anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

A importância do video game para os jovens

Bom dia galera, tudo bom com vocês? Hoje eu falarei sobre um assunto de interesse da galera: GAMES! Vamos lá?

 

A importância do video game para o jovem norte americano

O jovem de hoje tem uma necessidade constante de interagir e conhecer novas pessoas, tecnologias e vivenciar cada vez mais o “fictício” como real. E os videogames estão desempenhando cada vez mais e melhor essa árdua tarefa.

 

video01

A indústria de video games é o setor econômico que mais cresce por ano, desbancando até a indústria automobilística e a de filmes, conseguindo cada vez mais consumidores (jogadores) de diversas idades e gêneros. Por exemplo, nos Estados Unidos, o gênero de jogos que mais vende é o FPS (Sigla que em inglês significa: First Person Shooter, tiro em primeira pessoa), como o Counter Strike e no Japão o que mais vende é o RPG (Sigla que em inglês significa Role Playing Game, jogo de interpretação de personagens), como o Final Fantasy.

 

Categorias de games

Exemplos de FPS: Battlefield, Medal of Honor, Call of Duty, Far Cry, Doom, Duke Nukem, Wolfenstein.

Exemplos de RPG: Diablo, Final Fantasy, Kingdom Hearts, The Elder Scrolls, Guild Wars, Ragnarok Online.

Também temos outros tipos, tais como: Luta, Aventura, Corrida, Quebra Cabeça, Estratégia… enfim, uma infinidade de categorias.

 

video03

O mercado

O mercado de games atinge não somente os jovens, mas toda e qualquer faixa etária. É bem comum vermos uma casa com pelo menos um videogame atual nos Estados Unidos. O mais legal é que ninguém joga somente um tipo de jogo, não se compra um videogame para jogar somente UM jogo, mesmo ele sendo exclusivo para o videogame comprado.

 

Benefícios da prática do video game

Os jogos hoje estimulam mais e mais os reflexos e as tomadas de decisões, mostrando rapidamente as consequências daquela escolha. Jogos onde o final se baseia nas suas decisões estão ganhando mercado mais rapidamente. A maioria dos jogos atuais também possui o sistema Multiplayer Online, possibilitando que o jogador interaja com qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo.

Essa modalidade de jogo estimula além do aprendizado de um novo idioma, pois é necessário a comunicação dos jogadores. Estimula também o senso de competitividade sadia entre os jogadores, além de desenvolver a concentração e a capacidade motora.

 

Mobilidade

Os videogames portáteis foram e ainda são uma febre imensa nos Estados Unidos. A galera que antes tinha um Game Boy, hoje joga o Game Boy pelo celular e certamente possui um PlayStation Vita ou um Nintendo 3DS e talvez até mesmo ambos! Está cada vez mais barato, acessível e popular ter um videogame, seja ele um portátil ou um “console de mesa”.

psp

Muitos jovens tomam gosto pelos games por conta de seus pais ou familiares, uma das “brincadeiras” mais comuns hoje é o “Jogar Junto”, o famoso “dois controles e vamos lá!”. Franquias de games que os pais desses jovens jogaram ainda existem e se tornam um prato cheio para a jogatina em dupla ou até mesmo em grupo! Exemplos: Mega Man (Rockman no Japão), FIFA World Cup, Civilization, Age of Empires, StarCraft, Diablo, Wolfenstein etc.

boy and a girl playing video game

O número de jovens jogadores só aumentará conforme o tempo, cada vez mais com jogos que nos façam entrar na pele do personagem.

 

Saiba mais

Que tal criar seu próprio jogo, mesmo sem manjar nada de programação? Conheça nesse post uma ferramenta incrível, o Construct 2: http://blogdoscursos.com.br/construct-2/

Você joga no seu computador? Que tal turbinar a sua máquina? Leia aqui: http://blogdoscursos.com.br/melhorando-o-desempenho-sem-gastar-muito/

Como se divertir com games e ao mesmo tempo lucrar com eles: http://blogdoscursos.com.br/games-um-meio-de-investimento/

 

Sobre o autor

Paulo Henrique Tebiliar de Oliveira, instrutor em Capão Redondo no curso de ABC.

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Criando o Jogo do Super Mario Bros com o GameMaker
Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros? ^^ Boa tarde, pessoal! Nessa aula, mostrarei os