anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Gênios da Informática – Ray Tomlinson

Ray Tomlinson (1941-atual)

Ray Tomlinson

Você costuma enviar e receber e-mails?  Pois saiba que esse senhor da foto é considerado o criador do correio eletrônico, utilizado por milhões de pessoas no mundo inteiro. Nossa história começa em 1971, quando logo após se graduar na MIT (Massachussets Institute of Tecnology ou, em português, Instituto de Tecnologia de Massachussets), Ray Tomlinson foi trabalhar como engenheiro na BBN (Bolt Beranek & Newman), empresa contratada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos em 1968. Nessa empresa ele iniciou o desenvolvimento de um programa de troca de mensagens para ser usado na rede ARPANET, a rede de computadores do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que daria origem à Internet. Tomlinson uniu as funcionalidades dos aplicativos SNDMSG (abreviatura de send a message ou, em português, envie uma mensagem) e do Readmail, usado para leitura do correio eletrônico, para criar um mecanismo de comunicação simples, que seria usado pelos técnicos da ARPANET. Como brincadeira, Tomlinson começou a enviar mensagens de e-mail para si mesmo, e muitas vezes também para alguns colegas. O sistema inventado por ele permitia apenas o compartilhamento de mensagens de texto. A primeira mensagem de e-mail enviada na história não foi preservada, mas reza a lenda que foi um e-mail de teste com as letras QWERTYUIOP.

tomlinson

Ele trabalhava também em um protocolo chamado CPYNET, usado para fazer transferência de arquivos entre computadores conectados em uma rede. Juntando programas de comunicação, o engenheiro conseguiu criar em 1972 o primeiro sistema de e-mail básico, com as funções de leitura e envio de mensagens eletrônicas.

Tomlinson também foi inovador ao escolher o símbolo @ para distinguir as mensagens destinadas às máquinas locais das que se dirigiam à rede. O símbolo @ significa “at”, ou seja, estar em algum lugar.  O primeiro endereço de e-mail criado na história foi o tomlinson@bbn-tenexa.

Hoje em dia, o e-mail tornou-se um meio de enviar não somente mensagens pessoais, mas faz parte da rotina das empresas como ferramenta indispensável na troca rápida de informações e documentos. Em 2012, Ray Tomlinson foi ganhador do prêmio Internet Hall of Fame. Ele continua trabalhando até hoje na empresa BBN.


Prof. Alexandre JoséInstrutor Alexandre José leciona Informática, Web Design, Hardware e Administração de Empresas há mais de 15 anos. É Técnico de Informática formado pela ETEC e bacharel em Administração de Empresas pelo UNIFIEO.

 

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

warshaw
Gênios da Informática – Warshaw
O pior game da história Howard Scott Warshaw (30/07/1957 – atual) Você gosta de videogames?