anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Hidroeletricidade

Nada melhor que saber como é feita a energia elétrica que alimenta seu computador, celular entre outras coisas, na qual são fundamentais no dia-a-dia.

Hoje a energia elétrica é fundamental. Através dela, vemos situações se tornarem possíveis, como o congelamento de alimentos, iluminação de locais escuros no dia a noite, além de gerar milhões de empregos diretos e indiretos. Afinal, você não gostaria de entrar em da sua casa sem iluminação às 10 da noite, não é? Por esse motivo iremos falar sobre a geração de energia no Brasil.

 

Energia hidráulica – a energia das águas

O país é rico em rios com grandes extensões, caudalosos, correndo sobre planaltos e de depressões. Por isso, esse é o tipo de energia em mais abundância no Brasil.
Hidroeletricidade - Usina de Itaipu

O custo de investimento é bastante caro, por causa das obras de grande porte, principalmente para abastecer a Região Sudeste, que é a mais industrializada e a que consome mais energia.

A principal fonte de energia elétrica do Brasil é a energia hidráulica. As usinas hidrelétricas fornecem aproximadamente 90% de energia elétrica em todo o território brasileiro enquanto apenas 10% são originadas das usinas termelétricas ou nucleares.

O Brasil ainda tem grandes chances de construir mais usinas, visto que seu potencial hidráulico é reconhecido como o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas da Rússia e da China.

 

Usina de Itaipu

Hidroeletricidade - usina de Itaipu

É a segunda maior hidroelétrica do mundo. Localizada entre o Brasil e o Paraguai, é responsável por quase 20% de todo o consumo de eletricidade no Brasil e mais de 90% do consumo paraguaio. A Itaipu é gigantesca em todos os sentidos: é a maior do mundo em volume de geração de energia elétrica,é formada por uma barragem de 7.919 metros de extensão e altura máxima de 196 metros, o equivalente a um prédio de 65 andares.

A usina disponibiliza passeio turístico para os curiosos de plantão. Para saber mais, clique aqui para acessar o site da Itaipu.

 

Nobreaks e Estabilizadores

 

nob

Primeiramente: não confunda “nobreak” com “estabilizador“. 

Nobreak pode ser traduzido como “não para” e serve para que em picos de energia você tenha tempo hábil para salvar e encerrar corretamente seu PC, evitando perda de dados e outros problemas, como queima de componentes. Ele é realmente útil e necessário, além de proteger seu PC de descargas elétricas e evitar todo aquele aborrecimento de perder um texto inteiro quando a luz acaba.

Já o estabilizador, como o próprio nome diz, apenas estabiliza a energia elétrica e protege seus equipamentos das variações de tensão recebidas da rede elétrica. No estabilizador, existe um fusível de proteção, como os fusíveis da chave de luz que encontramos em casa. Quando há uma instabilidade muito grande de energia, o fusível queima e desliga todos os equipamentos ligados ao estabilizador. Assim, ele se “sacrifica” para que a variação de tensão não queime seu computador ou seu video game, por exemplo.

Então agora você já sabe se tiver algumas tempestades, como estas que ocorrem no verão, que geram uma enorme variação de energia, devido às descargas elétricas de raios nas áreas próximas. Estas variações podem levar a queima total ou parcial de equipamentos. Tomem cuidado!

É, também, muito comum ocorrerem variações de até 10%, para cima ou para baixo, na voltagem de redes elétricas, o que pode reduzir a vida útil dos aparelhos.

Variação de preço vai de R$200,00 à R$5.000

 

 


Sobre o autor

vitinho

Essa postagem foi feita pelo instrutor Victor de Jabaquara. Se gostaram do post, curtam e compartilhem 🙂

 

 

 

 

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

O que é eletricidade?
Eletricidade A eletricidade é algo presente em nossas vidas a mais de um século, mas