anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

H4CK3R VERSUS CR4CK3R

Esse assunto sempre atraiu muitos olhares, porém nem sempre foi abordado corretamente. Primeiramente, iremos conhecer a definição correta dos termos hacker e cracker.

FIGURA01

Às vezes, nem profissionais da área sabe ao certo a diferença de hacker e cracker, hoje vamos esclarecer alguns mitos e verdades.

HACKER

FIGURA02

Sempre abordado pela maioria das pessoas e inclusive pela mídia de forma errônea, o termo Hacker é na maioria das vezes tratado de forma pejorativa. Então afinal o que é um Hacker?

Hacker trata-se do indivíduo que é um grande estudioso da tecnologia, ele elabora e modifica tanto software quando hardware, buscando novas tendências ou adaptando tecnologias ultrapassadas para novas tecnologias.

Utilizam todo o seu conhecimento de forma benéfica, encontrando falhas de segurança e resolvendo-as, muitas vezes são contratados por grandes empresas somente para descobrir possíveis falhas de segurança e propor novas soluções. Fazendo uma analogia e uma correção muito justa os hackers seriam os verdadeiros heróis dos sistemas sem segurança, afinal eles enxergam a vulnerabilidade e não se aproveita disso de forma errada.

FIGURA03

O Hacker é conhecido, ou pelo menos deveria ser, pela ética de seu profissionalismo, afinal o mesmo poderia usar e abusar de todo o seu conhecimento para obter vantagem em algo, porém ele utiliza sempre com consciência e ética. Essa é sua principal característica. Na maioria das vezes, esse tipo de indivíduo é extremamente autodidata, trabalham com softwares livres, com o código fonte aberto.

CRACKER

FIGURA04

São os verdadeiros piratas da computação. Também conhecido pelo profundo conhecimento na área do desenvolvimento e manutenção de computadores possui uma única característica que o difere e muito do hacker, trata-se da falta de ética, esse tipo de indivíduo é calculista, aproveita-se de toda a sua bagagem e conhecimento, para invadir computadores, roubar informações preciosas.

O termo cracker seria a tradução de “quebrar”, por isso que ás vezes você utiliza um programa que se trata de uma versão TRIAL (teste) de 60 dias e se aproveita de programas que burlam essa característica de TRIAL e passa a ser vitalício.

O cracker também possui habilidades de burlar sistemas, desbloquear senhas e invadir programas e redes, ele é o verdadeiro oportunista, se encontra uma vulnerabilidade ele irá explorar ao máximo, geralmente sempre em próprio benefício.

FIGURA05

CUIDADOS AO PESQUISAR SOBRE O ASSUNTO

Esse tipo de assunto, invasão, hacker, cracker, roubo de senhas, sempre chamou e ainda chama a atenção de muitas pessoas, sejam elas profissionais ou não de informática, então segue aqui algumas dicas quando precisar saber mais sobre esse assunto, afinal você pode acabar caindo em uma armadilha e deixar seu computador ou conta desprotegida, pronta para o cracker fazer a festa!

FIGURA06

CUIDADO COM TESTES

Ao tentar ser um hacker ou cracker, os usuários comentem alguns erros esquecendo princípios básicos de seguranças. Como os próprios crackers sabem da curiosidade de da vontade de milhares de pessoas serem iguais a eles, eles deixam tutoriais em suas páginas, deixam programas para realizar download, e milhares de armadilhas para pegar os “curiosos” que não possuem muito conhecimento, para isso vamos aprender alguns conceitos básicos para não cair nessas armadilhas:

  • DOWNLOADS, NEM PENSAR!

Ao acessar páginas que ensinam práticas de invasão, evite realizar download de programas de testes com falsas propostas de roubar senhas e invadir computadores;

  • ESMOLA DE MAIS…

Desconfie de informações de “mão beijada”, afinal esse tipo de usuário é reconhecido pelo seu esforço e dedicação aos estudos por tanto eles não gostam de fornecer informações de algo que suaram a camisa para conseguir;

  • ROUBO DE SENHA DE REDES SOCIAIS

As redes sociais são as melhores iscas para roubar e instalar programas nas máquinas de pessoas inexperientes, eles utilizam páginas de captura de senha, páginas fake, onde o usuário na ânsia de saber a senha de alguém conhecido acaba testando com seu login e senha. Em casos como esse se recomenda criar ou utilizar perfil que não seja o seu.

 

GÍRIAS DESSE MUNDO

Quem é fã de informática, gosta de estudar e sempre aprender algo que muitos não saibam vai acabar se deparando com alguns termos utilizado nesse tipo de ambiente, vamos entender melhor o que eles significam.

  • LAMMER

Esse termo é utilizado de forma pejorativa, com o significado de pessoa ineficaz, trata-se do indivíduo que não tem conhecimento na área e tenta ser um cracker, tentando invadir sites através de tutoriais prontos na internet, são vistos com maus olhos pelos crackers e hackers. O grande preconceito que sofre é devido ao seu ego, ao conseguir uma simples invasão, se auto intitula como hacker.

  • NEWBIE

Esse termo é muito utilizado para usuários que são novatos na área de programação. O termo surgiu através de outro termo utilizado entre os militares norte-americanos “new boy”, esse termo era utilizado quando um novato militar ingressava no quartel. Sempre utilitizado para reforçar a falta de conhecimento do indivíduo em uma determinada área.

  • SCRIPT KIDDIE

Significa garoto de scripts, também é um termo pejorativo usado para iniciantes de cracker inexperientes, geralmente possuem baixa faixa etária. Desenvolvem atividades relacionada a invasão de redes baseados em invasões feitas por indivíduos que realmente entendem do assunto.

 

Todo tipo de estudo é válido com tanto que se tenha consciência, e ética com as descobertas realizadas, desejo a vocês muita consciência e muita ética, estude e se dedique, e então será um profissional reconhecido e honrado.

Não deixe de fazer seu comentário ao final do blog e de sugerir novos temas que deseja que seja abordado aqui. Caso queira entrar em contato comigo acesse meu perfil ou o meu blog.

Espero que tenha gostado do tema abordado, curta e compartilhe para que seus amigos também saibam mais sobre o assunto.

Até o próximo blog!

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Hacker: Ameaça ou Aliado?
  O que dizer referente a um Hacker? Afinal o que eles fazem? Hackers são