anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Inserir objetos em gráficos no Excel 2007

Post enviado pelo professor Eduardo, da Microcamp Praia Grande.

Para tudo temos um “jeitinho”, e o Excel nos ajuda e muito a aplicar algumas ferramentas e a inovar através delas, basta sabermos para que serve e como funciona para podermos dominar essa ferramenta poderosa que é o Excel.

Hoje utilizaremos um objeto em um gráfico, para começarmos vamos montar uma tabela de exemplo, criar um gráfico a partir dela e então utilizar a ferramenta objeto.

Planilha Modelo

Observação: No campo total deverá ser utilizada a fórmula: = QUANTIDADE * VALOR;

Para a montagem do gráfico será necessário selecionar a coluna do DIA, PRODUTO, TOTAL e META DE VENDA, incluindo desde o título até a última linha desejada com a tecla Ctrl pressionada enquanto utiliza o mouse para selecionar todas as colunas sem soltar o Ctrl.

1. Após ter selecionado todas as colunas clique na guia Inserir, no grupo Ilustrações clique na opção Gráfico. Conforme indica a seta.

Menu Grafico

1.1 O Gráfico ficará da seguinte forma:

Grafico 1

Finalmente chegamos ao ponto que mais nos interessa, agora que temos informações suficientes, vamos criar informações em outra guia e trazer essas informações para dentro do gráfico sem muitas dificuldades.

2. Em outra guia digite a planilha abaixo e ao lado do campo TOTAL META, utilize a fórmula =SOMA(), que deverá somar as células TOTAL META da guia anterior, o mesmo deverá ser feito ao lado da célula TOTAL REALIZADO, lembrando que esta por sua vez deverá somar a coluna do TOTAL REALIZADO da guia anterior.

Planilha secundaria

3. Voltando para a primeira guia vamos inserir as células que criamos com um objeto. Para isso clique na guia Inserir, no grupo Texto, no menu Objeto e então abrirá a tela abaixo, onde deverá ser escolhido a opção Imagem de Bitmap. Após escolher clique em OK.

Objeto

4. Em seguida abrirá uma tela do Paint, pressione a tecla Esc e a tela do Paint será fechada ficando somente uma imagem em branco, que utilizaremos para buscar as células que estão na outra guia

Imagem em Branco

4.1 Repare na barra de fórmulas:

Barra de formula

5. Apague a fórmula existente e no lugar digite o sinal de = e selecione a tabela criada na outra guia, a barra de fórmulas deverá ficar da seguinte forma:

Barra de formula 2

6. Feito isso aparecerá o conteúdo da segunda guia dentro da imagem, podendo ser ajustada e posicionada onde quiser, e o melhor sempre que a informação for atualizada, a imagem será atualizada automaticamente. No exemplo abaixo será posicionada no próprio gráfico:

Grafico Final

Pronto, aí está nosso gráfico com a inserção do objeto, até o próximo post onde desvendaremos muito mais o Excel!

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Criando menu Dropdown Condicionais no Excel
O que é um menu Dropdown? Um menu dropdown é muito útil quando se tem