anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

A importância da informática nos concursos públicos

primeira

No mundo contemporâneo é inegável o valor supremo da informática na rotina das pessoas. Por exemplo, ela é de suma importância para as empresas, para realizar tarefas de escritórios; estabelecer uma comunicação entre os funcionários da empresa de uma forma clara e abrangente; para preencher formulários, entre outras funcionalidades e também para nosso lazer nas horas vagas.

Entretanto, o meio digital também é muito visado em provas de concursos públicos, pois a era digital impactou demasiadamente a vida do ser humano, sendo a primeira e única tecnologia com um poder de alcance popular em massa.

 

 

Informática para concursos públicos

Muitas pessoas que prestam concurso público erram na hora de compor sua grade de estudos e dedica uma pequena parcela de seu tempo para o estudo da era digital, cometendo o achismo de pressupor que já domina o assunto de informática.

Muitos têm contato diariamente com a tecnologia, porém não dominam os termos técnicos abordados pela banca encarregada de compor as provas do concurso. Lembrando que conhecer a banca escolhida para realizar o concurso é extremamente importante, pois sabendo o que a mesma costuma cobrar, ficará mais fácil para estudar. Na hora de prestar qualquer concurso público é essencial que contenha um tempo elevado na grade curricular para o estudo dos seguintes temas:

 

  • Teclas de atalho;
  • Protocolo tcp/ip;
  • Conexão ADSL;segunda
  • Armazenamento em nuvem;
  • Vírus;
  • Firewall;
  • Criptografia;
  • Word;
  • Excel;
  • Windows;
  • Linux;
  • Segurança de rede;
  • Ip estático e dinâmico;
  • Prompt de comando;
  • Terminal Linux;

 

Lembrando que esses tópicos de estudos vão variar de banca para banca que são responsáveis por cada concurso público, como, por exemplo a CEBRASPE, banca responsável pelo concurso do INSS ela costuma cobrar sobre teclas de atalho, porém a cada ano eles alteram o assunto abordado na prova. Se tratando de bancas de concurso que cobram sobre a era digital, vou citar algumas:

CESPE

No quesito concurso público a Cespe não pode ser esquecida, pois, ela cobra termos mais rebuscados da informática, conhecimento técnico da área que vão muito além de conceitos de rede social, como, por exemplo, o Facebook ou Youtube. A Cespe costuma a cobrar conceitos de rede. Veja abaixo uma questão da do concurso de 2013 para Técnico de judiciário:

(CESPE/ TJDFT/ Técnico Judiciário) “Nas empresas, um mesmo endereço IP é, geralmente, compartilhado por um conjunto de computadores, sendo recomendável, por segurança, que dez computadores, no máximo, tenham o mesmo endereço IP”

 

A questão enfatiza conceitos de intranet, onde quando em uma rede os computadores não podem ter o mesmo endereço de IP, pois se isso acontecer, haverá conflito em toda a rede e a mesma poderá parar de operar. Esse tipo de conhecimento não pode ser decorado tem que ser aprendido e a Cespe costuma a cobrar bastante conceitos avançados.

 

Outro quesito abordado pela banca é sobre segurança, confira uma questão abaixo:

CESPE/ TCE-RO/Contador) “Para executar um becape é suficiente copiar o arquivo em edição para outra pasta?”

 

Perceba que a Cespe gosta de “aportugesar” as palavras não nativas, como, por exemplo, a palavra “backup” que a banca trouxe como “becape”. Vamos observar que para essa questão um conhecimento substancial já seria o suficiente para responder, lembrando que um backup é a cópia dos arquivos e essa questão seria verdadeira, por se tratar de uma referência de uma cópia.

 

CESGRANRIO

A Cesgranrio não costuma cobrar termos muitos técnicos, ela costuma cobra uma certa “decoreba”, ela procura saber se o candidato é capaz de relaciona o NOME ao CONCEITO. Veja abaixo uma questão que aborda conceitos da internet:

 

(CESGRANRIO/BANCO DO BRASIL/ESCRITURÁRIO/) “Na Internet, para evitar que o tráfego de dados entre os usuários e seus servidores seja visualizado por terceiros, alguns sites, como os de bancos e de comércio eletrônico, utilizam em suas conexões o protocolo?”

  1. FTP
  2. X25
  3. BSC
  4. SMTP
  5. HTTPS
  6. FTP
  7. X25
  8. BSC
  9. SMTP
  10. HTTPS

Nesse caso a questão aborda conceitos de criptografia relacionado a navegação na internet, para essa questão o candidato deverá apenas ter memorizado conceitos de protocolos, que, para essa questão seria o HTTPS.

 

Veja a seguir outra questão:

(CESGRANRIO/PETROBRAS/TÉCNICO ADMINISTRATIVO/)

Na internet, para visualização de sites, são usados programas navegadores, tais como o

  1. Adobe Reader
  2. Mozilla Firefox
  3. Office Publisher
  4. Outlook Express
  5. Windows Explorer

Para responder essa questão apenas um conhecimento substancial sobre o browser já seria o suficiente para responde-la, ou seja, as famosas “decorebas”.

 

FCC

Essa banca costuma cobrar que o concursando saiba relacionar termos técnicos com problemas do cotidiano, assim como o Enem costuma fazer. Abaixo veja uma questão:

FCC/ DPE-SP/ Agente de Defensoria/2013) Se um programa de backup souber quando o último backup de um arquivo foi realizado e a data da última gravação do arquivo no diretório indicar que o arquivo não mudou desde aquela data, então o arquivo não precisa ser copiado novamente. O novo ciclo pode ter seu backup gravado sobre o conjunto anterior ou em um novo conjunto de mídias de backup. Desta forma, pode- se restaurar um disco inteiro iniciando as restaurações com o ________  e continuando com cada um dos __________.

As lacunas são, respectivamente, preenchidas por:

  1. backup diário – backups normais
  2. backup completo – backups normais
  3. backup completo – backups incrementais
  4. backup diferencial – backups diários
  5. backup diário – backups diferenciais

Nessa situação a banca exige que o candidato saiba o conceito de segurança e aplique em um problema cotidiano.

 

Depois dessas dicas, espero que todas essas informações possam te ajudar bastante na hora de prestar um concurso e, para mandar bem no concurso reserve um tempo especial na grade estudo pra informática.

Espero que tenham gostado do artigo e que ele possa servir de ajuda para quem pretende prestar um concurso público, forte abraço até a próxima.


foto

Fala galera, meu nome é Leandro Sampaio.

Sou instrutor de Hardware e atualmente leciono na unidade Cotia.

Ministro aulas de informática/Hardware e Web design. Nas horas vagas gosto de assistir séries e acompanhar alguns canais interessantes no Youtube.

 

 

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

sliderHome_BLOG
O pendrive deu pau! E agora?
Sabe aquele PENDRIVE que você tem, e que não abre a UNIDADE de jeito nenhum?
  • Yuri Tukahara

    gostei do post

  • Carla Alves

    Ótimo post

  • Ester D. Silva

    Que post maravilhoso, adorei.

  • Leandro Sampaio

    Valeu galera.

  • David Lopes

    Belo texto com atualizações do mercado de trabalho…

  • João Vitor

    Gostei demais, deste post professor, abrange bastante, conhecimento, para muitos que não sabem o significado, de internet ajudara bastante.

    Abraços.

  • Gustavo Ferreira

    Parabéns Minion, ótimo post u.u