anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Habilitando Teclado e Mouse USB no SETUP

Olá galerinha… vamos a mais um tuto rápido e fácil.

Frequentemente encontro placas-mãe que não reconhecem os teclados e mouses USB durante a inicialização. Reconhecem apenas depois que o sistema está carregado e os drives são instalados automaticamente. O grande problema é e se você precisar deles, por exemplo, pra escolher uma opção antes da inicialização, como as opções de inicializar normalmente e recuperação de sistema que aparecem quando sistema é desligado incorretamente… ou até mesmo durante a instalação de um novo sistema? A solução é bem simples. Basta habilitá-los durante a inicialização no SETUP.

SETUP: é um programa que nos permite alterar algumas informações que lidas e usadas pela BIOS.

Antes de mais nada, existem vários modelos de SETUP, por isso se o seu não exatamente igual ao mostrado nesse tutorial, não se assuste, apenas procure pelas opções semelhantes, ok?

Para acessar o SETUP, basta pressionar a tecla delete (várias vezes) durante a inicialização do sistema (basta reiniciá-lo). Vale notar que em alguns computadores a tecla pode variar, como a F12, F1, F2…

A tela abaixo é o dito cujo…

3589-setup

Acesse a opção periféricos integrados (INTEGRATED PERIPHERALS) – use as setas do teclado (sim elas funcionam aqui, mesmo que o usb não esteja habilitado), pois o mouse não funciona no SETUP.

3589-setup1

Procure pelas opções USB KEYBOARD SUPPORT e USB MOUSE SUPPORT.

Pressione ENTER nessas opções e altere seu valor para ENABLE (habilitado).

bios9

Pronto, agora basta pressionar F10 para salvar e sair do setup.

Aqui vai outro modelo de SETUP.

Tela inicial em abas…

35503

Opção Avançada (Advanced); USB configuration.

35516

Basta habilitar a opção USB FUNCTION e LEGACY USB SUPPORT como mostra a imagem abaixo.

35521

É isso aí… Se o SETUP de sua máquina for muito diferente dos modelos mostrados nesse tutorial, ou tiver alguma outra dúvida, basta deixar um comentário que retornarei com prazer.

Abraço.

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.

Postagem Relacionada

Cabos USB 3.1 tipo C
Vocês conhecem os cabos USB 3.1 tipo C? A conexão USB 3.1  tipo C é