anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

HD, Full HD, 4K, alta resolução… entenda essas siglas!

Resolução, Televisão, Games, Filmes e etc…

Nesse Natal, que tal dar uma televisão de presente para sua mãe? Que tal uma 4K? Também tem a Full HD. Ah, e a SD?

Quando vemos um anúncio de televisão e monitor, é cada sigla complicada… hoje vamos esclarecer tudo sobre resolução de TV. Vamos lá?

 

Definição de Pixel

Antes de tudo, temos que saber o que é o Pixel, que vem da expressão picture element (“elemento da imagem”, em inglês), ele é a menor unidade de uma imagem digital. Se você der um zoom máximo em uma foto tirada de uma tela de LCD bem de perto, verá que ela é formada por vários quadradinhos, que são os pixels. A cor de cada pixel é fruto da combinação de três cores básicas: vermelha, verde e azul. Cada uma dessas três cores possui 256 tonalidades, da mais clara à mais escura, que, combinadas, geram mais de 16 milhões de possibilidades de cores. Os pixels são agrupados em linhas e colunas para formar uma imagem.

PIXEL

 

Resumidamente, a maioria de todas as telas digitais utilizam três pontos (chamados de dots) que emitem as luzes vermelha, verde e azul, que chamamos de padrão “RGB” (Red, Green e Blue) que são as cores respectivamente citadas.

Com o padrão RGB, essas 3 cores juntas conseguem formar as milhares de cores desejadas. A união destes três pontos é responsável pela formação do famoso pixel, e a união dos pixels forma a imagem que iremos ver.

Existe também um padrão conhecido como ”RGBW” com a diferença que o pixel vai contar com a cor branca (White), a cor branca não aumenta a quantidades de cores do padrão anterior RGB, na verdade a uma perda na qualidade de cores, porém tem um aumento no brilho, e o padrão RGBW criou também uma discussão, afinal, é mais barato, e tem perdas de qualidades, e muitas empresas diz que contar o ponto branco é errado, pois ele não ajuda na construção de cores de uma imagem, e isso gerou brigas, pois algumas consideram por exemplo, uma TV 4k que utilize do padrão RGBW, na verdade ser uma TV com resolução 3k, criando assim um atrito entre as marcas.

E o que a resolução tem a ver com isso? Tudo, é a resolução que indica quantidade de pixels inseridos em uma determinada imagem.

Por exemplo: uma tela FULL HD possui uma resolução de 2.073.600 pixels, 2 Megapixels ou 1920 pixels de largura x 1080 pixels de altura.

Para as resoluções mais utilizadas foram criadas nomenclaturas específicas para a divulgação dos produtos.

 

Principais resoluções comercializadas

  • SD (640 x 480 pixels)
  • HD (1280 x 720 pixels)
  • FullHD (1920 x 1080 pixels)
  • Ultra HD 4K (3840 x 2160 pixels)
  • 8K (7680 x 4320 pixels)

 

Comparação do tamanho de imagem.

4K-HDTV

Com isso, quanto maior a resolução de uma imagem ou vídeo, maior vai ser a quantidade de detalhes e nitidez, na imagem abaixo, podemos visualizar a quantidade de pixels a mais em uma resolução 4K, e como isso consegue trazer mais detalhes, além, que por conta disso podemos assistir filmes e jogar mais próximos a tela, já que temos mais pixel na construção da imagem, resulta em uma imagem com muito menos imperfeição de perto.

4k-resolution-difference

Com isso, hoje o padrão que está se formando é a resolução 4K, em games por exemplos, empresas estão lançando consoles novos que tem suporte a essa resolução, e a Netflix famosa pelo seu serviço de streaming de filmes, está fazendo diversos filmes e seriados já em 4K, televisões com suporte a 4K estão mais baratas e acessíveis

No caso dos games, Jogar em 4K faz uma melhoria gráfica absurda, mostrando detalhes que não seria possível ver em uma tela Full HD 1080p, e também deixando filtros utilizados em resoluções mais baixas de lado.

Vejamos aqui um comparativo de um console que consegue entregar o 4K com uma qualidade alta gráfica, contra um console com uma resolução baixa e qualidade gráfica inferior, no game Middle-Earth Shadow Of War.

sow_xb1x_ps4pro

Na primeira imagem em modo de qualidade no XBOX ONE X, o jogo fica na resolução1890p com qualidade gráfica no máximo, no modo resolução, o game fica em 2160p (4K), porém a qualidade gráfica fica um pouco inferior, no caso do PS4 PRO o game fica em 1620p, e com textura gráfica inferiores.

Além da resolução, as TV’s e monitores em 4K, tem suporte também com a tecnologia chamada de HDR (High Dynamic Range), basicamente, o HDR  aumenta a gama de cores e tons que existe na imagem, pelo padrão anterior o formato rec. 709, consegue alcançar somente 34% do que olho humano consegue enxergar, já no padrão atual , o Re. 2020, que seria o HDR, consegue alcançar 67% da capacidade do olho humano, e por isso as cores são mais vivas e tem um brilho mais natural, tirando aquela impressão de cores lavadas e sem graça.

hdr-comp

Juntando a resolução  4K e tecnologias como o HDR, conseguimos ter uma qualidade de imagem muito superior do que os antigos televisores 1080p e sem HDR, a sensação que você vai ter ao assistir algo em 4K e HDR, vai ser tão impressionante como a troca de uma televisão CRT para as HD’s.

 

Resolução máxima em tipos de televisões e monitores

  • CRT – 480pcrt_picture_tube_side
  •  Plasma – 1080plg-e-a-ultima-das-grandes-marcas-a-interromper-a-fabricacao-de-tvs-de-plasma_1
  • LCD/LED – 4Ksamsung-tv-uhd-ku6300-picture-hdr

    Escrito pela Evolutime Taboão da Serra.

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

FILMES PARA O DIA DOS NAMORADOS!
O dia dos namorados está chegando e além de jantar romântico e troca de presentes,