anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Hacker: ameaça ou um aliado?

Olá pessoal! Para meu primeiro post vamos abordar um tema que muitos alunos têm interesse e acabam se equivocando na hora de determinar se alguém é um hacker e o que ele faz.

 

bigstock-hacker-typing-on-a-laptop-44548564

 

Hacker

Antes de tudo, precisamos entender o que determina um “hacker”. Hacker é a pessoa que tem um alto conhecimento sobre informática, redes, programação ou algo mais e utiliza seu conhecimento e tempo tentando burlar e apontar falhas em redes ou sistemas.

Mas para que ele faz isso?

Os hackers tendem a superar seus limites e testar a qualidade de um sistema, site ou programa, porém eles não tem interesse em se aproveitar disto financeiramente, ou seja, eles não roubam, chantageiam ou extorquem dinheiro.

E agora por que vejo tantos posts sobre hackers que roubaram sites ou outras coisas do tipo?

Simples! Como já comentei, não podemos aplicar a nomenclatura de hacker a um criminoso virtual por que se um hacker usa métodos ilegais para ganhar dinheiro automaticamente ele pode ser chamado de cracker.

 

Cracker

Cracker é um criminoso virtual que utiliza seu conhecimento para roubar informações e ganhar dinheiro com isso.

Quando um cracker desenvolve uma maneira de burlar um software para redistribuí-lo, ou seja, criar pirataria de softwares, o mesmo recebe o nome de software crackeado, aplicando-se todas as leis e penalidades.

 

Lammer

O Lammer é o típico “Modinha” que se diz hacker, sem ao menos saber o significado da palavra. Não possui nenhum tipo de conhecimento, usa Windows e se acha “o cara” porque instalou um backdoor no computador do amigo de escola, desativando o antivírus e o firewall. Só usa “receitas de bolo” (tutoriais) e “bolos prontos” (programas pegos na internet).

 

Script Kiddie

Traduzido como “Garoto dos códigos (scripts)” é o hacker iniciante que tem prévio conhecimento e está ampliando seus conhecimentos para assim se tornar um hacker ou se ir para “o lado negro da força” – um Cracker!

 

Com essas informações vocês podem tirar suas conclusões sobre quem é um hacker e quem é um cracker, abaixo vou listar alguns nomes para vocês avaliarem:

Kevin Mitnick,Robert,  Morris Jr., Kevin Poulsen, François Cousteix, Vladimir Levin ,Sven Jaschan, Jonathan James, George Hotz, Adrian Lamo, Kristina Svechinskaya

Espero que esse post tenha ajudado e esclarecido as dúvidas sobre o tema. Se tiverem alguma pergunta, postem nos comentários. Até a próxima!


post

Sobre o autor

Igor Zietlow Boehm.

Instrutor em Cotia, ministra aulas de Web, Hardware, TI e Informática há 6 anos.

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

d
Hacker: Ameaça ou Aliado?
  O que dizer referente a um Hacker? Afinal o que eles fazem? Hackers são
  • mayara

    gostei bastante fala sobre as diferenças de cada uma e explica tudo que queremos aprender otimo!!!

  • Ruan Diego

    Iae Igor, gostei do post, pegou na NET.

    Mandou bem, muitos não sabiam qual a diferença e nem o que é ser um Hacker.

  • gabriel

    legal igor gostei

  • Cristiane

    Oi Igor adorei o conteúdo, bem explicativo, fácil de entender, fico aguardo próximo tema, inclusive compartilhei no face, parabéns.

  • Weslei Gibson

    Muito bom e bem explicado gostei muito