: Do you accept the terms of this EULA?
A instalação será continuada e finalizada. Ao final, abra o painel inicial do Ubuntu e digite packet, clique no ícone do Cisco Packet Tracer.
Traduzindo para português
Agora vamos deixá-lo em Português (esse procedimento será realizado no modo gráfico):
Abra a pasta Downloads e copie o arquivo portuguese_por.ptl. Agora vá até o diretório /usr/local/PacketTracer5/LANGUAGES e cole.
Abra o simulador e vá no menu “options” > “preferences” > “languages” (lá em baixo). Escolha o idioma portuguese_por.ptl. Clique em Change Language e depois em Ok.
Pronto. Feche o Packet e abra-o novamente. Veja que todos os menus e até mesmo as explicações sobre os equipamentos estarão em português.
Prontinho… É Bem fácil não é?! Ficou na dúvida? Assista à vídeo-aula. De qualquer forma, estou a disposição, basta deixar um comentário.
Aprenda, pratique, produza! Fique atento as próximas postagens.