anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Você já ouviu falar de hardware livre?

O que é hardware livre?

Sabemos que hardware é a parte física de um computador ou qualquer dispositivo eletrônico. Então, de forma resumida, hardware livre (Open source hardware) é um projeto eletrônico construído/projetado e disponibilizado livremente de forma gratuita, utilizando licenças de software livre (SL) existentes, ou criando uma nova.

Ohw-logo.svg_1

Quer dizer que eu posso construir meu próprio projeto eletrônico usando outros?

Sim! 😀

 

Mas… claro que respeitando os termos gerais (ou “liberdades”) estabelecidos pela licença utilizada, como a licença GPL (General Public License = Licença Pública Geral) que se baseia em 4 liberdades, sendo elas:

  1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
  2. A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
  3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
  4. A liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

arduino

Um exemplo de hardware livre é o microcontrolador Arduíno, uma plataforma de desenvolvimento composta por uma placa de circuitos (hardware) e uma IDE (ambiente de desenvolvimento integrado) na qual você escreve o seu código (utilizando linguagem C/C++), passando assim parâmetros lógicos e comportamentais para que o hardware possa assim reproduzi-los.

Veja alguns projetos feitos com Arduíno:

3

2

1

E aí, bora começar seu próprio projeto?

Como montar uma placa com Arduino?

Na Evolutime, o curso de Hardware e infraestrutura em rede mostra tudo o que o Arduíno é capaz e o que você precisa para montar seu projeto de automatização e robótica.

O módulo de Arduíno foi elaborado pelo Diogo, autor conhecido aqui no Blog dos Cursos. Ele já publicou vários tutoriais, entre eles um sobre a placa de Arduino que você pode conferir nesse link.

 

Vida longa à comunidade de hardware livre!


Escrito pelo instrutor Marcelo Povoa, um encorajador e adepto do hardware livre.

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Semáforo de Trânsito com a Placa Arduíno
Olá Pessoal! Tudo bem com vocês? =) Hoje vou mostrar como construir um pequeno semáforo